Os desafios da comunicação externa numa empresa de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Diana Soraia Bastos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23335
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
id RCAP_a3ce8f4430967c475b1918b650237b8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23335
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os desafios da comunicação externa numa empresa de formaçãoEducação e formaçãoPráticas de gestãoMarketingRelatórios de estágio de mestrado - 2015Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O presente relatório elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Administração Educacional, documenta o estágio curricular desenvolvido numa empresa de consultoria e formação. O relatório documenta três componentes do estágio: a) caracterização da organização onde se desenvolveu o estágio; b) estudo sobre a comunicação de marketing desenvolvida na empresa; c) descrição e discussão das atividades desenvolvidas pela estagiária (à luz dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do seu percurso académico e dos referenciais da Administração Educacional). Assim, o relatório documenta a experiência formativa ocorrida numa empresa caracterizada por uma estrutura simples e orientada por uma cultura de pertença e de adesão, bem como descreve e analisa os processos e os efeitos de comunicação de marketing, considerando os contributos desta para a melhoria da relação estabelecida entre a organização e o seu meio externo e, da qualidade do trabalho desenvolvido pelos colaboradores no seio da organização. As descrições e as análises apresentadas neste relatório baseiam-se em dados e informações recolhidas através de: a) entrevistas semiestruturadas utilizadas para a caraterização da empresa e do trabalho de gestão; b) entrevista focus group utilizada para a caracterização das perceções descritivas e avaliativas dos membros da “equipa efetiva” da empresa sobre os processos de gestão da comunicação de marketing; c) observação participante, que apoiou a caraterização do funcionamento quotidiano da organização; d) pesquisa bibliográfica e documental, utilizadas para apoiar a clarificação de conceitos, a caracterização da organização, o aprofundamento da temática da comunicação de marketing. Através dos registos sobre as características organizacionais do local de estágio e da experiência vivenciada pela estagiária, bem como do pequeno estudo realizado foi possível identificar, descrever, com algum detalhe, e discutir os desafios que a adoção de práticas de gestão da comunicação coloca a uma microempresa do setor educativo, nomeadamente no que diz respeito aos processos e às ferramentas de comunicação de marketing.The present report under the Master of Science in Education in Educational Administration specialty, documents the traineeship developed in a consulting and training firm. The report contains three major components of description and analysis: a) characterization of the organization that developed the stage; b) study on the marketing of communication developed in the company; c) a description and discussion of activities undertaken by the trainee in the light of the knowledge and skills acquired throughout their academic career and the Educational Administration of reference. Thus, the report documents the formative experience occurred in a company characterized by a simple, guided by a culture of belonging and membership structure, and describes and analyzes the processes and marketing communication purposes, considering their contributions either to the improvement of established relationship between the organization and its external environment, or to improve the quality of work by employees within the organization. The descriptions and analyzes presented in this report are based on data and information gathered through: a) semi-structured interviews that contributed to the characterization of the company and management work; b) interview focus group used for the characterization of descriptive and evaluative perceptions of members of "effective team" of the company on marketing communication management processes; c) participant observation, which supported for the characterization of the daily running of the organization; d) the bibliographic and documentary research, used to support the clarification of concepts, the characterization of the organization, the theme of deepening of marketing communications, including strategies and communication tools. Finally, the report reflects on the importance of marketing communication process as a management tool to account for the success of any organization. Through the records of the organizational characteristics of training camp and the experience lived by the trainee, as well as the small study was possible to identify, describe, in some detail, and discuss the challenges that adopt communication management practices puts a microenterprise the education sector, particularly with regard to processes and marketing communication tools.Carvalho, Luís Miguel, 1960-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Diana Soraia Bastos2016-04-08T14:38:41Z20152015-10-142015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23335TID:201912597porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:42.913468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da comunicação externa numa empresa de formação
title Os desafios da comunicação externa numa empresa de formação
spellingShingle Os desafios da comunicação externa numa empresa de formação
Ferreira, Diana Soraia Bastos
Educação e formação
Práticas de gestão
Marketing
Relatórios de estágio de mestrado - 2015
title_short Os desafios da comunicação externa numa empresa de formação
title_full Os desafios da comunicação externa numa empresa de formação
title_fullStr Os desafios da comunicação externa numa empresa de formação
title_full_unstemmed Os desafios da comunicação externa numa empresa de formação
title_sort Os desafios da comunicação externa numa empresa de formação
author Ferreira, Diana Soraia Bastos
author_facet Ferreira, Diana Soraia Bastos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Luís Miguel, 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Diana Soraia Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e formação
Práticas de gestão
Marketing
Relatórios de estágio de mestrado - 2015
topic Educação e formação
Práticas de gestão
Marketing
Relatórios de estágio de mestrado - 2015
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-10-14
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-08T14:38:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23335
TID:201912597
url http://hdl.handle.net/10451/23335
identifier_str_mv TID:201912597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134317182451712