Marketing Digital nos Sites de Reserva: A influência das reviews no processo de decisão de escolha do alojamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45827 |
Resumo: | Na Era Digital em que vivemos, a partilha de informações e opiniões tornou-se um fenómeno dinamizado e, com apenas uma pesquisa, é possível encontrar qualquer tipo de informação de qualquer proveniência mundial. O setor do Turismo é um dos mais impactados por este fenômeno, devido ao desenvolvimento das diversas plataformas de turismo, onde os consumidores podem partilhar as suas experiências, após o usufruto das mesmas. Esta investigação tem como objetivo principal estudar as caraterísticas nas reviews que influenciam a escolha do alojamento, bem como a influência das reviews na tomada de decisões por parte dos gestores das empresas de alojamento. Para a realização desta investigação foram utilizadas metodologias qualitativa e quantitativa. Numa primeira fase foram entrevistados 8 profissionais da área para compreender a sua percepção acerca do tema e através das entrevistas tirou-se ilações para servir de base na formulação das questões para o estudo quantitativo, dirigido aos consumidores. Os resultados obtidos revelam que existe uma grande influência das reviews negativas e positivas na escolha do alojamento, com uma maior consideração para as reviews negativas por parte dos clientes. No âmbito empresarial, as reviews assumem um papel essencial na definição e implementação de estratégias de gestão da atividade turística. |
id |
RCAP_a3df7b622e5821cd61a26193e6f43ada |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45827 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing Digital nos Sites de Reserva: A influência das reviews no processo de decisão de escolha do alojamentoReviews OnlineOnline ReputationPlataformas de TurismoWebcareAlojamentos TurísticosNa Era Digital em que vivemos, a partilha de informações e opiniões tornou-se um fenómeno dinamizado e, com apenas uma pesquisa, é possível encontrar qualquer tipo de informação de qualquer proveniência mundial. O setor do Turismo é um dos mais impactados por este fenômeno, devido ao desenvolvimento das diversas plataformas de turismo, onde os consumidores podem partilhar as suas experiências, após o usufruto das mesmas. Esta investigação tem como objetivo principal estudar as caraterísticas nas reviews que influenciam a escolha do alojamento, bem como a influência das reviews na tomada de decisões por parte dos gestores das empresas de alojamento. Para a realização desta investigação foram utilizadas metodologias qualitativa e quantitativa. Numa primeira fase foram entrevistados 8 profissionais da área para compreender a sua percepção acerca do tema e através das entrevistas tirou-se ilações para servir de base na formulação das questões para o estudo quantitativo, dirigido aos consumidores. Os resultados obtidos revelam que existe uma grande influência das reviews negativas e positivas na escolha do alojamento, com uma maior consideração para as reviews negativas por parte dos clientes. No âmbito empresarial, as reviews assumem um papel essencial na definição e implementação de estratégias de gestão da atividade turística.Gomes, SandraHeitor, JoãoRepositório ComumRamos Dias, Denilse Ceita2023-07-28T10:54:09Z2023-07-182023-07-112023-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45827TID:203335082porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T18:30:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:15.329848Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing Digital nos Sites de Reserva: A influência das reviews no processo de decisão de escolha do alojamento |
title |
Marketing Digital nos Sites de Reserva: A influência das reviews no processo de decisão de escolha do alojamento |
spellingShingle |
Marketing Digital nos Sites de Reserva: A influência das reviews no processo de decisão de escolha do alojamento Ramos Dias, Denilse Ceita Reviews Online Online Reputation Plataformas de Turismo Webcare Alojamentos Turísticos |
title_short |
Marketing Digital nos Sites de Reserva: A influência das reviews no processo de decisão de escolha do alojamento |
title_full |
Marketing Digital nos Sites de Reserva: A influência das reviews no processo de decisão de escolha do alojamento |
title_fullStr |
Marketing Digital nos Sites de Reserva: A influência das reviews no processo de decisão de escolha do alojamento |
title_full_unstemmed |
Marketing Digital nos Sites de Reserva: A influência das reviews no processo de decisão de escolha do alojamento |
title_sort |
Marketing Digital nos Sites de Reserva: A influência das reviews no processo de decisão de escolha do alojamento |
author |
Ramos Dias, Denilse Ceita |
author_facet |
Ramos Dias, Denilse Ceita |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Sandra Heitor, João Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos Dias, Denilse Ceita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reviews Online Online Reputation Plataformas de Turismo Webcare Alojamentos Turísticos |
topic |
Reviews Online Online Reputation Plataformas de Turismo Webcare Alojamentos Turísticos |
description |
Na Era Digital em que vivemos, a partilha de informações e opiniões tornou-se um fenómeno dinamizado e, com apenas uma pesquisa, é possível encontrar qualquer tipo de informação de qualquer proveniência mundial. O setor do Turismo é um dos mais impactados por este fenômeno, devido ao desenvolvimento das diversas plataformas de turismo, onde os consumidores podem partilhar as suas experiências, após o usufruto das mesmas. Esta investigação tem como objetivo principal estudar as caraterísticas nas reviews que influenciam a escolha do alojamento, bem como a influência das reviews na tomada de decisões por parte dos gestores das empresas de alojamento. Para a realização desta investigação foram utilizadas metodologias qualitativa e quantitativa. Numa primeira fase foram entrevistados 8 profissionais da área para compreender a sua percepção acerca do tema e através das entrevistas tirou-se ilações para servir de base na formulação das questões para o estudo quantitativo, dirigido aos consumidores. Os resultados obtidos revelam que existe uma grande influência das reviews negativas e positivas na escolha do alojamento, com uma maior consideração para as reviews negativas por parte dos clientes. No âmbito empresarial, as reviews assumem um papel essencial na definição e implementação de estratégias de gestão da atividade turística. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-28T10:54:09Z 2023-07-18 2023-07-11 2023-07-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/45827 TID:203335082 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/45827 |
identifier_str_mv |
TID:203335082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133530626719744 |