A obra de Fernando Lopes-Graça "Música de piano para as crianças" na classe de piano do Conservatório de Música de Felgueiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Filipe José Andrade
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10592
Resumo: Este trabalho incide sobre a prática pedagógica desenvolvida no Conservatório de Música do Porto e sobre o projeto de intervenção implementado no Conservatório de Música de Felgueiras. Procurou-se a elaboração de uma reflexão sobre a prática educativa e os respetivos processos de lecionação e de aprendizagem envolvidos. Neste trabalho é possível encontrar informação relevante sobre as instituições que acolheram o autor para a realização do estágio e do projeto de intervenção, a organização da prática educativa supervisionada com as respetivas planificações, as caracterizações dos alunos, a descrição das aulas observadas e algumas reflexões sobre a referida prática desde a sua conceção à sua realização. A realização deste projeto teve como mote principal a sensibilização dos alunos para o conhecimento de algum do repertório português para piano, através da audição, da análise e da prática interpretativa de um compositor português do século XX. Adicionalmente, pretendeu-se saber se o trabalho com obras portuguesas serve de alavanca de motivação, de melhoria dos resultados académicos e de descoberta de um maior número de obras por parte dos alunos, tal como se promove a sensibilização dos encarregados de educação para o conhecimento do património musical português. Através deste projeto de intervenção o autor teve a possibilidade de se envolver junto de diversas comunidades educativas, de ver aumentar a sua aprendizagem sobre a temática da educação, bem como desenvolver a sua prática educativa. Os resultados obtidos revelaram a pertinência e a relevância da implementação de um projeto desta natureza.
id RCAP_a355949ff25a5c41e0cd7120404632d3
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A obra de Fernando Lopes-Graça "Música de piano para as crianças" na classe de piano do Conservatório de Música de FelgueirasPrática educativaMúsica portuguesaMotivaçãoEnsino de músicaPianoFernando Lopes-GraçaMúsica de piano para as criançasEducational practicePortuguese musicMotivationMusic educationEste trabalho incide sobre a prática pedagógica desenvolvida no Conservatório de Música do Porto e sobre o projeto de intervenção implementado no Conservatório de Música de Felgueiras. Procurou-se a elaboração de uma reflexão sobre a prática educativa e os respetivos processos de lecionação e de aprendizagem envolvidos. Neste trabalho é possível encontrar informação relevante sobre as instituições que acolheram o autor para a realização do estágio e do projeto de intervenção, a organização da prática educativa supervisionada com as respetivas planificações, as caracterizações dos alunos, a descrição das aulas observadas e algumas reflexões sobre a referida prática desde a sua conceção à sua realização. A realização deste projeto teve como mote principal a sensibilização dos alunos para o conhecimento de algum do repertório português para piano, através da audição, da análise e da prática interpretativa de um compositor português do século XX. Adicionalmente, pretendeu-se saber se o trabalho com obras portuguesas serve de alavanca de motivação, de melhoria dos resultados académicos e de descoberta de um maior número de obras por parte dos alunos, tal como se promove a sensibilização dos encarregados de educação para o conhecimento do património musical português. Através deste projeto de intervenção o autor teve a possibilidade de se envolver junto de diversas comunidades educativas, de ver aumentar a sua aprendizagem sobre a temática da educação, bem como desenvolver a sua prática educativa. Os resultados obtidos revelaram a pertinência e a relevância da implementação de um projeto desta natureza.This work focuses on the pedagogical practice developed at Conservatório de Música do Porto and on the intervention project implemented at Conservatório de Música de Felgueiras. The intention is to present a reflection on the educational practice and the related teaching and learning processes. In this work it is possible to find relevant information about the institutions that welcomed the author to the apprenticeship and the intervention project, the organization of the supervised educational practice and the related class planning, students' profiles, observed class reports and some thoughts about the aforementioned practice from its conception to its realization. The main aim of this project was to raise students' awareness of the Portuguese repertoire for piano, through the audition, analysis and interpretive practice of works created by 20th century’s Portuguese composer. Additionally, it was tried to know if the work with Portuguese works serves as a lever of motivation, of improvement of academic results and discovery of a greater number of works by the students. It was also aimed to regain educators for the knowledge of Portuguese musical heritage. Through this intervention project, the author had the opportunity to become involved with several educational communities, to develop educational practice and to increase the knowledge about education. The results indicate the relevance of the implementation of a project like this.