Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria João
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/662
Resumo: O texto que se apresenta reporta-se a um estudo de caso no domínio da formação contínua de professores em ambiente de e-learning tendo por base o “caso” do Curso EASIC – Ensinar e Aprender na Sociedade da Informação e Comunicação, uma iniciativa de formação englobando uma componente presencial e uma outra componente a distância, recorrendo à Internet. O curso é apresentado nas suas múltiplas vertentes  enquadramento institucional, área temática, estrutura da componente a distância e da componente presencial, princípios pedagógicos subjacentes  quer em termos de concepção quer em termos de implementação do mesmo. Parte-se de uma diversidade de fontes de recolha de informação  documentos de natureza diversas, entrevistas, notas de campo, registos automáticos de dados, documentos electrónicos, auscultação de opiniões e entrevistas aos participantes  para, cruzando a informação proveniente de diferentes fontes e recolhida com diferentes instrumentos, se descrever e discutir o caso do curso EASIC. As evidências resultantes deste estudo de caso apontam aspectos diferenciados em relação aos potenciais formandos receptivos a este tipo de formação, dão indicações sobre múltiplas vertentes relacionadas com as condições de utilização da Internet e de acesso ao website do curso EASIC e sugerem alguns aspectos a levar em linha de conta no desenho de situações de formação em moldes similares às do curso EASIC.
id RCAP_a3b1e87762131fee73fe64390a9feb9f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/662
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de casoO texto que se apresenta reporta-se a um estudo de caso no domínio da formação contínua de professores em ambiente de e-learning tendo por base o “caso” do Curso EASIC – Ensinar e Aprender na Sociedade da Informação e Comunicação, uma iniciativa de formação englobando uma componente presencial e uma outra componente a distância, recorrendo à Internet. O curso é apresentado nas suas múltiplas vertentes  enquadramento institucional, área temática, estrutura da componente a distância e da componente presencial, princípios pedagógicos subjacentes  quer em termos de concepção quer em termos de implementação do mesmo. Parte-se de uma diversidade de fontes de recolha de informação  documentos de natureza diversas, entrevistas, notas de campo, registos automáticos de dados, documentos electrónicos, auscultação de opiniões e entrevistas aos participantes  para, cruzando a informação proveniente de diferentes fontes e recolhida com diferentes instrumentos, se descrever e discutir o caso do curso EASIC. As evidências resultantes deste estudo de caso apontam aspectos diferenciados em relação aos potenciais formandos receptivos a este tipo de formação, dão indicações sobre múltiplas vertentes relacionadas com as condições de utilização da Internet e de acesso ao website do curso EASIC e sugerem alguns aspectos a levar em linha de conta no desenho de situações de formação em moldes similares às do curso EASIC.Universidade do MinhoGomes, Maria João20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/662por“Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación”. ISSN 1138-1663. 8:10 (2003) 2086-2099.1138-1663info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:20ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso
title Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso
spellingShingle Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso
Gomes, Maria João
title_short Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso
title_full Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso
title_fullStr Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso
title_full_unstemmed Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso
title_sort Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso
author Gomes, Maria João
author_facet Gomes, Maria João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria João
description O texto que se apresenta reporta-se a um estudo de caso no domínio da formação contínua de professores em ambiente de e-learning tendo por base o “caso” do Curso EASIC – Ensinar e Aprender na Sociedade da Informação e Comunicação, uma iniciativa de formação englobando uma componente presencial e uma outra componente a distância, recorrendo à Internet. O curso é apresentado nas suas múltiplas vertentes  enquadramento institucional, área temática, estrutura da componente a distância e da componente presencial, princípios pedagógicos subjacentes  quer em termos de concepção quer em termos de implementação do mesmo. Parte-se de uma diversidade de fontes de recolha de informação  documentos de natureza diversas, entrevistas, notas de campo, registos automáticos de dados, documentos electrónicos, auscultação de opiniões e entrevistas aos participantes  para, cruzando a informação proveniente de diferentes fontes e recolhida com diferentes instrumentos, se descrever e discutir o caso do curso EASIC. As evidências resultantes deste estudo de caso apontam aspectos diferenciados em relação aos potenciais formandos receptivos a este tipo de formação, dão indicações sobre múltiplas vertentes relacionadas com as condições de utilização da Internet e de acesso ao website do curso EASIC e sugerem alguns aspectos a levar em linha de conta no desenho de situações de formação em moldes similares às do curso EASIC.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/662
url http://hdl.handle.net/1822/662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación”. ISSN 1138-1663. 8:10 (2003) 2086-2099.
1138-1663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303753409429504