A influência dos jogos interativos no cotidiano de uma criança com deficiência múltipla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valim, Andréa Andriola
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/43332
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_a391da3c49729533ca9f226be1138bfe
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43332
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos jogos interativos no cotidiano de uma criança com deficiência múltiplaThe influence of interactive games in everyday life of a child with multiple disabilitiesInclusãoAtendimento educacional especializadoJogos interativosInclusionSpecialized educational serviceInteractive gamesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)Esta dissertação ancora-se no interesse e necessidade de aprofundar conhecimentos no sentido de aprimorar a prática docente, refletindo sobre a utilização dos jogos interativos como recursos educativos para o desenvolvimento de alunos com deficiência. O problema de investigação: como contribuem os jogos interativos para o desenvolvimento de uma aluna com deficiência múltipla, na sala de recursos multifuncional no Atendimento Educacional Especializado de uma escola pública da rede estadual de ensino de São Francisco de Paula_ RS? O enquadramento teórico desta pesquisa analisa os seguintes aspectos: abordagem das temáticas sobre as pessoas com necessidades educativas especiais; legislação do Ministério da Educação Brasileiro relativamente à inclusão; Atendimento Educacional Especializado; uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, e das Tecnologias Assistivas; importância do jogo e da utilização dos jogos interativos; deficiência mental e múltipla. Esta pesquisa é de cunho exploratório, descritivo e explicativo, com base no estudo de caso de uma aluna com deficiência múltipla (mental e física). Como instrumentos da recolha de dados utilizaram-se os seguintes: questionário, entrevista, intervenção, documentação, anotações sobre as atividades com a aluna. Conclui-se que os objetivos foram alcançados e o problema de pesquisa respondido: é possível obtermos resultados favoráveis com alunos com deficiência múltipla, explorando o potencial dos recursos tecnológicos e dos jogos interativos, que podem contribuir nesse sentido, desde que bem trabalhados pelo professor. Nesta pesquisa evidenciaram-se avanços no desenvolvimento cognitivo, de percepção visual e tátil, de concentração, de interesse por atividades no computador, bem como nas atividades do cotidiano em que se focou e, ainda, na coordenação motora, na autoestima e na autoconfiança.This dissertation was anchored in the interest and need to increase knowledge in order to improve teaching practice, reflecting on the use of interactive games as educational resources for the development of students with disabilities. The research problem: how can interactive games contribute to the development of a student with multiple disabilities, in the multipurpose room features the Specialized Educational Service of a public state school of São Francisco de Paula - RS teaching? The theoretical framework of this research examines the following aspects: the thematic approach to people with special needs; law of the Brazilian Ministry of Education regarding the inclusion; Specialized Educational Service; use of Information and Communication Technologies, and of Assistive Technologies; importance of the game and the use of interactive games; mental and multiple disabilities. This research is exploratory, descriptive and explanatory nature, based on the case study of a student with multiple disabilities (mental and physical). As data collection instruments were used the questionnaire, interview, intervention, documentation, notes on the activities with the student. It was concluded that the objectives have been met and answered research problem: We can obtain favorable results with students with multiple disabilities, exploring the potential of technological resources and interactive games, which can contribute to this, if well worked by the teacher. In this research it was demonstrated advances in cognitive, visual and tactile perception, concentration, interest in computer activities, as well as in daily activities that are focused and also in motor coordination, self-esteem and self-confidence.Osório, António JoséFalavigna, GladisUniversidade do MinhoValim, Andréa Andriola20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43332por201250667info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:31.429008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos jogos interativos no cotidiano de uma criança com deficiência múltipla
The influence of interactive games in everyday life of a child with multiple disabilities
title A influência dos jogos interativos no cotidiano de uma criança com deficiência múltipla
spellingShingle A influência dos jogos interativos no cotidiano de uma criança com deficiência múltipla
Valim, Andréa Andriola
Inclusão
Atendimento educacional especializado
Jogos interativos
Inclusion
Specialized educational service
Interactive games
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A influência dos jogos interativos no cotidiano de uma criança com deficiência múltipla
title_full A influência dos jogos interativos no cotidiano de uma criança com deficiência múltipla
title_fullStr A influência dos jogos interativos no cotidiano de uma criança com deficiência múltipla
title_full_unstemmed A influência dos jogos interativos no cotidiano de uma criança com deficiência múltipla
title_sort A influência dos jogos interativos no cotidiano de uma criança com deficiência múltipla
author Valim, Andréa Andriola
author_facet Valim, Andréa Andriola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, António José
Falavigna, Gladis
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Valim, Andréa Andriola
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Atendimento educacional especializado
Jogos interativos
Inclusion
Specialized educational service
Interactive games
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Inclusão
Atendimento educacional especializado
Jogos interativos
Inclusion
Specialized educational service
Interactive games
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/43332
url http://hdl.handle.net/1822/43332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201250667
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132668387917824