Ensino profissional : vocação ou recurso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rui Paulo Duarte da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13634
Resumo: O presente estudo visa perceber as motivações dos alunos da região de Viseu, ao optarem pelo ensino profissional para prosseguimento dos seus estudos de ensino secundário, nomeadamente o que os leva a optarem por um curso profissional de uma escola profissional ou de uma escola secundária, e se há diferenças de aproveitamento entre alunos destes dois tipos de escola. É efetuada neste estudo uma breve resenha do ensino profissional em Portugal, nomeadamente após a sua reintrodução no pós 25 de Abril de 1974, bem como as implicações da regulação transnacional neste tipo de ensino. Para efetuar este estudo, optou-se pela aplicação de inquéritos por questionário a alunos e diretores de 4 escolas com ensino profissional da região de Viseu – duas escolas profissionais e duas escolas do ensino secundário. Após análise dos resultados, verifica-se que não existem diferenças significativas entre alunos das escolas profissionais e secundárias, na forma como estes percecionam as escolas e os cursos que frequentam, bem como no seu aproveitamento. Verificaram-se diferenças de aproveitamento entre alunos que frequentaram cursos CEF e o ensino regular antes de ingressarem no ensino profissional, com vantagem para os alunos oriundos do ensino regular. Tal como noutros estudos sobre o ensino profissional, este estudo denota que os alunos da amostra, na sua maioria são alunos marcados por reprovações nos seus percursos anteriores, e a sua origem socioeconómica é mais baixa que nos cursos do ensino regular.
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spelling Ensino profissional : vocação ou recurso?Ensino profissionalEscolhas e expectativasEscolas profissionaisRendimento escolarVocational educationChoices and expectationsTraining schoolsSchool performanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo visa perceber as motivações dos alunos da região de Viseu, ao optarem pelo ensino profissional para prosseguimento dos seus estudos de ensino secundário, nomeadamente o que os leva a optarem por um curso profissional de uma escola profissional ou de uma escola secundária, e se há diferenças de aproveitamento entre alunos destes dois tipos de escola. É efetuada neste estudo uma breve resenha do ensino profissional em Portugal, nomeadamente após a sua reintrodução no pós 25 de Abril de 1974, bem como as implicações da regulação transnacional neste tipo de ensino. Para efetuar este estudo, optou-se pela aplicação de inquéritos por questionário a alunos e diretores de 4 escolas com ensino profissional da região de Viseu – duas escolas profissionais e duas escolas do ensino secundário. Após análise dos resultados, verifica-se que não existem diferenças significativas entre alunos das escolas profissionais e secundárias, na forma como estes percecionam as escolas e os cursos que frequentam, bem como no seu aproveitamento. Verificaram-se diferenças de aproveitamento entre alunos que frequentaram cursos CEF e o ensino regular antes de ingressarem no ensino profissional, com vantagem para os alunos oriundos do ensino regular. Tal como noutros estudos sobre o ensino profissional, este estudo denota que os alunos da amostra, na sua maioria são alunos marcados por reprovações nos seus percursos anteriores, e a sua origem socioeconómica é mais baixa que nos cursos do ensino regular.The aim of this study is to understand the students motivations in the area of Viseu, to opt for a VET course to proceed with their secondary education, namely to understand what leads them to opt for a VET course of a training school or of a high school, and if there are differences of educational achievement between students of these two types of school. This study includes a brief synthesis of the vocational training in Portugal, namely after being reintroduced in the post-25th April 1974 period, as well as the implications of the transnational regulation of this type of training. To carry out this study the option was the questionnaire, administered to students and directors of 4 schools with VET courses in the area of Viseu – two training schools and two high schools. After analyzing the results, it is verified that there are no significant differences between the training schools’ students and the high schools’ students regarding the way they perceive the schools and the courses they attend, as well as their educational achievement. It was verified that are differences between the educational achievement of students who had attended CEF courses and those who had attended the regular education before entering the vocational training, with advantage for students that come from regular education. As in other studies regarding the vocational training, this study shows that the sample’s students are mainly students marked by previous failures, and whose socioeconomic origins are lower than in the courses of regular education.Melão, NunoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Rui Paulo Duarte da2014-02-17T13:22:16Z2013-02-2620132013-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13634porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-19T01:39:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:53.289684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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