Música de piano para as crianças de Fernando Lopes-Graça: contextualização, análise e comentário do ponto de vista da pedagogia do piano, e proposta de nova edição da obra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Diana Margarida Botelho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11050
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
id RCAP_30e7d27bb4365945795911b6f58d48e7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11050
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música de piano para as crianças de Fernando Lopes-Graça: contextualização, análise e comentário do ponto de vista da pedagogia do piano, e proposta de nova edição da obraFernando Lopes-GraçaPianoEnsinoPedagogia do pianoMúsica para criançasTeachingPiano pedagogyMusic for childrenRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I - O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música (MEM), na Escola Superior de Música de Lisboa, e é o resultado do Estágio do Ensino Especializado (EEE) realizado na Academia de Música de Lisboa (AML) durante o ano lectivo 2018/2019, onde a mestranda exerce funções como docente de piano. Este relatório descreve as aulas de cinco alunos, ao contrário de três, previstos no regulamento do MEM, por forma a compensar os meses em que a mestranda esteve em licença de maternidade, cumprindo o total de 90 aulas previstas. Para este trabalho foram seleccionados alunos que apresentassem níveis o mais díspares possível, por sugestão do Coordenador do MEM, sendo eles: Iniciação (I e III) e Curso Básico (1º e 3º grau), sendo que estão contemplados dois alunos de Iniciação III por ambos apresentaremníveis de aprendizagemdistintos. Assim sendo, este Relatório de Estágio faz uma descrição da AML, da classe de piano da escola, da classe de piano da mestranda, e dos alunos selecionados, bem como das práticas pedagógicas e estratégias de ensino aplicadas e desenvolvidas com cada aluno no decorrer do estágio. Por fim, é apresentada uma reflexão sobre a actividade de docente da mestranda no âmbito do EEE.Resumo II - O trabalho de investigação aqui descrito consiste na contextualização, análise, comentário pedagógico e edição em partitura da “Música de Piano para as Crianças” de Fernando Lopes-Graça, 28 peças para a iniciação ao piano. A falta de uma edição corrigida e acessível aos professores e estudantes de piano, bem como a ainda relativa falta de comentários críticos e analíticos sobre a música dedicada às crianças por Fernando Lopes- Graça, um dos mais representativos compositores portugueses e um dos mais importantes nesta área, foram os incentivos para a presente investigação, que pretende assim tornar acessível uma das duas únicas obras que Fernando Lopes-Graça dedicou aos estudantes de piano, obra que nos últimos anos tem circulado apenas a fotocópias da edição da Musicoteca, entretanto extinta, e à inclusão de 12 peças no “Manual de Piano” coordenado por Álvaro Teixeira Lopes e Vitali Dodsenko, álbum que se encontra também, há muito, esgotado. A abordagem teórica da investigação destinou-se sobretudo a criar bases sólidas para a abordagem pedagógica e estética da “Música de Piano para as Crianças”, como forma de contribuir para uma correta formação pianística e musical dos jovens alunos. Quanto à parte prática deste trabalho, resultado da investigação teórica prévia, este consiste na edição da obra “Música de Piano para as Crianças”, e na inclusão, na própria partitura, de uma abordagem pedagógica a cada uma das 28 peças, bem como uma nova cópia revista a partir das três fontes existentes (o manuscrito do compositor, a edição da Musicoteca, e as 12 peças incluídas no “Manual de Piano”), cópia a ser publicada pela editora AVA – Musical Editions. Esta edição comentada constitui, pois, o objetivo primeiro desta investigação, que se quer acima de tudo útil para a comunidade musical em geral, e para a pedagogia do piano em particular.Abstract I - This Internship Report was prepared as a degree requirement for the Master in Music Teaching (Mestrado em Ensino de Música, MEM) at Escola Superior de Música de Lisboa, and it is the result of the Specialized Teaching Internship (Estágio de Ensino Especializado, EEE) held at Academia de Música de Lisboa (AML) during the academic year 2018/19, where I work as a piano teacher. Since I didn’t have students from three different levels of education this school year (the MEM Handbook provides for the inclusion of classes from three students of different levels: Beginner, Basic and Secondary), I selected students from the most disparate levels, per the suggestion of the MEM Coordinator, which are: Initiation (I and III), and Basic Course (1st and 3rd grade), and additionally, two students from the level Initiation III who were contemplated as they showcased distinct levels of learning. This report describes the lessons of 5 students to compensate for the months in which I did not teach due to maternity leave, thus fulfilling