Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Carolina Maria Boccuzzi
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Calegari, Andreia dos Santos, Soares, João Paulo Reis, Almeida, Ester Aparecida Ely de, Jorge, Jéssica, Carvalho, Graça S., Franzolini, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/87234
Resumo: Sendo o conhecimento de evolução central à compreensão da biodiversidade, este trabalho pretendeu compreender: (i) os interesses dos estudantes sobre evolução biológica; (ii) suas explicações para as diferenças e semelhanças entre os seres vivos; e (iii) como os materiais didáticos exploram as questões relacionadas às adaptações. Para a seleção de estudantes, utilizou-se o critério da máxima variação. A coleta se deu por questionários, entrevistas e matriz de registro para os livros. Os estudantes compreendem o papel do ambiente à caracterização da biodiversidade, mas apresentam explicações finalistas e teleológicas. Os materiais didáticos podem representar a conexão entre os organismos e suas adaptações; porém, é preciso não fomentar uma abordagem teleológica e a-histórica. Ademais, os estudantes demonstram interessem em estudar diferentes aspectos sobre evolução, que podem auxiliar a contextualizar o conhecimento de biodiversidade em futuros materiais didáticos.
id RCAP_a35256727a7fedac3939a29255dfcd59
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantesEvolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptionsLivros didáticosEvolução biológicaManuais escolaresConcepções dos estudantesAdaptaçãoAdaptationTextbooksBiological evolutionStudent conceptionsStudent interestsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeSendo o conhecimento de evolução central à compreensão da biodiversidade, este trabalho pretendeu compreender: (i) os interesses dos estudantes sobre evolução biológica; (ii) suas explicações para as diferenças e semelhanças entre os seres vivos; e (iii) como os materiais didáticos exploram as questões relacionadas às adaptações. Para a seleção de estudantes, utilizou-se o critério da máxima variação. A coleta se deu por questionários, entrevistas e matriz de registro para os livros. Os estudantes compreendem o papel do ambiente à caracterização da biodiversidade, mas apresentam explicações finalistas e teleológicas. Os materiais didáticos podem representar a conexão entre os organismos e suas adaptações; porém, é preciso não fomentar uma abordagem teleológica e a-histórica. Ademais, os estudantes demonstram interessem em estudar diferentes aspectos sobre evolução, que podem auxiliar a contextualizar o conhecimento de biodiversidade em futuros materiais didáticos.Since knowledge about evolution is central to understanding biodiversity, this paper aimed to understand: (i) students' interests in biological evolution; (ii) their explanations for the differences and similarities among organisms; and (iii) how the didactic materials they use explore issues related to adaptations. Students were sampled through of maximum variation criterion. Data were collected through questionnaires, semi-structured interviews, and a matrix for recording the attributes identified in textbooks. The results indicate that students understand that the environment plays a role in biodiversity, but they present teleological and finalist explanations. Textbooks can present the connection between organisms and their adaptations; however, it is essential to avoid promoting a teleological and ahistorical approach. Furthermore, students demonstrate an interest in studying evolution, which may help contextualize biodiversity knowledge in future didactic materials.O presente trabalho foi realizado com apoio do processo nº 2018/21756-0, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). processo nº 2019/08689-4, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 2016/05843-4 Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança (Projetos FCT UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020, Portugal). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Universidade Federal do Pará (UFPA)Universidade do MinhoSantana, Carolina Maria BoccuzziCalegari, Andreia dos SantosSoares, João Paulo ReisAlmeida, Ester Aparecida Ely deJorge, JéssicaCarvalho, Graça S.Franzolini, Fernanda20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87234porSantana, C.M.B., Calegari, A.S., Soares, J.P.R., Almeida, E.A.E., Jorge, J., Carvalho, G.S. & Franzolini, F. (2023). Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes [Evolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptions] Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática, 19 (42), 270-2992317-5125https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14594info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-18T01:17:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:58.575290Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes
Evolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptions
title Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes
spellingShingle Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes
Santana, Carolina Maria Boccuzzi
Livros didáticos
Evolução biológica
Manuais escolares
Concepções dos estudantes
Adaptação
Adaptation
Textbooks
Biological evolution
Student conceptions
Student interests
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes
title_full Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes
title_fullStr Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes
title_full_unstemmed Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes
title_sort Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes
author Santana, Carolina Maria Boccuzzi
author_facet Santana, Carolina Maria Boccuzzi
Calegari, Andreia dos Santos
Soares, João Paulo Reis
Almeida, Ester Aparecida Ely de
Jorge, Jéssica
Carvalho, Graça S.
Franzolini, Fernanda
author_role author
author2 Calegari, Andreia dos Santos
Soares, João Paulo Reis
Almeida, Ester Aparecida Ely de
Jorge, Jéssica
Carvalho, Graça S.
Franzolini, Fernanda
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Carolina Maria Boccuzzi
Calegari, Andreia dos Santos
Soares, João Paulo Reis
Almeida, Ester Aparecida Ely de
Jorge, Jéssica
Carvalho, Graça S.
Franzolini, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Evolução biológica
Manuais escolares
Concepções dos estudantes
Adaptação
Adaptation
Textbooks
Biological evolution
Student conceptions
Student interests
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Livros didáticos
Evolução biológica
Manuais escolares
Concepções dos estudantes
Adaptação
Adaptation
Textbooks
Biological evolution
Student conceptions
Student interests
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description Sendo o conhecimento de evolução central à compreensão da biodiversidade, este trabalho pretendeu compreender: (i) os interesses dos estudantes sobre evolução biológica; (ii) suas explicações para as diferenças e semelhanças entre os seres vivos; e (iii) como os materiais didáticos exploram as questões relacionadas às adaptações. Para a seleção de estudantes, utilizou-se o critério da máxima variação. A coleta se deu por questionários, entrevistas e matriz de registro para os livros. Os estudantes compreendem o papel do ambiente à caracterização da biodiversidade, mas apresentam explicações finalistas e teleológicas. Os materiais didáticos podem representar a conexão entre os organismos e suas adaptações; porém, é preciso não fomentar uma abordagem teleológica e a-histórica. Ademais, os estudantes demonstram interessem em estudar diferentes aspectos sobre evolução, que podem auxiliar a contextualizar o conhecimento de biodiversidade em futuros materiais didáticos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/87234
url https://hdl.handle.net/1822/87234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santana, C.M.B., Calegari, A.S., Soares, J.P.R., Almeida, E.A.E., Jorge, J., Carvalho, G.S. & Franzolini, F. (2023). Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes [Evolution and biodiversity: textbooks and students’ interest and conceptions] Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática, 19 (42), 270-299
2317-5125
https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14594
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará (UFPA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará (UFPA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135138061221888