Estudo comparativo de duas metodologias de ensino da dança vocacional no contexto da técnica de dança clássica: nível elementar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Vera
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9195
Resumo: Dissertação de mestrado em Performance Artística (Dança), Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana
id RCAP_187c50d863bf0c65a4b61f4fe65644e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo comparativo de duas metodologias de ensino da dança vocacional no contexto da técnica de dança clássica: nível elementarDança clássicaMetodologia do ensino da dançaBarbara FewsterImperial Society of Teachers of Dancing – Imperial Classical BalletClassical danceDance methodologiesDissertação de mestrado em Performance Artística (Dança), Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade HumanaÉ Objectivo deste estudo, fundamentar e levar a cabo uma análise comparativa de duas Metodologias do ensino da Dança Clássica, no sentido de contribuir para fornecer pistas, levantar questões, quiçá elementos que possam vir a revelar-se úteis na resposta às questões avançadas, constituindo-se assim numa espécie de instrumento de trabalho para quem dele entender socorrer-se servindo imperativos de utilidade e não de mero estudo desligado da realidade e porventura de menor utilidade. A perspectiva será sempre a de “indicar uma direcção e não um caminho”. (in Robalo Monteiro) Reforce-se a contextualização relativamente às metodologias abordadas; uma foi criada para a Escola Superior de Dança e para a Escola de Dança do Conservatório Nacional, pela professora Barbara Fewster, num contexto claramente Vocacional (de formação de professores de Dança no primeiro caso, e para a profissão de Bailarinos no segundo) e a outra desenvolvida pela Imperial Society of Teachers of Dancing – Imperial Classical Ballet, num âmbito mais alargado, não exclusivamente Vocacional, num plano de implantação internacional.The purpose of this investigation was to compare 2 Classical Dance Methodologies aiming to provide hints, elements and questions that might be useful to the actual and future dance teachers. More than a simple theoretical approach, the author wants to establish a bridge between theory and practice. A word about the 2 studied methods: 1) Barbara Fewster created a method to be applied in the Superior Dance School – Lisbon, Portugal, in articulation with the National Dance Conservatoire, reflecting her wide experience as a ballet methodologue responsible for the Royal Ballet School – London for over 50 years. This was devised for the vocational context, however it has proven very useful in other contexts as well. The other methodology studied was developed by the Imperial Society of Teachers of Dancing – Imperial Classical Ballet, aiming for a wider public, both vocational and non vocational. The study of these two dance methods reveals very useful aspects that can be of interest for the dance teacher as well as for the dance teacher trainee.Monteiro, Elisabete Alexandra PinheiroRCIPLAmorim, Vera2018-12-20T16:08:59Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10400.21/9195porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:36Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:48.900436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo de duas metodologias de ensino da dança vocacional no contexto da técnica de dança clássica: nível elementar
title Estudo comparativo de duas metodologias de ensino da dança vocacional no contexto da técnica de dança clássica: nível elementar
spellingShingle Estudo comparativo de duas metodologias de ensino da dança vocacional no contexto da técnica de dança clássica: nível elementar
Amorim, Vera
Dança clássica
Metodologia do ensino da dança
Barbara Fewster
Imperial Society of Teachers of Dancing – Imperial Classical Ballet
Classical dance
Dance methodologies
title_short Estudo comparativo de duas metodologias de ensino da dança vocacional no contexto da técnica de dança clássica: nível elementar
title_full Estudo comparativo de duas metodologias de ensino da dança vocacional no contexto da técnica de dança clássica: nível elementar
title_fullStr Estudo comparativo de duas metodologias de ensino da dança vocacional no contexto da técnica de dança clássica: nível elementar
title_full_unstemmed Estudo comparativo de duas metodologias de ensino da dança vocacional no contexto da técnica de dança clássica: nível elementar
title_sort Estudo comparativo de duas metodologias de ensino da dança vocacional no contexto da técnica de dança clássica: nível elementar
author Amorim, Vera
author_facet Amorim, Vera
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Vera
dc.subject.por.fl_str_mv Dança clássica
Metodologia do ensino da dança
Barbara Fewster
Imperial Society of Teachers of Dancing – Imperial Classical Ballet
Classical dance
Dance methodologies
topic Dança clássica
Metodologia do ensino da dança
Barbara Fewster
Imperial Society of Teachers of Dancing – Imperial Classical Ballet
Classical dance
Dance methodologies
description Dissertação de mestrado em Performance Artística (Dança), Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2018-12-20T16:08:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9195
url http://hdl.handle.net/10400.21/9195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133440944111616