O Impacto de um Programa de Aprendizagem Socioemocional na Ansiedade aos Exames em Alunos de Ensino Secund?rio: estudo preliminar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Fabiana Fontinha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lemos, Laura (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1297
Resumo: Introdu??o: A ansiedade aos exames no contexto educativo ? um fen?meno que tem merecido a aten??o da comunidade cient?fica pela influ?ncia que tem no desempenho escolar dos estudantes. Uma das estrat?gias que tem procurado dar resposta ? problem?tica da gest?o emocional dos alunos no ensino b?sico e secund?rio em Portugal, como noutros pa?ses, tem sido a implementa??o de programas de aprendizagem socioemocional nas escolas. Objetivos: O principal objetivo desta investiga??o ? avaliar a efic?cia de uma vers?o adaptada do MindUp, um programa de aprendizagem socio emocional baseado em Mindfulness, numa turma do ensino secund?rio. S?o objetivos espec?ficos i) estudar a exist?ncia de diferen?a na vari?vel de ansiedade em dois momentos - pr? e p?s interven??o; ii) verificar a exist?ncia de diferen?a na vari?vel ansiedade entre o grupo interven??o e o grupo de compara??o em ambos os momentos ? pr? e p?s interven??o ? para poder concluir se uma eventual diferen?a pode ser atribu?da ? implementa??o da vers?o adaptada do programa MindUp. Metodologia: A amostra deste estudo ? composta por 33 sujeitos com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos. Dos sujeitos selecionados, 17 foram alvo da implementa??o do programa MindUp (grupo de interven??o) e os outros 16 n?o sofreram nenhum tipo de interven??o (grupo de compara??o). A totalidade da amostra foi avaliada antes e depois da implementa??o do programa, atrav?s dos seguintes instrumentos de avalia??o: Question?rio Sociodemogr?fico, EADS21 ? Escala de Avalia??o de Ansiedade, depress?o e Stress, CAMM - Child and Adolescent Mindfulness Measure, Escala de Esperan?a e PANAS - Positive and Negative Affect Schedule. Resultados: Os resultados n?o mostram uma diferen?a significativa nas vari?veis de ansiedade e stress entre o grupo de compara??o e o grupo de interven??o, ap?s a implementa??o da vers?o do programa MindUp. Apesar dos resultados n?o serem os esperados, ? de salientar a exist?ncia de correla??es negativas entre as compet?ncias de mindfulness e as vari?veis ansiedade e afetos negativos. Conclus?o: Os resultados obtidos sugerem que o per?odo de implementa??o do programa e/ou o n?mero de sess?es realizadas podem n?o ter sido suficientes para alcan?ar uma diferen?a significativa entre os grupos em estudo na vari?vel ansiedade. No entanto, ser? de sublinhar que na avalia??o p?s-interven??o, a ansiedade se correlaciona negativamente com as compet?ncias de Mindfulness. / Context: Exam anxiety in the educational context is a phenomenon that has deserved the attention of the scientific community due to the influence it has on students? academic performance. One of the strategies that has sought to respond to the problem of emotional management of students in primary and secondary education in Portugal, as in other countries, has been the implementation of socio emotional learning programs in schools. Goals: The main objective of this investigation is to evaluate the effectiveness of an adapted version of MindUp, a social emotional learning program based on mindfulness, in a high school class. The specific objectives are: i) to study the existence of difference in anxiety variable at two moments ? pre and post intervention; ii) to verify the existence of difference in the anxiety variable between the intervention group and the comparison group at both times ? pre and post intervention ? in order to conclude whether any eventual difference can be attributed to the implementation of the adapted version of the MjndUp program. Method: The sample of this study consist of 33 subjects aged between 17 and 20 years old. Of the selected subjects, 17 were targeted by the implementation of the MindUp program (intervention group) and the other 16 did not undergo any type of intervention (comparison group). The entire sample was assessed before and after the implementation of the program, using the following assessment instruments: Sociodemographic Questionnaire, EADS21 ? Anxiety, Depression and Stress Assessment Scale, CAMM ? Child and Adolescent Mindfulness Measure, Hope Scale and PANNAS ? Positive and Negative Affect Schedule. Results: The results do not show a significant difference in the anxiety and stress variables between the comparison group and the intervention group after the implementation of the MindUp program version. Although the results were not as expected, it is worth noting the existence of negative correlations between mindfulness skills and the variables of anxiety and negative affect. Conclusion: The results obtained suggest that the period of implementation of the program and/or the number of sessions performed may not have been sufficient to achieve a significant difference between the groups under study in the anxiety variable. However, it should be underlined that in the post-intervention assessment, anxiety correlates negatively with Mindfulness skills.
