Relatório de Estágio de Ana Rita da Silva Soares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Rita da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24529
Resumo: O presente relatório de estágio, surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Para além disso, é com a sua elaboração e posterior defesa que culmina o ciclo de estudos para obtenção do grau de Mestre, e assim iniciar-se uma nova etapa, no mercado de trabalho, a fazer aquilo que realmente gosto. O presente documento evidencia a articulação entre a teoria e a prática, assim como a postura reflexiva e investigativa, característica da docência, facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Nele estão descritas, fundamentadas e refletidas as práticas educativas nos contextos de Educação Pré-Escolar, numa sala com idades heterogéneas, e 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 1º ano de escolaridade. Durante a Prática Educativa foi adotava a metodologia de Investigação-Ação e o Método de Trabalho por Projeto, sendo que em cada contexto foi criado um projeto distinto. As atividades desenvolvidas ao longo de cada um tiveram como base não só nos documentos orientadores tanto para a Educação Pré-Escolar como para o 1º Ciclo do Ensino Básico, mas também as características do grupo e de cada criança, nomeadamente os seus interesses e necessidades. Foi ainda tida em conta a necessidade de levar a cabo práticas intencionais, inclusivas e significativas para criança, sempre sem esquecer que esta deve assumir um papel ativo na construção do seu conhecimento, processo no qual o docente assume um papel de mediador da aprendizagem e desenvolvimento.
id RCAP_a35bd9de48124a742fa6abf6c6b41495
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24529
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Ana Rita da Silva SoaresConstrução da identidade docenteInvestigação-açãoMetodologia trabalho por projetoCooperaçãoProcesso de ensino-aprendizagemReflexãoConstruction of teacher identityAction researchProject work methodologyCooperationTeaching-learning processReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio, surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Para além disso, é com a sua elaboração e posterior defesa que culmina o ciclo de estudos para obtenção do grau de Mestre, e assim iniciar-se uma nova etapa, no mercado de trabalho, a fazer aquilo que realmente gosto. O presente documento evidencia a articulação entre a teoria e a prática, assim como a postura reflexiva e investigativa, característica da docência, facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Nele estão descritas, fundamentadas e refletidas as práticas educativas nos contextos de Educação Pré-Escolar, numa sala com idades heterogéneas, e 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 1º ano de escolaridade. Durante a Prática Educativa foi adotava a metodologia de Investigação-Ação e o Método de Trabalho por Projeto, sendo que em cada contexto foi criado um projeto distinto. As atividades desenvolvidas ao longo de cada um tiveram como base não só nos documentos orientadores tanto para a Educação Pré-Escolar como para o 1º Ciclo do Ensino Básico, mas também as características do grupo e de cada criança, nomeadamente os seus interesses e necessidades. Foi ainda tida em conta a necessidade de levar a cabo práticas intencionais, inclusivas e significativas para criança, sempre sem esquecer que esta deve assumir um papel ativo na construção do seu conhecimento, processo no qual o docente assume um papel de mediador da aprendizagem e desenvolvimento.This internship report is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, integrated in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. In addition, it is with its elaboration and subsequent defense that the cycle of studies to obtain the Master's degree culminates, and thus begins a new stage, in the job market, doing what I really like. This document highlights the articulation between theory and practice, as well as the reflexive and investigative posture, characteristic of teaching, which facilitates the teaching and learning process. It describes, substantiates and reflects the educational practices in the contexts of Pre-School Education, in a room with heterogeneous ages, and 1st Cycle of Basic Education, in a class of the 1st year of schooling. During the Educational Practice, the methodology of Action-Research and the Project Work Method were adopted, and in each context a distinct project was created. The activities developed throughout each one were based not only on the guiding documents for both Pre-School Education and for the 1st Cycle of Basic Education, but also the characteristics of the group and of each child, namely their interests and needs. The need to carry out intentional, inclusive and meaningful practices for children was also taken into account, always without forgetting that they must assume an active role in the construction of their knowledge, a process in which the teacher assumes a role of mediator of learning and development.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deMota, CândidaGraça, Vânia Gabriela DiasDias, Joana Ortigão De Oliveira MatosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSoares, Ana Rita da Silva2024-01-18T15:01:28Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24529TID:203474805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:50:12Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:43.244930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Ana Rita da Silva Soares
title Relatório de Estágio de Ana Rita da Silva Soares
spellingShingle Relatório de Estágio de Ana Rita da Silva Soares
Soares, Ana Rita da Silva
Construção da identidade docente
Investigação-ação
Metodologia trabalho por projeto
Cooperação
Processo de ensino-aprendizagem
Reflexão
Construction of teacher identity
Action research
Project work methodology
Cooperation
Teaching-learning process
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Ana Rita da Silva Soares
title_full Relatório de Estágio de Ana Rita da Silva Soares
title_fullStr Relatório de Estágio de Ana Rita da Silva Soares
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Ana Rita da Silva Soares
title_sort Relatório de Estágio de Ana Rita da Silva Soares
author Soares, Ana Rita da Silva
author_facet Soares, Ana Rita da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Mota, Cândida
Graça, Vânia Gabriela Dias
Dias, Joana Ortigão De Oliveira Matos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ana Rita da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Construção da identidade docente
Investigação-ação
Metodologia trabalho por projeto
Cooperação
Processo de ensino-aprendizagem
Reflexão
Construction of teacher identity
Action research
Project work methodology
Cooperation
Teaching-learning process
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Construção da identidade docente
Investigação-ação
Metodologia trabalho por projeto
Cooperação
Processo de ensino-aprendizagem
Reflexão
Construction of teacher identity
Action research
Project work methodology
Cooperation
Teaching-learning process
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio, surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Para além disso, é com a sua elaboração e posterior defesa que culmina o ciclo de estudos para obtenção do grau de Mestre, e assim iniciar-se uma nova etapa, no mercado de trabalho, a fazer aquilo que realmente gosto. O presente documento evidencia a articulação entre a teoria e a prática, assim como a postura reflexiva e investigativa, característica da docência, facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Nele estão descritas, fundamentadas e refletidas as práticas educativas nos contextos de Educação Pré-Escolar, numa sala com idades heterogéneas, e 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 1º ano de escolaridade. Durante a Prática Educativa foi adotava a metodologia de Investigação-Ação e o Método de Trabalho por Projeto, sendo que em cada contexto foi criado um projeto distinto. As atividades desenvolvidas ao longo de cada um tiveram como base não só nos documentos orientadores tanto para a Educação Pré-Escolar como para o 1º Ciclo do Ensino Básico, mas também as características do grupo e de cada criança, nomeadamente os seus interesses e necessidades. Foi ainda tida em conta a necessidade de levar a cabo práticas intencionais, inclusivas e significativas para criança, sempre sem esquecer que esta deve assumir um papel ativo na construção do seu conhecimento, processo no qual o docente assume um papel de mediador da aprendizagem e desenvolvimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-18T15:01:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24529
TID:203474805
url http://hdl.handle.net/10400.22/24529
identifier_str_mv TID:203474805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137055017533440