Estratégias adotadas por alunos do 2º ano na resolução de problemas matemáticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10275 |
Resumo: | Esta investigação tem como objetivos a identificação, o estudo e a exploração das diversas estratégias apresentadas por alunos do segundo ano de escolaridade na resolução de problemas matemáticos. Desta forma, no decorrer da sua realização procurei encontrar respostas para três questões fundamentais: a) Quais as estratégias de resolução de problemas que os alunos usam?; b) O que pode influenciar a escolha de determinadas estratégias em detrimento de outras?; e c) Identificam-se alterações relativamente à seleção das estratégias adotadas pelos alunos no final do projeto? Atendendo às caraterísticas e aos objetivos desta investigação, considerei adequada a adoção de uma perspetiva qualitativa, sob um paradigma interpretativo e com um design de investigação fortemente demarcado pela investigação-ação. Esta foi uma investigação desenvolvida numa turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituída por vinte e seis alunos de uma escola pública nos Brejos de Azeitão. De modo a proceder à recolha e à, posterior, análise dos dados reunidos, recorri à observação participante, à entrevista e às produções dos alunos. Assim, apresentei à turma um conjunto de catorze problemas ao longo de onze semanas, sendo que todos os alunos tiveram oportunidade de contribuir para a presente investigação. Os resultados deste estudo evidenciam que as estratégias de resolução mais usadas pelos alunos são, neste caso, a escolha de uma operação e a elaboração de um desenho, tendo estas escolhas sido influenciadas maioritariamente pelos objetivos a que as tarefas se propunham, pelos hábitos de trabalho familiares à turma e pela metodologia de trabalho adotada no início do projeto. Através desta investigação foi possível perceber uma evolução na turma, sendo que alguns dos alunos passaram da representação icónica para a representação simbólica como meio para resolver os problemas propostos e outros compreenderam a existência de diversas estratégias de resolução de problemas mais pertinentes do que a escolha de uma operação (em função da tarefa em causa). |
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Estratégias adotadas por alunos do 2º ano na resolução de problemas matemáticosResolução de problemas2º Ano de escolaridadeRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioProblem-solvingProblem-solvingProblem-solving strategies2nd gradeEsta investigação tem como objetivos a identificação, o estudo e a exploração das diversas estratégias apresentadas por alunos do segundo ano de escolaridade na resolução de problemas matemáticos. Desta forma, no decorrer da sua realização procurei encontrar respostas para três questões fundamentais: a) Quais as estratégias de resolução de problemas que os alunos usam?; b) O que pode influenciar a escolha de determinadas estratégias em detrimento de outras?; e c) Identificam-se alterações relativamente à seleção das estratégias adotadas pelos alunos no final do projeto? Atendendo às caraterísticas e aos objetivos desta investigação, considerei adequada a adoção de uma perspetiva qualitativa, sob um paradigma interpretativo e com um design de investigação fortemente demarcado pela investigação-ação. Esta foi uma investigação desenvolvida numa turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituída por vinte e seis alunos de uma escola pública nos Brejos de Azeitão. De modo a proceder à recolha e à, posterior, análise dos dados reunidos, recorri à observação participante, à entrevista e às produções dos alunos. Assim, apresentei à turma um conjunto de catorze problemas ao longo de onze semanas, sendo que todos os alunos tiveram oportunidade de contribuir para a presente investigação. Os resultados deste estudo evidenciam que as estratégias de resolução mais usadas pelos alunos são, neste caso, a escolha de uma operação e a elaboração de um desenho, tendo estas escolhas sido influenciadas maioritariamente pelos objetivos a que as tarefas se propunham, pelos hábitos de trabalho familiares à turma e pela metodologia de trabalho adotada no início do projeto. Através desta investigação foi possível perceber uma evolução na turma, sendo que alguns dos alunos passaram da representação icónica para a representação simbólica como meio para resolver os problemas propostos e outros compreenderam a existência de diversas estratégias de resolução de problemas mais pertinentes do que a escolha de uma operação (em função da tarefa em causa).This investigation aims to identify, study and explore the various strategies presented by second grade students in solving mathematical problems. Thus, in the course of its realization I tried to find answers to three key questions: a) What are the problem-solving strategies that students use?; b) What may influence the choice of certain strategies over others?; and c) Can we identify changes to the selection of the strategies adopted by students at the end of the project? Given the characteristics and goals of this research, I considered appropriate to adopt a qualitative perspective, in an interpretive paradigm and a research design strongly marked by action research. This was a research carried out in a second grade class, consisting of twenty-six students from a public school in Brejos de Azeitão. In order to collect and, later, analyze the data gathered, I resorted to participant observation, to interviews and to student productions. Therefore, I presented to the class a set of fourteen problems solved over the course of eleven weeks, giving all students an opportunity to contribute to this research. The results of this study show that the problem-solving strategies most used by the students are, in this case, the choice of an operation and the elaboration of a drawing, being important to say that these choices have been mainly influenced by the goals to which the tasks were proposed, by the work habits most familiar to the class and by the work methodology adopted early in the project. Through this research it was revealed an evolution in the class, since some of the students evolved from the iconic representation to the symbolic representation as a means to solve the problems proposed and others understood the existence of many problem solving strategies more suitable than choosing an operation (depending on the task proposed).Brocardo, JoanaRepositório ComumMarques, Débora Pereira2015-11-24T10:29:56Z2015-112015-112015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10275TID:203262417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:53.374954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Esta investigação tem como objetivos a identificação, o estudo e a exploração das diversas estratégias apresentadas por alunos do segundo ano de escolaridade na resolução de problemas matemáticos. Desta forma, no decorrer da sua realização procurei encontrar respostas para três questões fundamentais: a) Quais as estratégias de resolução de problemas que os alunos usam?; b) O que pode influenciar a escolha de determinadas estratégias em detrimento de outras?; e c) Identificam-se alterações relativamente à seleção das estratégias adotadas pelos alunos no final do projeto? Atendendo às caraterísticas e aos objetivos desta investigação, considerei adequada a adoção de uma perspetiva qualitativa, sob um paradigma interpretativo e com um design de investigação fortemente demarcado pela investigação-ação. Esta foi uma investigação desenvolvida numa turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituída por vinte e seis alunos de uma escola pública nos Brejos de Azeitão. De modo a proceder à recolha e à, posterior, análise dos dados reunidos, recorri à observação participante, à entrevista e às produções dos alunos. Assim, apresentei à turma um conjunto de catorze problemas ao longo de onze semanas, sendo que todos os alunos tiveram oportunidade de contribuir para a presente investigação. Os resultados deste estudo evidenciam que as estratégias de resolução mais usadas pelos alunos são, neste caso, a escolha de uma operação e a elaboração de um desenho, tendo estas escolhas sido influenciadas maioritariamente pelos objetivos a que as tarefas se propunham, pelos hábitos de trabalho familiares à turma e pela metodologia de trabalho adotada no início do projeto. Através desta investigação foi possível perceber uma evolução na turma, sendo que alguns dos alunos passaram da representação icónica para a representação simbólica como meio para resolver os problemas propostos e outros compreenderam a existência de diversas estratégias de resolução de problemas mais pertinentes do que a escolha de uma operação (em função da tarefa em causa). |
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