the total of 90 planned lessons. Accordingly, this Internship Report gives a description of AML, the school's piano class, my piano class and selected students, as well as the pedagogical practices and teaching strategies applied and developed with each student throughout the internship. Finally, I present a reflection on my piano teaching activity within the context of the EEE.Abstract II - The research work described here consists on the contextualization, analysis, pedagogical commentary and new revised score edition of Fernando Lopes-Graça’s “Piano Music for Children”, 28 pieces for piano initiation. The lack of a corrected edition accessible to piano teachers and students, as well as the still relative lack of critical and analytical commentary on children’s music by Fernando Lopes-Graça, one of the most representative Portuguese composers and one of the most important in this area, were the incentives for the present research, which aims to make accessible one of the only two works that Fernando Lopes-Graça dedicated to piano students, a work that has been circulating in recent years thanks only to photocopies of the out-of-print Musicoteca’s edition, and the inclusion of 12 pieces in the “Piano Manual” coordinated by Álvaro Teixeira Lopes andVitali Dodsenko, an album that has long been sold out. The theoretical approach of the research focused on creating a solid foundation for the pedagogical and aesthetic approach of “Piano Music for Children”, in order to provide an informed piano and musical training for young students. As for the practical part of this work, the result of previous theoretical research, it consists of the edition of “Piano Music for Children”, which will include the pedagogical approach for each of the 28 pieces, as well as a new revised copy from the three existing sources (the composer's manuscript, the Musicoteca’s edition, and the 12 pieces included in the “Piano Manual”). The publisher AVA - Musical Editions has agreed to publish the revised copy. This commented edition fulfills the main objective of this research, which is intended above all to be useful for the musical community in general, and for piano pedagogy in particular.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaHenriques, MiguelMoyano, JorgeRCIPLVieira, Diana Margarida Botelho2020-02-03T18:40:34Z2019-092019-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11050TID:202397130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:23.050132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música de piano para as crianças de Fernando Lopes-Graça: contextualização, análise e comentário do ponto de vista da pedagogia do piano, e proposta de nova edição da obra
title Música de piano para as crianças de Fernando Lopes-Graça: contextualização, análise e comentário do ponto de vista da pedagogia do piano, e proposta de nova edição da obra
spellingShingle Música de piano para as crianças de Fernando Lopes-Graça: contextualização, análise e comentário do ponto de vista da pedagogia do piano, e proposta de nova edição da obra
Vieira, Diana Margarida Botelho
Fernando Lopes-Graça
Piano
Ensino
Pedagogia do piano
Música para crianças
Teaching
Piano pedagogy
Music for children
title_short Música de piano para as crianças de Fernando Lopes-Graça: contextualização, análise e comentário do ponto de vista da pedagogia do piano, e proposta de nova edição da obra
title_full Música de piano para as crianças de Fernando Lopes-Graça: contextualização, análise e comentário do ponto de vista da pedagogia do piano, e proposta de nova edição da obra
title_fullStr Música de piano para as crianças de Fernando Lopes-Graça: contextualização, análise e comentário do ponto de vista da pedagogia do piano, e proposta de nova edição da obra
title_full_unstemmed Música de piano para as crianças de Fernando Lopes-Graça: contextualização, análise e comentário do ponto de vista da pedagogia do piano, e proposta de nova edição da obra
title_sort Música de piano para as crianças de Fernando Lopes-Graça: contextualização, análise e comentário do ponto de vista da pedagogia do piano, e proposta de nova edição da obra
author Vieira, Diana Margarida Botelho
author_facet Vieira, Diana Margarida Botelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Miguel
Moyano, Jorge
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Diana Margarida Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv Fernando Lopes-Graça
Piano
Ensino
Pedagogia do piano
Música para crianças
Teaching
Piano pedagogy
Music for children
topic Fernando Lopes-Graça
Piano
Ensino
Pedagogia do piano
Música para crianças
Teaching
Piano pedagogy
Music for children
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09
2019-09-01T00:00:00Z
2020-02-03T18:40:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11050
TID:202397130
url http://hdl.handle.net/10400.21/11050
identifier_str_mv TID:202397130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133460987641856