Contributo para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma ISO 9001:2008
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/20594 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
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Contributo para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma ISO 9001:2008CertificaçãoISO 9001Sistemas de gestão da qualidadeQualidadeCertificationQuality management systemsQuality658.56Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialA presente dissertação apresenta o trabalho desenvolvido em ambiente industrial no âmbito do projeto do segundo semestre do quinto ano de Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, tendo como principal objetivo contribuir e estudar o desenvolvimento da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma ISO 9001:2008 na organização SIMSEG – Componentes para Motores, Lda. A qualidade e a satisfação dos clientes, reunidas através de um sistema de gestão eficiente onde a organização se foca nos seus clientes, produzindo de acordo com os seus requisitos, tornaram-se uma forma de diferenciação dos restantes concorrentes e uma forma de posicionamento no mercado. Com cada vez mais seguidores, a implementação do sistema de gestão da qualidade deve ter como impulsionador a gestão de topo da organização, que por sua vez toma esta decisão com base em motivações, podendo estas ser de origem interna ou externa, como por exemplo a melhoria interna da organização a nível de desempenho ou a pressão do mercado, respetivamente. Na partida para esta nova forma de gestão são esperados benefícios também eles de diferentes origens – internos, externos ou ambos. No estudo desenvolvido é descrito o planeamento do sistema de gestão da qualidade, a sua implementação, os estudos realizados com o intuito de diminuir os desperdícios da organização e os resultados do processo. Pode-se constatar que no que respeita aos benefícios e dificuldades sentidas, a organização segue os padrões já observados noutras organizações. No decorrer do processo que envolve a implementação do sistema de gestão da qualidade são percetíveis diferentes benefícios para a organização, melhorando o seu desempenho a nível de operações e de comunicação com os seus clientes. Todavia, da mesma forma são sentidas dificuldades, associadas à mudança de mentalidades, à responsabilização e envolvimento dos colaboradores. O sistema de gestão da qualidade potencia a evolução das organizações, contudo os seus colaboradores devem “remar” todos para um objetivo comum.This dissertation presents the work in an industrial environment under the project in the second half of the fifth year of Master degree in Industrial Engineering and Management, with the primary objective to contribute to study the development and implementation of a Quality Management System according to standard ISO 9001:2008 organization SIMSEG – Componentes para Motores, Lda. The quality and customer satisfaction, collected through a system of efficient management where the organization focuses on its clients, producing according to their requirements, have become a form of differentiation from other competitors and a form of market positioning. With more followers, the implementation of the quality management system must have the booster top management of the organization, which in turn makes this decision based on reasons, which may be internal or external source, such as improving internal organization in terms of performance or market pressure, respectively. In starting this new form of management they too are expected benefits from different sources - internal, external or both. In the study described the planning of the quality management system, its implementation, studies aiming to reduce the waste of the organization and the results of the process. It is evident that with regard to the benefits and difficulties, the organization follows the patterns already observed in other organizations. During the process that involves the implementation of quality management system are noticeable different benefits to the organization, improving its performance in terms of operations and communication with their customers. However, as experienced difficulties are associated with the change in attitude, accountability and employee involvement. The quality management system enhances the evolution of organizations, yet their employees should be "rowing" all for one common goal.Sampaio, PauloUniversidade do MinhoDias, Sílvia Manuela Meireles20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:19.825462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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