Canal PBX VoIP para e-learning
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/11384 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Informática |
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Canal PBX VoIP para e-learning37.018.43681.324Dissertação de mestrado em InformáticaThis work allowed the study of software architecture of PBX Voice Over Internet Protocol (VoIP) (Asterisk) and E-learning (Moodle) packages. With the aim of allowing access to E-learning platforms through VoIP terminals in general and Session Initiation Protocol (SIP) in particular, a system that allows the interconnection of a package of E-Learning with package VoIP was developed. This interconnection is done using a local network, keeping the two systems operating autonomously in di erent machines. In Moodle, a user can participate in audiovisual conferences and dialogues with other users through the protocol SIP. Teachers use this system by including an activity in Moodle, which allows audio and video communication between di erent actors, using SIP protocol. The video formats available in Asterisk are limited. Furthermore, as video and audio are kept in di erent les, there are synchronization problems. So the use of video on the developed platform is quite constrained. From Moodle, the used E-Learning package, several multimedia contents are acessible through the Web site and also through the Asterisk server. The system provides access to pre-recorded sessions (previous classes, for instance) from Moodle Web site and from SIP softphones. Users authentication information is stored in a Lightweight Directory Access Protocol (LDAP) server and can be shared by Moodle and Asterisk.Este trabalho permitiu o estudo da arquitectura de software de um pacote PBX VoIP (Asterisk) e de um pacote de E-learning (Moodle). Tendo como objectivo permitir o acesso a plataformas de E-Learning através de terminais VoIP em geral e SIP em particular, foi desenvolvido um sistema que permite a interligação de um pacote de E-Learning com um pacote VOIP. Esta interligação é feita mantendo os dois sistemas a funcionar autonomamente, em máquinas distintas. A partir do Moodle é possível participar em diálogos e conferências audiovisuais com outros utilizadores através do protocolo SIP. Os professores utilizam este sistema através da inclusão de uma actividade, no Moodle, que permite a comunicação entre os diversos intervenientes, com áudio sob o protocolo SIP. A variedade de formatos vídeo disponibilizados pelo Asterisk é limitada. Para além disso, como o vídeo e o áudio são mantidos em cheiros diferentes há problemas de sincronismo. Por este facto, a utilização de vídeo na plataforma desenvolvida está bastante condicionada. Na plataforma de E-learning, Moodle estão armazenados diversos conteúdos que podem ser acedidos através do site Web bem como através do servidor Asterisk. O sistema disponibiliza o acesso em diferido às sessões armazenadas, aos cheiros de som a partir de duas interfaces diferentes: acesso Web via Moodle e softphone a partir do Asterisk. Os utilizadores registados no Moodle, podem utilizar os seus nomes/extensões e palavras passe, para se autenticarem no Asterisk, através de um servidor LDAP.Macedo, JoaquimUniversidade do MinhoBigas, Júlio Manuel de Carvalho2009-12-172009-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11384porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:34.454290Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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