Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sofia, Ana Rita Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16023
Resumo: (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri.)
id RCAP_a3c7ea7973eb63f04664c5205d4ddce3
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16023
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso BookingBookingConfiança onlineConsumer Generated MediaTrust building modelOnline trustGestão(Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri.)No decorrer de vários anos, as empresas sofreram transformações na forma como atuam e divulgam os seus produtos e serviços, quer seja de maneira online e/ou offline. Fruto da evolução, o setor do turismo não ficou de fora, e por consequência viu-se obrigado a adpatar-se aos novos paradigmas, como forma de diferenciar-se e garantir uma vantagem competitiva. Eis que surgem novas plataformas inovadoras, tais como a Booking e o TripAdivsor que agregam vários serviços e que os consumidores turísticos utilizam cada vez mais para planearem e realizarem as suas reservas de alojamentos. Com o aparecimento dessas plataformas e do maior uso por parte dos consumidores, emergiu paralelamente o Consumer Generated Media (CGM), aumentando exponencialmente e exercendo uma grande influência no processo de reserva de um alojamento turístico. A presente investigação passa por investigar os antecedentes que influenciam a confiança online no CGM na plataforma Booking e perceber se essa confiança online no CGM afeta o comportamento do consumidor de viagens da mesma plataforma, fazendo com que este adote as recomendações e pratique o word-of-mouth. Assim sendo, esta assenta numa análise quantitativa por meio de um inquérito por questionário, baseado no modelo denominado de Trust Building Model. Este modelo está dividido em três principais categorias: antecedentes baseados no website, na empresa e no cliente já testado por Filieri, Alguezaui, & McLeay (2015). Concluiu-se que a credibilidade da fonte percebida, a qualidade da informação, qualidade percebida do website, a satisfação do utilizador com experiências anteriores e a experiência e conhecimento do mesmo, são os antecedentes que afetam a confiança online no CGM. Para além destes antecedentes, a adoção das recomendações e o WOM são os consequentes da confiança online no CGM, que afetam o comportamento do consumidor.Over several years, companies have undergone transformations in the way they operate and advertise their products and services, whether online or offline. As a result of the evolution, the tourism sector wasn´t left out and, consequently, was forced to draw to the new paradigms as a way of differentiating itself and guaranteeing a competitive advantage. This is where innovative new platforms such as Booking and TripAdivsor emerge, that aggregate various services and which tourist consumers are increasingly using to plan and book their accommodation. With the emergence of these platforms and the increased use by consumers, Consumer Generated Media (CGM) emerged in parallel, increasing exponentially and exerting a major influence on the process of booking a tourist accommodation. This research examines the background that influences CGM's online trust in the Booking platform and whether this online confidence in CGM affects travel consumer behavior on the same platform, making them adopt recommendations and practice wordof- mouth. Therefore, it is based on a quantitative analysis through a questionnaire survey, based on the model called the Trust Building Model. This model is divided into three main categories: website, company, and client-based backgrounds already tested by Filieri, Alguezaui, & McLeay (2015). It was concluded that the credibility of the perceived source, the quality of the information, the perceived quality of the website, the user satisfaction with previous experiences and the experience and profiency are the antecedents that affect the online trust in CGM. Beyond this antecedents, adoption of the recommendations and WOM are the consequences of online trust in CGM, which affects consumer behavior.Magalhães, José Manuel de OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSofia, Ana Rita Oliveira2020-07-01T10:32:24Z2019-12-202019-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16023TID:202489078porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:02:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:45.537468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking
title Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking
spellingShingle Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking
Sofia, Ana Rita Oliveira
Booking
Confiança online
Consumer Generated Media
Trust building model
Online trust
Gestão
title_short Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking
title_full Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking
title_fullStr Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking
title_full_unstemmed Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking
title_sort Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking
author Sofia, Ana Rita Oliveira
author_facet Sofia, Ana Rita Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, José Manuel de Oliveira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sofia, Ana Rita Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Booking
Confiança online
Consumer Generated Media
Trust building model
Online trust
Gestão
topic Booking
Confiança online
Consumer Generated Media
Trust building model
Online trust
Gestão
description (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri.)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
2019-12-20T00:00:00Z
2020-07-01T10:32:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16023
TID:202489078
url http://hdl.handle.net/10400.22/16023
identifier_str_mv TID:202489078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131448905564160