EFEITOS DA CAPACITAÇÃO DIGITAL DOS DOCENTES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Joana Rosa Castanheiro Fonseca dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9276
Resumo: A presença do digital na sociedade, em geral, e nas escolas e o seu papel no desenvolvimento de aprendizagens essenciais, constitui um tema atual de debate e investigação. A necessidade de capacitar digitalmente as escolas, os docentes e os alunos, para promover a melhoria contínua da qualidade das aprendizagens, a inovação e o desenvolvimento do sistema educativo, está na base da definição do Plano de Ação para a Transição Digital, decorrente da resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020. Este plano, atualmente em curso, prevê a atuação em diferentes domínios, nomeadamente no que respeita a uma forte aposta na Capacitação Digital dos Docentes. A nível nacional, tendo por base o referencial DigCompEdu e a ferramenta de diagnóstico Check-In, realizou-se, num processo de autorreflexão, o diagnóstico da proficiência digital dos docentes. Foram capacitados formadores, construídos referenciais de formação e organizadas Oficinas de Formação, respeitando os diferentes níveis de proficiência digital dos docentes (Nível 1, Nível 2 e Nível 3). Contudo, ainda é necessário saber se este processo de capacitação digital está a ter efeitos nas escolas e nas práticas pedagógicas dos docentes, ou seja, até que ponto é que a capacitação dos docentes se traduziu numa maior integração das tecnologias na sua prática pedagógica para a melhoria contínua da qualidade das aprendizagens. O presente projeto de investigação apresenta o estudo de caso realizado no Agrupamento de Escolas de Carcavelos (AEC), para o qual se procurou saber se o nível de proficiência digital em que cada professor ficou posicionado no Check-in foi eficiente na sua colocação nas respetivas turmas da formação; quais os obstáculos ainda existentes à iv introdução das tecnologias; qual a perceção dos professores sobre a formação; e quais os efeitos da Capacitação Digital dos Docentes nas suas práticas pedagógicas. Os resultados obtidos parecem indicar que a formação teve um impacto positivo, embora alguns professores tenham alterado pouco as suas práticas. Continuam a existir algumas barreiras à mudança e à utilização pedagógica das tecnologias, sobretudo externas à formação, sendo corroborado pelos docentes que não foi a qualidade da formação que influenciou a alteração das práticas.
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