Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/662 |
Resumo: | O texto que se apresenta reporta-se a um estudo de caso no domínio da formação contínua de professores em ambiente de e-learning tendo por base o “caso” do Curso EASIC – Ensinar e Aprender na Sociedade da Informação e Comunicação, uma iniciativa de formação englobando uma componente presencial e uma outra componente a distância, recorrendo à Internet. O curso é apresentado nas suas múltiplas vertentes enquadramento institucional, área temática, estrutura da componente a distância e da componente presencial, princípios pedagógicos subjacentes quer em termos de concepção quer em termos de implementação do mesmo. Parte-se de uma diversidade de fontes de recolha de informação documentos de natureza diversas, entrevistas, notas de campo, registos automáticos de dados, documentos electrónicos, auscultação de opiniões e entrevistas aos participantes para, cruzando a informação proveniente de diferentes fontes e recolhida com diferentes instrumentos, se descrever e discutir o caso do curso EASIC. As evidências resultantes deste estudo de caso apontam aspectos diferenciados em relação aos potenciais formandos receptivos a este tipo de formação, dão indicações sobre múltiplas vertentes relacionadas com as condições de utilização da Internet e de acesso ao website do curso EASIC e sugerem alguns aspectos a levar em linha de conta no desenho de situações de formação em moldes similares às do curso EASIC. |
id |
RCAP_a3b1e87762131fee73fe64390a9feb9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/662 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de casoO texto que se apresenta reporta-se a um estudo de caso no domínio da formação contínua de professores em ambiente de e-learning tendo por base o “caso” do Curso EASIC – Ensinar e Aprender na Sociedade da Informação e Comunicação, uma iniciativa de formação englobando uma componente presencial e uma outra componente a distância, recorrendo à Internet. O curso é apresentado nas suas múltiplas vertentes enquadramento institucional, área temática, estrutura da componente a distância e da componente presencial, princípios pedagógicos subjacentes quer em termos de concepção quer em termos de implementação do mesmo. Parte-se de uma diversidade de fontes de recolha de informação documentos de natureza diversas, entrevistas, notas de campo, registos automáticos de dados, documentos electrónicos, auscultação de opiniões e entrevistas aos participantes para, cruzando a informação proveniente de diferentes fontes e recolhida com diferentes instrumentos, se descrever e discutir o caso do curso EASIC. As evidências resultantes deste estudo de caso apontam aspectos diferenciados em relação aos potenciais formandos receptivos a este tipo de formação, dão indicações sobre múltiplas vertentes relacionadas com as condições de utilização da Internet e de acesso ao website do curso EASIC e sugerem alguns aspectos a levar em linha de conta no desenho de situações de formação em moldes similares às do curso EASIC.Universidade do MinhoGomes, Maria João20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/662por“Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación”. ISSN 1138-1663. 8:10 (2003) 2086-2099.1138-1663info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:20ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso |
title |
Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso |
spellingShingle |
Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso Gomes, Maria João |
title_short |
Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso |
title_full |
Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso |
title_fullStr |
Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso |
title_sort |
Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso |
author |
Gomes, Maria João |
author_facet |
Gomes, Maria João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Maria João |
description |
O texto que se apresenta reporta-se a um estudo de caso no domínio da formação contínua de professores em ambiente de e-learning tendo por base o “caso” do Curso EASIC – Ensinar e Aprender na Sociedade da Informação e Comunicação, uma iniciativa de formação englobando uma componente presencial e uma outra componente a distância, recorrendo à Internet. O curso é apresentado nas suas múltiplas vertentes enquadramento institucional, área temática, estrutura da componente a distância e da componente presencial, princípios pedagógicos subjacentes quer em termos de concepção quer em termos de implementação do mesmo. Parte-se de uma diversidade de fontes de recolha de informação documentos de natureza diversas, entrevistas, notas de campo, registos automáticos de dados, documentos electrónicos, auscultação de opiniões e entrevistas aos participantes para, cruzando a informação proveniente de diferentes fontes e recolhida com diferentes instrumentos, se descrever e discutir o caso do curso EASIC. As evidências resultantes deste estudo de caso apontam aspectos diferenciados em relação aos potenciais formandos receptivos a este tipo de formação, dão indicações sobre múltiplas vertentes relacionadas com as condições de utilização da Internet e de acesso ao website do curso EASIC e sugerem alguns aspectos a levar em linha de conta no desenho de situações de formação em moldes similares às do curso EASIC. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/662 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
“Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación”. ISSN 1138-1663. 8:10 (2003) 2086-2099. 1138-1663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303753409429504 |