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daXavier, TeresaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCerqueira, Filipe José Andrade2017-12-12T16:53:11Z2017-11-162017-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10592TID:201776855porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:01Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:23.667717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A obra de Fernando Lopes-Graça "Música de piano para as crianças" na classe de piano do Conservatório de Música de Felgueiras
title A obra de Fernando Lopes-Graça "Música de piano para as crianças" na classe de piano do Conservatório de Música de Felgueiras
spellingShingle A obra de Fernando Lopes-Graça "Música de piano para as crianças" na classe de piano do Conservatório de Música de Felgueiras
Cerqueira, Filipe José Andrade
Prática educativa
Música portuguesa
Motivação
Ensino de música
Piano
Fernando Lopes-Graça
Música de piano para as crianças
Educational practice
Portuguese music
Motivation
Music education
title_short A obra de Fernando Lopes-Graça "Música de piano para as crianças" na classe de piano do Conservatório de Música de Felgueiras
title_full A obra de Fernando Lopes-Graça "Música de piano para as crianças" na classe de piano do Conservatório de Música de Felgueiras
title_fullStr A obra de Fernando Lopes-Graça "Música de piano para as crianças" na classe de piano do Conservatório de Música de Felgueiras
title_full_unstemmed A obra de Fernando Lopes-Graça "Música de piano para as crianças" na classe de piano do Conservatório de Música de Felgueiras
title_sort A obra de Fernando Lopes-Graça "Música de piano para as crianças" na classe de piano do Conservatório de Música de Felgueiras
author Cerqueira, Filipe José Andrade
author_facet Cerqueira, Filipe José Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Xavier, Teresa
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Filipe José Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Música portuguesa
Motivação
Ensino de música
Piano
Fernando Lopes-Graça
Música de piano para as crianças
Educational practice
Portuguese music
Motivation
Music education
topic Prática educativa
Música portuguesa
Motivação
Ensino de música
Piano
Fernando Lopes-Graça
Música de piano para as crianças
Educational practice
Portuguese music
Motivation
Music education
description Este trabalho incide sobre a prática pedagógica desenvolvida no Conservatório de Música do Porto e sobre o projeto de intervenção implementado no Conservatório de Música de Felgueiras. Procurou-se a elaboração de uma reflexão sobre a prática educativa e os respetivos processos de lecionação e de aprendizagem envolvidos. Neste trabalho é possível encontrar informação relevante sobre as instituições que acolheram o autor para a realização do estágio e do projeto de intervenção, a organização da prática educativa supervisionada com as respetivas planificações, as caracterizações dos alunos, a descrição das aulas observadas e algumas reflexões sobre a referida prática desde a sua conceção à sua realização. A realização deste projeto teve como mote principal a sensibilização dos alunos para o conhecimento de algum do repertório português para piano, através da audição, da análise e da prática interpretativa de um compositor português do século XX. Adicionalmente, pretendeu-se saber se o trabalho com obras portuguesas serve de alavanca de motivação, de melhoria dos resultados académicos e de descoberta de um maior número de obras por parte dos alunos, tal como se promove a sensibilização dos encarregados de educação para o conhecimento do património musical português. Através deste projeto de intervenção o autor teve a possibilidade de se envolver junto de diversas comunidades educativas, de ver aumentar a sua aprendizagem sobre a temática da educação, bem como desenvolver a sua prática educativa. Os resultados obtidos revelaram a pertinência e a relevância da implementação de um projeto desta natureza.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T16:53:11Z
2017-11-16
2017-11-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10592
TID:201776855
url http://hdl.handle.net/10400.22/10592
identifier_str_mv TID:201776855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131472667344896