“La Fille Mal Gardée” como impulsor no ensino de técnica de dança clássica com alunos do 2º ano na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feliciano, Paula Cristina de Abreu Tojal
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7747
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_a3d669182a77d73e0d72f4675d5a07a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7747
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “La Fille Mal Gardée” como impulsor no ensino de técnica de dança clássica com alunos do 2º ano na Escola de Dança Ana Luísa MendonçaTécnica de dança clássicaLa Fille Mal GardéeFrederick AshtonBarbara FewsterClassical dance techniqueRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.O presente Relatório Final de Estágio foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. A implementação foi realizada numa amostra composta por alunos do 2.º ciclo, 2.º ano Vocacional ao longo do ano letivo 2015/2016 na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça. Conscientes da transformação que ocorre nos alunos aquando da sua admissão na Escola De Ensino Artístico Especializado da Dança, da jornada que traçam no desconhecido panorama das danças académicas, importa conhecer o impacto da Dança Clássica em todas as suas vertentes no processo de aprendizagem dos discentes. Face a esta problemática, entendemos desenvolver o nosso trabalho inserido na aula de Técnica de Dança Clássica, (TDC), e tendo como desafio dar resposta às seguintes questões: «Poderá a compreensão do bailado clássico La Fille Mal Gardée melhorar as perspetivas, expectativas e resultados dos alunos na aula de técnica de dança clássica?» e «Que estratégias conseguiremos aplicar em aula com o intuito de cativar o interesse do grupo e clarificar as orientações da componente prática em TDC?». Apontam-se como principais objetivos deste estudo aferir o impacto da cultura da dança clássica, através da implementação de um excerto do bailado La Fille Mal Gardée, verificar a sua adequação do programa de TDC e à faixa etária em estudo e à progressão na aprendizagem, avaliar o efeito das estratégias implementadas em aula na evolução da performance técnico-artística dos alunos. Para a prossecução destes objetivos foi desenvolvido, ao longo do ano letivo – 1.º, 2.º e 3.º períodos - um plano de aulas cumprindo os conteúdos estipulados pela instituição acolhedora, concomitante com as propostas deste estudo, por forma a elucidar alunos da beleza e magia inerentes à visualização e à prática da dança clássica. Para o período de estágio, selecionámos como metodologia, a investigação-ação tendo em consideração o facto do objetivo principal se prender com a resolução de um problema real e concreto através da implementação de um projeto de intervenção, elaborado em função das necessidades do meio. Neste sentido valoriza-se especialmente o processo e não apenas o produto ou os resultados. Dos desafios propostos e dos que surgiram ao longo da implementação do Estágio, foi possível concluir o processo positiva e beneficamente para os seus intervenientes confirmando assim, a pertinência do estudo.ABSTRACT: This Final Stage Report was prepared under the Master in Dance Education, taught by Higher School of Dance from the Polytechnic Institute of Lisbon. The implementation was carried out on a sample of students of the 2nd cycle, 2nd year Vocational throughout the 2015/2016 school year at Ana Luisa Mendonça Dance School. Aware of the transformation that occurs in students upon admission to the Artistic Specializing in Dance Education, the journey mapping the unknown landscape of academic dances, it matters to know the impact of Classical Dance in all its aspects concerning the learning process of students. Faced with this problem, we mean developing our work in the class of Classical Dance Technique, (CDT), with the challenge to answer the following questions: «Can the understanding of the classical ballet La Fille Mal Gardée improve the outlook, expectations and results of students in classical dance technique classes?» and «What strategies can we apply in class in order to captivate the interest of the group and clarify the practical component guidance in CDT?». The main objectives of this study were pointed as, to assess the impact of classical dance culture through the implementation of the ballet La Fille Mal Gardée, to check the suitability of the program to the age group under study and progression in learning, to evaluate the effect of the strategies implemented in class in the evolution of technical and artistic performance of students. In furtherance of these objectives has been developed throughout the school year - 1st, 2nd and 3rd periods – class plans fulfilling the content stipulated by the host institution, concomitant with the aims of this study, in order to elucidate students of the beauty and magic inherent in the view and practice of classical dance. For the trial period, we selected as methodology, research-action and remind that the main objective is linked to the resolution of a real and concrete problem by implementing an intervention project, prepared according to the needs of the surroundings. In this regard we appreciate especially the process and not just the product or the results. The proposed challenges and the ones that have arisen during the implementation stage, made it possible to complete the positive and beneficially process for its stakeholders thus confirming the relevance of the study.Nascimento, VandaRCIPLFeliciano, Paula Cristina de Abreu Tojal2017-12-20T15:19:13Z2016-11-242016-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7747TID:201343118porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:39.064280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “La Fille Mal Gardée” como impulsor no ensino de técnica de dança clássica com alunos do 2º ano na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça
title “La Fille Mal Gardée” como impulsor no ensino de técnica de dança clássica com alunos do 2º ano na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça
spellingShingle “La Fille Mal Gardée” como impulsor no ensino de técnica de dança clássica com alunos do 2º ano na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça
Feliciano, Paula Cristina de Abreu Tojal
Técnica de dança clássica
La Fille Mal Gardée
Frederick Ashton
Barbara Fewster
Classical dance technique
title_short “La Fille Mal Gardée” como impulsor no ensino de técnica de dança clássica com alunos do 2º ano na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça
title_full “La Fille Mal Gardée” como impulsor no ensino de técnica de dança clássica com alunos do 2º ano na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça
title_fullStr “La Fille Mal Gardée” como impulsor no ensino de técnica de dança clássica com alunos do 2º ano na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça
title_full_unstemmed “La Fille Mal Gardée” como impulsor no ensino de técnica de dança clássica com alunos do 2º ano na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça
title_sort “La Fille Mal Gardée” como impulsor no ensino de técnica de dança clássica com alunos do 2º ano na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça
author Feliciano, Paula Cristina de Abreu Tojal
author_facet Feliciano, Paula Cristina de Abreu Tojal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Vanda
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Feliciano, Paula Cristina de Abreu Tojal
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança clássica
La Fille Mal Gardée
Frederick Ashton
Barbara Fewster
Classical dance technique
topic Técnica de dança clássica
La Fille Mal Gardée
Frederick Ashton
Barbara Fewster
Classical dance technique
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-24
2016-11-24T00:00:00Z
2017-12-20T15:19:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/7747
TID:201343118
url http://hdl.handle.net/10400.21/7747
identifier_str_mv TID:201343118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133427311575040