Otimização dos circuitos de distribuição milk-run numa empresa do sector automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14225 |
Resumo: | Nos dias de hoje, a competição paralela entre as empresas e os clientes muito meticulosos, torna o mundo empresarial mais exigente. A presente dissertação, surge com o intuito de criar um modelo de roteamento capaz de definir as rotas de distribuição, otimizando o conjunto das mesmas. Associado a estas, muitas vezes uma má distribuição, é geralmente despendido tempo e recursos desnecessários às empresas. Desenvolvida num ambiente empresarial do sector automóvel, e de forma a melhorar todo o processo dos circuitos milk-run, foi criada uma ferramenta de apoio à decisão, alicerçada num modelo matemático de programação inteira, para as rotas do edifício de montagem manual. A ferramenta de apoio à decisão, utilizou dados de planos de produção referentes a Julho e Agosto de 2018, sendo resolvido o cálculo do modelo matemático no software IBM ILOG CPLEX 12.0.8. Para este período, foi testado um modelo matemático com foco na minimização do número de veículos, demonstrando que o mesmo otimizava o conjunto de milk-runs no parque de produção, mas não otimizava o roteamento. De forma a obter melhores resultados, foi modificada a função objetivo do modelo matemático, de forma a conjugar o roteamento de veículos com a minimização do tempo de ciclo dos comboios logísticos, garantindo a minimização do número de veículos. Assim, obtendo o melhor dos dois “mundos”, foi possível otimizar a quantidade de veículos necessários em dois para o transporte de placas, eliminando custos à empresa no que concerne a contratações, compra e manutenção de veículos e eliminar qualquer tipo de paragem de linhas por falta de abastecimento devido a atrasos no abastecimento. Foram ainda criadas ilustrações das rotas realizadas por cada milk-run. Em suma, a ferramenta de apoio à decisão criada demonstrou ser eficiente apresentando melhorias face à sistemática existente. |
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Otimização dos circuitos de distribuição milk-run numa empresa do sector automóvelMilk-runRoteamentoVRP e as suas variantesDistribuiçãoModelo de apoio à decisãoMilk-runRoutingVRP and its variantsDistributionDecision support modelNos dias de hoje, a competição paralela entre as empresas e os clientes muito meticulosos, torna o mundo empresarial mais exigente. A presente dissertação, surge com o intuito de criar um modelo de roteamento capaz de definir as rotas de distribuição, otimizando o conjunto das mesmas. Associado a estas, muitas vezes uma má distribuição, é geralmente despendido tempo e recursos desnecessários às empresas. Desenvolvida num ambiente empresarial do sector automóvel, e de forma a melhorar todo o processo dos circuitos milk-run, foi criada uma ferramenta de apoio à decisão, alicerçada num modelo matemático de programação inteira, para as rotas do edifício de montagem manual. A ferramenta de apoio à decisão, utilizou dados de planos de produção referentes a Julho e Agosto de 2018, sendo resolvido o cálculo do modelo matemático no software IBM ILOG CPLEX 12.0.8. Para este período, foi testado um modelo matemático com foco na minimização do número de veículos, demonstrando que o mesmo otimizava o conjunto de milk-runs no parque de produção, mas não otimizava o roteamento. De forma a obter melhores resultados, foi modificada a função objetivo do modelo matemático, de forma a conjugar o roteamento de veículos com a minimização do tempo de ciclo dos comboios logísticos, garantindo a minimização do número de veículos. Assim, obtendo o melhor dos dois “mundos”, foi possível otimizar a quantidade de veículos necessários em dois para o transporte de placas, eliminando custos à empresa no que concerne a contratações, compra e manutenção de veículos e eliminar qualquer tipo de paragem de linhas por falta de abastecimento devido a atrasos no abastecimento. Foram ainda criadas ilustrações das rotas realizadas por cada milk-run. Em suma, a ferramenta de apoio à decisão criada demonstrou ser eficiente apresentando melhorias face à sistemática existente.Nowadays, the parallel competition between companies and meticulous customers, makes the business world more demanding. The present thesis aims to create a routing model capable of defining and optimizing the distribution routes. The poor distribution usually associated with these causes the loss of time and necessary resources to the companies. Developed in a corporative environment in the automotive sector, and in order to improve the entire process of the milk-run circuits, a decision-support tool, based on a mathematical model of integer programming, was created for the routes of the manual assembly building. The decision support tool used production plans data for July and August 2018, solving the mathematical model calculation in IBM ILOG CPLEX 12.0.8 software. During this period of time, a mathematical model was tested focusing on minimizing the number of vehicles. This mathematical model optimized the set of milk-runs in the production park, but did not optimize the routing. In order to obtain better results, the objective function of the mathematical model was modified, in order to combine the routing of vehicles with the minimization of the logistics trains cycle time, ensuring the number of vehicles minimization. Thus, it was possible to optimize the number of vehicles needed for the transport of plates, eliminating costs to the company regarding to hiring, purchase and maintenance of vehicles and eliminate any kind of line stop due to lack of supply caused by delays in supply. Illustrations of the routes performed by each milk-run were also created. In conclusion, the developed decision support tool proved to be efficient and presented improvements in relation to the existing systematic.Pereira, Maria Teresa RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Silvana Raquel Barbosa e2021-11-20T01:30:24Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14225TID:202167046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:56:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:03.066263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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