O ensino profissional como via para a inserção laboral e o desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Nuno André Vales da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18039
Resumo: O presente estudo visou perceber a influência dos cursos profissionais a funcionar no Agrupamento de Escolas de Fontes Pereira de Melo no que à empregabilidade dos alunos diz respeito, após a conclusão do ensino secundário. É efetuada uma breve resenha do ensino profissional em Portugal, nomeadamente após a sua reintrodução após 25 de Abril de 1974, bem como as implicações da regulação transnacional neste tipo de ensino. Na génese do ensino secundário profissional está, antes de mais, um imperativo ético. Ao concretizá-lo seguiu-se um caminho novo, uma outra política de educação conforme é defendido por Joaquim Azevedo na sua interpretação do modelo de ensino profissional em Portugal. Se a procura destas escolas iniciou com o recurso a jovens que tinham reprovado nos cursos de ensino secundário e até de jovens que já tinham abandonado o sistema, fruto da reprovação sucessiva e da desmotivação, rapidamente as escolas profissionais começaram a ser procuradas como primeira opção por jovens que transitavam do nível básico para o nível secundário de ensino e formação. Para efetuar este estudo, optou-se pela aplicação de questionários aos vários stakeholders internos e externos do ensino profissional dos oito cursos a funcionar na escola em questão à data do estudo de caso. Após análise dos resultados, verifica-se que existe ainda muito caminho para percorrer no que ao ensino profissional diz respeito, tendo em conta que as visões dos stakeholders internos e externos expõem e transparecem processos que podem e devem ser melhorados, quer na adequação dos cursos ao mercado de trabalho da respetiva área profissional, quer ao nível da empregabilidade que deve ser fomentada, dado o cariz prático formativo que caracteriza os cursos profissionais.
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