Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/87234 |
Resumo: | Sendo o conhecimento de evolução central à compreensão da biodiversidade, este trabalho pretendeu compreender: (i) os interesses dos estudantes sobre evolução biológica; (ii) suas explicações para as diferenças e semelhanças entre os seres vivos; e (iii) como os materiais didáticos exploram as questões relacionadas às adaptações. Para a seleção de estudantes, utilizou-se o critério da máxima variação. A coleta se deu por questionários, entrevistas e matriz de registro para os livros. Os estudantes compreendem o papel do ambiente à caracterização da biodiversidade, mas apresentam explicações finalistas e teleológicas. Os materiais didáticos podem representar a conexão entre os organismos e suas adaptações; porém, é preciso não fomentar uma abordagem teleológica e a-histórica. Ademais, os estudantes demonstram interessem em estudar diferentes aspectos sobre evolução, que podem auxiliar a contextualizar o conhecimento de biodiversidade em futuros materiais didáticos. |
id |
RCAP_a35256727a7fedac3939a29255dfcd59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87234 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantesEvolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptionsLivros didáticosEvolução biológicaManuais escolaresConcepções dos estudantesAdaptaçãoAdaptationTextbooksBiological evolutionStudent conceptionsStudent interestsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeSendo o conhecimento de evolução central à compreensão da biodiversidade, este trabalho pretendeu compreender: (i) os interesses dos estudantes sobre evolução biológica; (ii) suas explicações para as diferenças e semelhanças entre os seres vivos; e (iii) como os materiais didáticos exploram as questões relacionadas às adaptações. Para a seleção de estudantes, utilizou-se o critério da máxima variação. A coleta se deu por questionários, entrevistas e matriz de registro para os livros. Os estudantes compreendem o papel do ambiente à caracterização da biodiversidade, mas apresentam explicações finalistas e teleológicas. Os materiais didáticos podem representar a conexão entre os organismos e suas adaptações; porém, é preciso não fomentar uma abordagem teleológica e a-histórica. Ademais, os estudantes demonstram interessem em estudar diferentes aspectos sobre evolução, que podem auxiliar a contextualizar o conhecimento de biodiversidade em futuros materiais didáticos.Since knowledge about evolution is central to understanding biodiversity, this paper aimed to understand: (i) students' interests in biological evolution; (ii) their explanations for the differences and similarities among organisms; and (iii) how the didactic materials they use explore issues related to adaptations. Students were sampled through of maximum variation criterion. Data were collected through questionnaires, semi-structured interviews, and a matrix for recording the attributes identified in textbooks. The results indicate that students understand that the environment plays a role in biodiversity, but they present teleological and finalist explanations. Textbooks can present the connection between organisms and their adaptations; however, it is essential to avoid promoting a teleological and ahistorical approach. Furthermore, students demonstrate an interest in studying evolution, which may help contextualize biodiversity knowledge in future didactic materials.O presente trabalho foi realizado com apoio do processo nº 2018/21756-0, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). processo nº 2019/08689-4, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 2016/05843-4 Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança (Projetos FCT UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020, Portugal). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Universidade Federal do Pará (UFPA)Universidade do MinhoSantana, Carolina Maria BoccuzziCalegari, Andreia dos SantosSoares, João Paulo ReisAlmeida, Ester Aparecida Ely deJorge, JéssicaCarvalho, Graça S.Franzolini, Fernanda20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87234porSantana, C.M.B., Calegari, A.S., Soares, J.P.R., Almeida, E.A.E., Jorge, J., Carvalho, G.S. & Franzolini, F. (2023). Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes [Evolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptions] Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática, 19 (42), 270-2992317-5125https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14594info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-18T01:17:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:58.575290Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes Evolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptions |
title |
Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes |
spellingShingle |
Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes Santana, Carolina Maria Boccuzzi Livros didáticos Evolução biológica Manuais escolares Concepções dos estudantes Adaptação Adaptation Textbooks Biological evolution Student conceptions Student interests Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes |
title_full |
Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes |
title_fullStr |
Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes |
title_sort |
Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes |
author |
Santana, Carolina Maria Boccuzzi |
author_facet |
Santana, Carolina Maria Boccuzzi Calegari, Andreia dos Santos Soares, João Paulo Reis Almeida, Ester Aparecida Ely de Jorge, Jéssica Carvalho, Graça S. Franzolini, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Calegari, Andreia dos Santos Soares, João Paulo Reis Almeida, Ester Aparecida Ely de Jorge, Jéssica Carvalho, Graça S. Franzolini, Fernanda |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Carolina Maria Boccuzzi Calegari, Andreia dos Santos Soares, João Paulo Reis Almeida, Ester Aparecida Ely de Jorge, Jéssica Carvalho, Graça S. Franzolini, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos Evolução biológica Manuais escolares Concepções dos estudantes Adaptação Adaptation Textbooks Biological evolution Student conceptions Student interests Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Livros didáticos Evolução biológica Manuais escolares Concepções dos estudantes Adaptação Adaptation Textbooks Biological evolution Student conceptions Student interests Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
Sendo o conhecimento de evolução central à compreensão da biodiversidade, este trabalho pretendeu compreender: (i) os interesses dos estudantes sobre evolução biológica; (ii) suas explicações para as diferenças e semelhanças entre os seres vivos; e (iii) como os materiais didáticos exploram as questões relacionadas às adaptações. Para a seleção de estudantes, utilizou-se o critério da máxima variação. A coleta se deu por questionários, entrevistas e matriz de registro para os livros. Os estudantes compreendem o papel do ambiente à caracterização da biodiversidade, mas apresentam explicações finalistas e teleológicas. Os materiais didáticos podem representar a conexão entre os organismos e suas adaptações; porém, é preciso não fomentar uma abordagem teleológica e a-histórica. Ademais, os estudantes demonstram interessem em estudar diferentes aspectos sobre evolução, que podem auxiliar a contextualizar o conhecimento de biodiversidade em futuros materiais didáticos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/87234 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/87234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santana, C.M.B., Calegari, A.S., Soares, J.P.R., Almeida, E.A.E., Jorge, J., Carvalho, G.S. & Franzolini, F. (2023). Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes [Evolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptions] Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática, 19 (42), 270-299 2317-5125 https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135138061221888 |