id RCAP_a3be0242ae964372fa06f4d690265aac
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Impacto de um Programa de Aprendizagem Socioemocional na Ansiedade aos Exames em Alunos de Ensino Secund?rio: estudo preliminarAnsiedade - AnxietyEscola - SchoolAdolescentes - AdolescentsMindfulness - MindfulnessMindUp - MindUpAprendizagem socioemocional - Social and emotional learningIntrodu??o: A ansiedade aos exames no contexto educativo ? um fen?meno que tem merecido a aten??o da comunidade cient?fica pela influ?ncia que tem no desempenho escolar dos estudantes. Uma das estrat?gias que tem procurado dar resposta ? problem?tica da gest?o emocional dos alunos no ensino b?sico e secund?rio em Portugal, como noutros pa?ses, tem sido a implementa??o de programas de aprendizagem socioemocional nas escolas. Objetivos: O principal objetivo desta investiga??o ? avaliar a efic?cia de uma vers?o adaptada do MindUp, um programa de aprendizagem socio emocional baseado em Mindfulness, numa turma do ensino secund?rio. S?o objetivos espec?ficos i) estudar a exist?ncia de diferen?a na vari?vel de ansiedade em dois momentos - pr? e p?s interven??o; ii) verificar a exist?ncia de diferen?a na vari?vel ansiedade entre o grupo interven??o e o grupo de compara??o em ambos os momentos ? pr? e p?s interven??o ? para poder concluir se uma eventual diferen?a pode ser atribu?da ? implementa??o da vers?o adaptada do programa MindUp. Metodologia: A amostra deste estudo ? composta por 33 sujeitos com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos. Dos sujeitos selecionados, 17 foram alvo da implementa??o do programa MindUp (grupo de interven??o) e os outros 16 n?o sofreram nenhum tipo de interven??o (grupo de compara??o). A totalidade da amostra foi avaliada antes e depois da implementa??o do programa, atrav?s dos seguintes instrumentos de avalia??o: Question?rio Sociodemogr?fico, EADS21 ? Escala de Avalia??o de Ansiedade, depress?o e Stress, CAMM - Child and Adolescent Mindfulness Measure, Escala de Esperan?a e PANAS - Positive and Negative Affect Schedule. Resultados: Os resultados n?o mostram uma diferen?a significativa nas vari?veis de ansiedade e stress entre o grupo de compara??o e o grupo de interven??o, ap?s a implementa??o da vers?o do programa MindUp. Apesar dos resultados n?o serem os esperados, ? de salientar a exist?ncia de correla??es negativas entre as compet?ncias de mindfulness e as vari?veis ansiedade e afetos negativos. Conclus?o: Os resultados obtidos sugerem que o per?odo de implementa??o do programa e/ou o n?mero de sess?es realizadas podem n?o ter sido suficientes para alcan?ar uma diferen?a significativa entre os grupos em estudo na vari?vel ansiedade. No entanto, ser? de sublinhar que na avalia??o p?s-interven??o, a ansiedade se correlaciona negativamente com as compet?ncias de Mindfulness. / Context: Exam anxiety in the educational context is a phenomenon that has deserved the attention of the scientific community due to the influence it has on students? academic performance. One of the strategies that has sought to respond to the problem of emotional management of students in primary and secondary education in Portugal, as in other countries, has been the implementation of socio emotional learning programs in schools. Goals: The main objective of this investigation is to evaluate the effectiveness of an adapted version of MindUp, a social emotional learning program based on mindfulness, in a high school class. The specific objectives are: i) to study the existence of difference in anxiety variable at two moments ? pre and post intervention; ii) to verify the existence of difference in the anxiety variable between the intervention group and the comparison group at both times ? pre and post intervention ? in order to conclude whether any eventual difference can be attributed to the implementation of the adapted version of the MjndUp program. Method: The sample of this study consist of 33 subjects aged between 17 and 20 years old. Of the selected subjects, 17 were targeted by the implementation of the MindUp program (intervention group) and the other 16 did not undergo any type of intervention (comparison group). The entire sample was assessed before and after the implementation of the program, using the following