Seis estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849) na perspetiva técnica e interpretativa dos pianistas Alfred Cortot e Monique Deschaussées

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Francisco Miguel Freire dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12535
Resumo: O presente relatório reflexivo atesta o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio que integra o Mestrado em Ensino de Música (Instrumento – piano) da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, compreendendo também um pequeno projeto de investigação que incide na exploração dos métodos de trabalho de Alfred Cortot e Monique Deschaussées relativos aos primeiros seis Estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849). O primeiro capítulo destina-se à contextualização das atividades. O segundo sumariza a prática de ensino supervisionada, nomeadamente a observação e a lecionação de aulas, incluindo os materiais relevantes. O terceiro e último incide no projeto de investigação em questão. Partindo de uma abordagem de análise de conteúdo, procedeu-se ao estudo comparativo das perspetivas técnico-interpretativas de dois relevantes pianistas do século XX. Procurou-se entrar em detalhe nas questões de destreza pianística de uma das obras maiores do repertório do piano, dando assim um contributo para uma pedagogia informada.
id RCAP_a33d4b6840b324319f2794f8ae50b21b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Seis estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849) na perspetiva técnica e interpretativa dos pianistas Alfred Cortot e Monique DeschausséesEnsino de músicaPianoObservação de aulasPlanificação e lecionação de aulasF. ChopinEstudos op. 10Alfred CortotMonique DeschausséesMusic teachingLesson observationLesson planning and teachingÉtudes op. 10O presente relatório reflexivo atesta o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio que integra o Mestrado em Ensino de Música (Instrumento – piano) da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, compreendendo também um pequeno projeto de investigação que incide na exploração dos métodos de trabalho de Alfred Cortot e Monique Deschaussées relativos aos primeiros seis Estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849). O primeiro capítulo destina-se à contextualização das atividades. O segundo sumariza a prática de ensino supervisionada, nomeadamente a observação e a lecionação de aulas, incluindo os materiais relevantes. O terceiro e último incide no projeto de investigação em questão. Partindo de uma abordagem de análise de conteúdo, procedeu-se ao estudo comparativo das perspetivas técnico-interpretativas de dois relevantes pianistas do século XX. Procurou-se entrar em detalhe nas questões de destreza pianística de uma das obras maiores do repertório do piano, dando assim um contributo para uma pedagogia informada.The present reflective report aims to attest the work carried out within the context of the internship that is part of the Master Degree in Music Education (Instrument – piano) from Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo and includes a brief investigation project as well, which is focused on the exploration of the study methods by Alfred Cortot and Monique Deschaussées for the first six of F. Chopin’s Études op. 10. The first chapter contextualizes the activities. The second summarizes the supervised educational practice, namely lesson observation and lesson teaching, and comprises the relevant documentation. The third and last one is concerned with the investigation project in question. Through a content analysis approach, a comparative study of the technical and interpretative perspectives of two relevant pianists of the 20th century was devised, intending to go into detail on the issues of pianistic dexterity of one of the major works of the piano repertoire and thus contributing to an informed pedagogy.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daGuedes, Maria José SouzaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoReis, Francisco Miguel Freire dos2019-01-04T14:45:04Z2018-12-212018-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12535TID:202130088porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:23.160093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Seis estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849) na perspetiva técnica e interpretativa dos pianistas Alfred Cortot e Monique Deschaussées
title Seis estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849) na perspetiva técnica e interpretativa dos pianistas Alfred Cortot e Monique Deschaussées
spellingShingle Seis estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849) na perspetiva técnica e interpretativa dos pianistas Alfred Cortot e Monique Deschaussées
Reis, Francisco Miguel Freire dos
Ensino de música
Piano
Observação de aulas
Planificação e lecionação de aulas
F. Chopin
Estudos op. 10
Alfred Cortot
Monique Deschaussées
Music teaching
Lesson observation
Lesson planning and teaching
Études op. 10
title_short Seis estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849) na perspetiva técnica e interpretativa dos pianistas Alfred Cortot e Monique Deschaussées
title_full Seis estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849) na perspetiva técnica e interpretativa dos pianistas Alfred Cortot e Monique Deschaussées
title_fullStr Seis estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849) na perspetiva técnica e interpretativa dos pianistas Alfred Cortot e Monique Deschaussées
title_full_unstemmed Seis estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849) na perspetiva técnica e interpretativa dos pianistas Alfred Cortot e Monique Deschaussées
title_sort Seis estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849) na perspetiva técnica e interpretativa dos pianistas Alfred Cortot e Monique Deschaussées
author Reis, Francisco Miguel Freire dos
author_facet Reis, Francisco Miguel Freire dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Guedes, Maria José Souza
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Francisco Miguel Freire dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Piano
Observação de aulas
Planificação e lecionação de aulas
F. Chopin
Estudos op. 10
Alfred Cortot
Monique Deschaussées
Music teaching
Lesson observation
Lesson planning and teaching
Études op. 10
topic Ensino de música
Piano
Observação de aulas
Planificação e lecionação de aulas
F. Chopin
Estudos op. 10
Alfred Cortot
Monique Deschaussées
Music teaching
Lesson observation
Lesson planning and teaching
Études op. 10
description O presente relatório reflexivo atesta o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio que integra o Mestrado em Ensino de Música (Instrumento – piano) da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, compreendendo também um pequeno projeto de investigação que incide na exploração dos métodos de trabalho de Alfred Cortot e Monique Deschaussées relativos aos primeiros seis Estudos op. 10 de F. Chopin (1810-1849). O primeiro capítulo destina-se à contextualização das atividades. O segundo sumariza a prática de ensino supervisionada, nomeadamente a observação e a lecionação de aulas, incluindo os materiais relevantes. O terceiro e último incide no projeto de investigação em questão. Partindo de uma abordagem de análise de conteúdo, procedeu-se ao estudo comparativo das perspetivas técnico-interpretativas de dois relevantes pianistas do século XX. Procurou-se entrar em detalhe nas questões de destreza pianística de uma das obras maiores do repertório do piano, dando assim um contributo para uma pedagogia informada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
2018-12-21T00:00:00Z
2019-01-04T14:45:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12535
TID:202130088
url http://hdl.handle.net/10400.22/12535
identifier_str_mv TID:202130088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131472651616256