O ensino profissional como via para a inserção laboral e o desenvolvimento profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18039 |
Resumo: | O presente estudo visou perceber a influência dos cursos profissionais a funcionar no Agrupamento de Escolas de Fontes Pereira de Melo no que à empregabilidade dos alunos diz respeito, após a conclusão do ensino secundário. É efetuada uma breve resenha do ensino profissional em Portugal, nomeadamente após a sua reintrodução após 25 de Abril de 1974, bem como as implicações da regulação transnacional neste tipo de ensino. Na génese do ensino secundário profissional está, antes de mais, um imperativo ético. Ao concretizá-lo seguiu-se um caminho novo, uma outra política de educação conforme é defendido por Joaquim Azevedo na sua interpretação do modelo de ensino profissional em Portugal. Se a procura destas escolas iniciou com o recurso a jovens que tinham reprovado nos cursos de ensino secundário e até de jovens que já tinham abandonado o sistema, fruto da reprovação sucessiva e da desmotivação, rapidamente as escolas profissionais começaram a ser procuradas como primeira opção por jovens que transitavam do nível básico para o nível secundário de ensino e formação. Para efetuar este estudo, optou-se pela aplicação de questionários aos vários stakeholders internos e externos do ensino profissional dos oito cursos a funcionar na escola em questão à data do estudo de caso. Após análise dos resultados, verifica-se que existe ainda muito caminho para percorrer no que ao ensino profissional diz respeito, tendo em conta que as visões dos stakeholders internos e externos expõem e transparecem processos que podem e devem ser melhorados, quer na adequação dos cursos ao mercado de trabalho da respetiva área profissional, quer ao nível da empregabilidade que deve ser fomentada, dado o cariz prático formativo que caracteriza os cursos profissionais. |
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O ensino profissional como via para a inserção laboral e o desenvolvimento profissionalEnsino ProfissionalEscolhas e ExpectativasEscolas ProfissionaisEmpregabilidadeProfessional EducationChoices and ExpectationsProfessional SchoolsEmployabilityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo visou perceber a influência dos cursos profissionais a funcionar no Agrupamento de Escolas de Fontes Pereira de Melo no que à empregabilidade dos alunos diz respeito, após a conclusão do ensino secundário. É efetuada uma breve resenha do ensino profissional em Portugal, nomeadamente após a sua reintrodução após 25 de Abril de 1974, bem como as implicações da regulação transnacional neste tipo de ensino. Na génese do ensino secundário profissional está, antes de mais, um imperativo ético. Ao concretizá-lo seguiu-se um caminho novo, uma outra política de educação conforme é defendido por Joaquim Azevedo na sua interpretação do modelo de ensino profissional em Portugal. Se a procura destas escolas iniciou com o recurso a jovens que tinham reprovado nos cursos de ensino secundário e até de jovens que já tinham abandonado o sistema, fruto da reprovação sucessiva e da desmotivação, rapidamente as escolas profissionais começaram a ser procuradas como primeira opção por jovens que transitavam do nível básico para o nível secundário de ensino e formação. Para efetuar este estudo, optou-se pela aplicação de questionários aos vários stakeholders internos e externos do ensino profissional dos oito cursos a funcionar na escola em questão à data do estudo de caso. Após análise dos resultados, verifica-se que existe ainda muito caminho para percorrer no que ao ensino profissional diz respeito, tendo em conta que as visões dos stakeholders internos e externos expõem e transparecem processos que podem e devem ser melhorados, quer na adequação dos cursos ao mercado de trabalho da respetiva área profissional, quer ao nível da empregabilidade que deve ser fomentada, dado o cariz prático formativo que caracteriza os cursos profissionais.The present study aims to understand the implications of professional courses operating in the Pereira de Melo School Group, in what concerns the employability of students after the completion of secondary education. In this study, a brief review of vocational education in Portugal is made, namely after its reintroduction after the April 25, 1974 revolution, as well as the implications of transnational regulation in this type of education. In the genesis of vocational secondary education there is, above all, an ethical imperative. In achieving this, a new path was followed, another education policy as advocated by Joaquim Azevedo in his interpretation of the model of professional education in Portugal. If the demand for these schools started with the use of young people who had failed secondary education courses and even young people who had already left the system, as a result of successive failure and demotivation, professional schools quickly began to be sought as the first option by young people moving from basic to secondary education and training. In order to carry out this study, it was decided to apply questionnaires to the various internal and external stakeholders in the professional education fields of the eight courses operating in the school in question by the time of the study. After analyzing the results, it appears that there is still a long way to go as far as professional education is concerned taking into account that the opinions of internal and external stakeholders expose processes that can and should be improved both in terms of adaptation to the labor market of each professional field, or the level of employability that should be promoted given the practical formative nature that characterizes professional courses.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDiogo, Vera Lúcia Alves PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCunha, Nuno André Vales da2021-06-09T13:28:01Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18039TID:202767833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:22Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:36.849224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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