assessment instruments: Sociodemographic Questionnaire, EADS21 ? Anxiety, Depression and Stress Assessment Scale, CAMM ? Child and Adolescent Mindfulness Measure, Hope Scale and PANNAS ? Positive and Negative Affect Schedule. Results: The results do not show a significant difference in the anxiety and stress variables between the comparison group and the intervention group after the implementation of the MindUp program version. Although the results were not as expected, it is worth noting the existence of negative correlations between mindfulness skills and the variables of anxiety and negative affect. Conclusion: The results obtained suggest that the period of implementation of the program and/or the number of sessions performed may not have been sufficient to achieve a significant difference between the groups under study in the anxiety variable. However, it should be underlined that in the post-intervention assessment, anxiety correlates negatively with Mindfulness skills.ISMT2021-11-17T16:27:28Z2021-11-172021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1297TID:202785157porhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1297Guedes, Fabiana FontinhaLemos, Laura (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:44Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:16.696366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Impacto de um Programa de Aprendizagem Socioemocional na Ansiedade aos Exames em Alunos de Ensino Secund?rio: estudo preliminar
title O Impacto de um Programa de Aprendizagem Socioemocional na Ansiedade aos Exames em Alunos de Ensino Secund?rio: estudo preliminar
spellingShingle O Impacto de um Programa de Aprendizagem Socioemocional na Ansiedade aos Exames em Alunos de Ensino Secund?rio: estudo preliminar
Guedes, Fabiana Fontinha
Ansiedade - Anxiety
Escola - School
Adolescentes - Adolescents
Mindfulness - Mindfulness
MindUp - MindUp
Aprendizagem socioemocional - Social and emotional learning
title_short O Impacto de um Programa de Aprendizagem Socioemocional na Ansiedade aos Exames em Alunos de Ensino Secund?rio: estudo preliminar
title_full O Impacto de um Programa de Aprendizagem Socioemocional na Ansiedade aos Exames em Alunos de Ensino Secund?rio: estudo preliminar
title_fullStr O Impacto de um Programa de Aprendizagem Socioemocional na Ansiedade aos Exames em Alunos de Ensino Secund?rio: estudo preliminar
title_full_unstemmed O Impacto de um Programa de Aprendizagem Socioemocional na Ansiedade aos Exames em Alunos de Ensino Secund?rio: estudo preliminar
title_sort O Impacto de um Programa de Aprendizagem Socioemocional na Ansiedade aos Exames em Alunos de Ensino Secund?rio: estudo preliminar
author Guedes, Fabiana Fontinha
author_facet Guedes, Fabiana Fontinha
Lemos, Laura (Orientadora)
author_role author
author2 Lemos, Laura (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Fabiana Fontinha
Lemos, Laura (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade - Anxiety
Escola - School
Adolescentes - Adolescents
Mindfulness - Mindfulness
MindUp - MindUp
Aprendizagem socioemocional - Social and emotional learning
topic Ansiedade - Anxiety
Escola - School
Adolescentes - Adolescents
Mindfulness - Mindfulness
MindUp - MindUp
Aprendizagem socioemocional - Social and emotional learning
description Introdu??o: A ansiedade aos exames no contexto educativo ? um fen?meno que tem merecido a aten??o da comunidade cient?fica pela influ?ncia que tem no desempenho escolar dos estudantes. Uma das estrat?gias que tem procurado dar resposta ? problem?tica da gest?o emocional dos alunos no ensino b?sico e secund?rio em Portugal, como noutros pa?ses, tem sido a implementa??o de programas de aprendizagem socioemocional nas escolas. Objetivos: O principal objetivo desta investiga??o ? avaliar a efic?cia de uma vers?o adaptada do MindUp, um programa de aprendizagem socio emocional baseado em Mindfulness, numa turma do ensino secund?rio. S?o objetivos espec?ficos i) estudar a exist?ncia de diferen?a na vari?vel de ansiedade em dois momentos - pr? e p?s interven??o; ii) verificar a exist?ncia de diferen?a na vari?vel ansiedade entre o grupo interven??o e o grupo de compara??o em ambos os momentos ? pr? e p?s interven??o ? para poder concluir se uma eventual diferen?a pode ser