Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortuna, Nádia Maria Amendoeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8629
Resumo: O presente documento pretende refletir o processo da construção da profissionalidade docente da mestranda ao longo da frequência nas unidades curriculares de prática pedagógica supervisionada na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico integrantes do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com efeito, nesse processo a mestranda desenvolveu competências específicas da docência, bem como pessoais e sociais. Para tal, contribuiu em larga medida a prática pedagógica supervisionada, na qual se desenvolveram capacidades profissionais ao nível do saber ser e saber fazer em contexto educativo, e se consolidou a importância da reflexão e da cooperação como pontos chave para a ação docente. As aprendizagens desenvolvidas no âmbito do contacto com a realidade educativa foram apoiadas e enriquecidas pelos processos inerentes à metodologia de investigação-ação, nomeadamente o ciclo investigativo formado pela observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. À luz desta metodologia a mestranda adotou uma postura reflexiva e crítica perante as suas práticas, tendo em vista a melhoria de qualidade das mesmas. Para além da postura indagadora, a mestranda procurou nas suas práticas assumir um compromisso, em primeiro lugar, com a criança, com a sua aprendizagem e bem-estar. Para tal, foram desenvolvidas práticas construtivistas, que consideraram o papel ativo que a criança desempenha no processo educativo, considerando igualmente os seus interesses, motivações, necessidades e contextos de vida. Em conformidade com o exposto, as vivências em ambos os contextos educativos e ao longo de todo o ciclo de estudos lançaram as sementes para a continuidade do desenvolvimento profissional e pessoal da mestranda.
id RCAP_036c9b11c85de2d597f3b1c76eba207f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioEducaçãoReflexãoCooperaçãoInvestigação-açãoEducationReflectionCooperationResearch-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento pretende refletir o processo da construção da profissionalidade docente da mestranda ao longo da frequência nas unidades curriculares de prática pedagógica supervisionada na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico integrantes do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com efeito, nesse processo a mestranda desenvolveu competências específicas da docência, bem como pessoais e sociais. Para tal, contribuiu em larga medida a prática pedagógica supervisionada, na qual se desenvolveram capacidades profissionais ao nível do saber ser e saber fazer em contexto educativo, e se consolidou a importância da reflexão e da cooperação como pontos chave para a ação docente. As aprendizagens desenvolvidas no âmbito do contacto com a realidade educativa foram apoiadas e enriquecidas pelos processos inerentes à metodologia de investigação-ação, nomeadamente o ciclo investigativo formado pela observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. À luz desta metodologia a mestranda adotou uma postura reflexiva e crítica perante as suas práticas, tendo em vista a melhoria de qualidade das mesmas. Para além da postura indagadora, a mestranda procurou nas suas práticas assumir um compromisso, em primeiro lugar, com a criança, com a sua aprendizagem e bem-estar. Para tal, foram desenvolvidas práticas construtivistas, que consideraram o papel ativo que a criança desempenha no processo educativo, considerando igualmente os seus interesses, motivações, necessidades e contextos de vida. Em conformidade com o exposto, as vivências em ambos os contextos educativos e ao longo de todo o ciclo de estudos lançaram as sementes para a continuidade do desenvolvimento profissional e pessoal da mestranda.This document is intended to reflect the teaching profession construction process of graduate student along the frequency in the course units of teaching practice supervised in pre-school and Primary School Education integrated in the Masters in Preschool and Primary School Education. Indeed, in this process the graduate student has developed specific professional skills of teaching, as well as personal and social. To this end, it contributed largely the supervised teaching practice, which developed professional skills in terms of knowing how to be and know-how in an educational context, and consolidated the importance of reflection and cooperation as key points for the teaching action. The learning carried out under the contact with the educational reality was supported and enriched by the processes inherent in the action-research methodology, including the investigative cycle formed by observation, planning, action, reflection and evaluation. In light of this methodology the graduate student took a reflexive posture and critique of her practices, in a view to improving the quality of them. Apart from questioning posture, the graduate student pursued in her practices to make a commitment, in the first place, with the child with their learning and well-being. For such, were developed constructivists practices, that considered the active role that children play in the educational process, also considering their interests, motivations, needs and life contexts. In accordance with the foregoing, the experiences in both educational settings and throughout the course of study cycle, laid the seeds for the continued personal and professional development of the graduate student.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFortuna, Nádia Maria Amendoeira2016-11-08T11:58:31Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8629TID:201291215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:27Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:26.342665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Fortuna, Nádia Maria Amendoeira
Educação
Reflexão
Cooperação
Investigação-ação
Education
Reflection
Cooperation
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Fortuna, Nádia Maria Amendoeira
author_facet Fortuna, Nádia Maria Amendoeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortuna, Nádia Maria Amendoeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Reflexão
Cooperação
Investigação-ação
Education
Reflection
Cooperation
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Reflexão
Cooperação
Investigação-ação
Education
Reflection
Cooperation
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente documento pretende refletir o processo da construção da profissionalidade docente da mestranda ao longo da frequência nas unidades curriculares de prática pedagógica supervisionada na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico integrantes do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com efeito, nesse processo a mestranda desenvolveu competências específicas da docência, bem como pessoais e sociais. Para tal, contribuiu em larga medida a prática pedagógica supervisionada, na qual se desenvolveram capacidades profissionais ao nível do saber ser e saber fazer em contexto educativo, e se consolidou a importância da reflexão e da cooperação como pontos chave para a ação docente. As aprendizagens desenvolvidas no âmbito do contacto com a realidade educativa foram apoiadas e enriquecidas pelos processos inerentes à metodologia de investigação-ação, nomeadamente o ciclo investigativo formado pela observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. À luz desta metodologia a mestranda adotou uma postura reflexiva e crítica perante as suas práticas, tendo em vista a melhoria de qualidade das mesmas. Para além da postura indagadora, a mestranda procurou nas suas práticas assumir um compromisso, em primeiro lugar, com a criança, com a sua aprendizagem e bem-estar. Para tal, foram desenvolvidas práticas construtivistas, que consideraram o papel ativo que a criança desempenha no processo educativo, considerando igualmente os seus interesses, motivações, necessidades e contextos de vida. Em conformidade com o exposto, as vivências em ambos os contextos educativos e ao longo de todo o ciclo de estudos lançaram as sementes para a continuidade do desenvolvimento profissional e pessoal da mestranda.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-08T11:58:31Z
2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8629
TID:201291215
url http://hdl.handle.net/10400.22/8629
identifier_str_mv TID:201291215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390773559296