Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16023 |
Resumo: | (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri.) |
id |
RCAP_a3c7ea7973eb63f04664c5205d4ddce3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16023 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso BookingBookingConfiança onlineConsumer Generated MediaTrust building modelOnline trustGestão(Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri.)No decorrer de vários anos, as empresas sofreram transformações na forma como atuam e divulgam os seus produtos e serviços, quer seja de maneira online e/ou offline. Fruto da evolução, o setor do turismo não ficou de fora, e por consequência viu-se obrigado a adpatar-se aos novos paradigmas, como forma de diferenciar-se e garantir uma vantagem competitiva. Eis que surgem novas plataformas inovadoras, tais como a Booking e o TripAdivsor que agregam vários serviços e que os consumidores turísticos utilizam cada vez mais para planearem e realizarem as suas reservas de alojamentos. Com o aparecimento dessas plataformas e do maior uso por parte dos consumidores, emergiu paralelamente o Consumer Generated Media (CGM), aumentando exponencialmente e exercendo uma grande influência no processo de reserva de um alojamento turístico. A presente investigação passa por investigar os antecedentes que influenciam a confiança online no CGM na plataforma Booking e perceber se essa confiança online no CGM afeta o comportamento do consumidor de viagens da mesma plataforma, fazendo com que este adote as recomendações e pratique o word-of-mouth. Assim sendo, esta assenta numa análise quantitativa por meio de um inquérito por questionário, baseado no modelo denominado de Trust Building Model. Este modelo está dividido em três principais categorias: antecedentes baseados no website, na empresa e no cliente já testado por Filieri, Alguezaui, & McLeay (2015). Concluiu-se que a credibilidade da fonte percebida, a qualidade da informação, qualidade percebida do website, a satisfação do utilizador com experiências anteriores e a experiência e conhecimento do mesmo, são os antecedentes que afetam a confiança online no CGM. Para além destes antecedentes, a adoção das recomendações e o WOM são os consequentes da confiança online no CGM, que afetam o comportamento do consumidor.Over several years, companies have undergone transformations in the way they operate and advertise their products and services, whether online or offline. As a result of the evolution, the tourism sector wasn´t left out and, consequently, was forced to draw to the new paradigms as a way of differentiating itself and guaranteeing a competitive advantage. This is where innovative new platforms such as Booking and TripAdivsor emerge, that aggregate various services and which tourist consumers are increasingly using to plan and book their accommodation. With the emergence of these platforms and the increased use by consumers, Consumer Generated Media (CGM) emerged in parallel, increasing exponentially and exerting a major influence on the process of booking a tourist accommodation. This research examines the background that influences CGM's online trust in the Booking platform and whether this online confidence in CGM affects travel consumer behavior on the same platform, making them adopt recommendations and practice wordof- mouth. Therefore, it is based on a quantitative analysis through a questionnaire survey, based on the model called the Trust Building Model. This model is divided into three main categories: website, company, and client-based backgrounds already tested by Filieri, Alguezaui, & McLeay (2015). It was concluded that the credibility of the perceived source, the quality of the information, the perceived quality of the website, the user satisfaction with previous experiences and the experience and profiency are the antecedents that affect the online trust in CGM. Beyond this antecedents, adoption of the recommendations and WOM are the consequences of online trust in CGM, which affects consumer behavior.Magalhães, José Manuel de OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSofia, Ana Rita Oliveira2020-07-01T10:32:24Z2019-12-202019-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16023TID:202489078porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:02:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:45.537468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking |
title |
Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking |
spellingShingle |
Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking Sofia, Ana Rita Oliveira Booking Confiança online Consumer Generated Media Trust building model Online trust Gestão |
title_short |
Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking |
title_full |
Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking |
title_fullStr |
Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking |
title_full_unstemmed |
Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking |
title_sort |
Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso Booking |
author |
Sofia, Ana Rita Oliveira |
author_facet |
Sofia, Ana Rita Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magalhães, José Manuel de Oliveira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sofia, Ana Rita Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Booking Confiança online Consumer Generated Media Trust building model Online trust Gestão |
topic |
Booking Confiança online Consumer Generated Media Trust building model Online trust Gestão |
description |
(Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri.) |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 2019-12-20T00:00:00Z 2020-07-01T10:32:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/16023 TID:202489078 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/16023 |
identifier_str_mv |
TID:202489078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131448905564160 |