atribu?da ? implementa??o da vers?o adaptada do programa MindUp. Metodologia: A amostra deste estudo ? composta por 33 sujeitos com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos. Dos sujeitos selecionados, 17 foram alvo da implementa??o do programa MindUp (grupo de interven??o) e os outros 16 n?o sofreram nenhum tipo de interven??o (grupo de compara??o). A totalidade da amostra foi avaliada antes e depois da implementa??o do programa, atrav?s dos seguintes instrumentos de avalia??o: Question?rio Sociodemogr?fico, EADS21 ? Escala de Avalia??o de Ansiedade, depress?o e Stress, CAMM - Child and Adolescent Mindfulness Measure, Escala de Esperan?a e PANAS - Positive and Negative Affect Schedule. Resultados: Os resultados n?o mostram uma diferen?a significativa nas vari?veis de ansiedade e stress entre o grupo de compara??o e o grupo de interven??o, ap?s a implementa??o da vers?o do programa MindUp. Apesar dos resultados n?o serem os esperados, ? de salientar a exist?ncia de correla??es negativas entre as compet?ncias de mindfulness e as vari?veis ansiedade e afetos negativos. Conclus?o: Os resultados obtidos sugerem que o per?odo de implementa??o do programa e/ou o n?mero de sess?es realizadas podem n?o ter sido suficientes para alcan?ar uma diferen?a significativa entre os grupos em estudo na vari?vel ansiedade. No entanto, ser? de sublinhar que na avalia??o p?s-interven??o, a ansiedade se correlaciona negativamente com as compet?ncias de Mindfulness. / Context: Exam anxiety in the educational context is a phenomenon that has deserved the attention of the scientific community due to the influence it has on students? academic performance. One of the strategies that has sought to respond to the problem of emotional management of students in primary and secondary education in Portugal, as in other countries, has been the implementation of socio emotional learning programs in schools. Goals: The main objective of this investigation is to evaluate the effectiveness of an adapted version of MindUp, a social emotional learning program based on mindfulness, in a high school class. The specific objectives are: i) to study the existence of difference in anxiety variable at two moments ? pre and post intervention; ii) to verify the existence of difference in the anxiety variable between the intervention group and the comparison group at both times ? pre and post intervention ? in order to conclude whether any eventual difference can be attributed to the implementation of the adapted version of the MjndUp program. Method: The sample of this study consist of 33 subjects aged between 17 and 20 years old. Of the selected subjects, 17 were targeted by the implementation of the MindUp program (intervention group) and the other 16 did not undergo any type of intervention (comparison group). The entire sample was assessed before and after the implementation of the program, using the following assessment instruments: Sociodemographic Questionnaire, EADS21 ? Anxiety, Depression and Stress Assessment Scale, CAMM ? Child and Adolescent Mindfulness Measure, Hope Scale and PANNAS ? Positive and Negative Affect Schedule. Results: The results do not show a significant difference in the anxiety and stress variables between the comparison group and the intervention group after the implementation of the MindUp program version. Although the results were not as expected, it is worth noting the existence of negative correlations between mindfulness skills and the variables of anxiety and negative affect. Conclusion: The results obtained suggest that the period of implementation of the program and/or the number of sessions performed may not have been sufficient to achieve a significant difference between the groups under study in the anxiety variable. However, it should be underlined that in the post-intervention assessment, anxiety correlates negatively with Mindfulness skills.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-17T16:27:28Z
2021-11-17
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1297
TID:202785157
url http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1297
identifier_str_mv TID:202785157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1297
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136430883078144