Discussões coletivas no ensino dos números racionais: um estudo sobre as práticas de uma futura professora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Patrícia Isabel Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30519
Resumo: Esta investigação tem como objetivo descrever e analisar a minha prática no que diz respeito à preparação e condução de discussões coletivas que visam o ensino dos números racionais, identificando os desafios com que me deparo nestes dois momentos de trabalho. Foi orientada pelas seguintes questões: (1) Com que desafios me deparo na preparação de discussões coletivas?; (2) Com que desafios me deparo na condução de discussões coletivas? e (3) Que desafios associados ao ensino dos números racionais sobressaem? O enquadramento teórico foca-se no ensino e na aprendizagem dos números racionais no 1.º ciclo e nas práticas de preparação e de condução de discussões coletivas. Quanto à metodologia, esta investigação insere-se num paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa, constituindo uma investigação sobre a minha própria prática. A recolha de dados foi efetuada numa turma do 3.º ano de escolaridade e através da observação participante e da análise documental. Os resultados do estudo revelam que os desafios que se destacam nas minhas práticas de preparação e condução de discussões coletivas são: (i) Selecionar/adaptar tarefas que promovam discussões coletivas produtivas, com contextos a que os alunos atribuam significado e que tenham em conta o seu conhecimento prévio sobre frações; (ii) sequenciar as tarefas; (iii) antecipar estratégias de resolução, dificuldades dos alunos e formas de lidar com elas; (iv) apresentar as tarefas de forma contextualizada; (v) monitorizar o trabalho dos alunos (lidar com opções desadequadas relativamente às tarefas, estratégias e dificuldades dos alunos que não foram antecipadas e com produções pouco claras); (vi) selecionar e sequenciar as estratégias utilizadas pelos alunos; (vii) promover a discussão coletiva e realizar sínteses. Gerir o tempo foi um desafio transversal a todos os momentos de exploração das tarefas. A dificuldade em estabelecer as diferentes representações de frações é um desafio que sobressai associado ao ensino dos números racionais.
id RCAP_a3e34d0a9bf7e4477ba98845169f30a4
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Discussões coletivas no ensino dos números racionais: um estudo sobre as práticas de uma futura professoraEnsino dos números racionaisPreparação e condução de discussões coletivasPráticas do professorDesafiosTeaching of rational numbersPreparation and conduct of collective discussionsTeacher's practicesChallengesEsta investigação tem como objetivo descrever e analisar a minha prática no que diz respeito à preparação e condução de discussões coletivas que visam o ensino dos números racionais, identificando os desafios com que me deparo nestes dois momentos de trabalho. Foi orientada pelas seguintes questões: (1) Com que desafios me deparo na preparação de discussões coletivas?; (2) Com que desafios me deparo na condução de discussões coletivas? e (3) Que desafios associados ao ensino dos números racionais sobressaem? O enquadramento teórico foca-se no ensino e na aprendizagem dos números racionais no 1.º ciclo e nas práticas de preparação e de condução de discussões coletivas. Quanto à metodologia, esta investigação insere-se num paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa, constituindo uma investigação sobre a minha própria prática. A recolha de dados foi efetuada numa turma do 3.º ano de escolaridade e através da observação participante e da análise documental. Os resultados do estudo revelam que os desafios que se destacam nas minhas práticas de preparação e condução de discussões coletivas são: (i) Selecionar/adaptar tarefas que promovam discussões coletivas produtivas, com contextos a que os alunos atribuam significado e que tenham em conta o seu conhecimento prévio sobre frações; (ii) sequenciar as tarefas; (iii) antecipar estratégias de resolução, dificuldades dos alunos e formas de lidar com elas; (iv) apresentar as tarefas de forma contextualizada; (v) monitorizar o trabalho dos alunos (lidar com opções desadequadas relativamente às tarefas, estratégias e dificuldades dos alunos que não foram antecipadas e com produções pouco claras); (vi) selecionar e sequenciar as estratégias utilizadas pelos alunos; (vii) promover a discussão coletiva e realizar sínteses. Gerir o tempo foi um desafio transversal a todos os momentos de exploração das tarefas. A dificuldade em estabelecer as diferentes representações de frações é um desafio que sobressai associado ao ensino dos números racionais.This research aims to describe and analyse my practice, which concerns the training and conduct of collective discussions aimed at or teaching the numbers of subjects, identifying the challenges with which I face these two moments of work. It was guided by the following questions: (1) What challenges do I face in preparing for collective discussions? (2) What challenges do I face in conducting collective discussions? and (3) What challenges associated with teaching rational numbers stand out? The theoretical framework focuses on the teaching and learning of rational numbers in the 1st cycle and on the practices of preparing and conducting collective discussions. As for methodology, this research fits into an interpretative paradigm and a qualitative approach, constituting an investigation into my own practice. Data collection was carried out in a 3rd grade class and through participant observation and document analysis. The results of the study reveal that the challenges that stand out in my collective discussion preparation and conduct practices are: (i) to Select / adapt tasks that promote productive collective discussions, with contexts to which students assign meaning and that take into account your prior knowledge of fractions; (ii) to sequence the tasks; (iii) to anticipate resolution strategies, student difficulties, and ways to deal with that difficulties; (iv) to present the tasks in a contextualized way; (v) to monitoring the student's work (dealing with inappropriate choices regarding unanticipated student tasks, strategies and difficulties and unclear productions); (vi) to select and to sequence strategies used by students); (vii) to promote collective discussion and synthesize the principal ideas. Managing time was a crosscutting challenge to all times of task exploration. The difficulty in establishing the different representations of fractions is a prominent challenge associated with the teaching of rational numbers.Delgado, CatarinaRepositório ComumAndrade, Patrícia Isabel Silva2019-12-17T09:53:07Z2019-122019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30519TID:202366774porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:08.123770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Discussões coletivas no ensino dos números racionais: um estudo sobre as práticas de uma futura professora
title Discussões coletivas no ensino dos números racionais: um estudo sobre as práticas de uma futura professora
spellingShingle Discussões coletivas no ensino dos números racionais: um estudo sobre as práticas de uma futura professora
Andrade, Patrícia Isabel Silva
Ensino dos números racionais
Preparação e condução de discussões coletivas
Práticas do professor
Desafios
Teaching of rational numbers
Preparation and conduct of collective discussions
Teacher's practices
Challenges
title_short Discussões coletivas no ensino dos números racionais: um estudo sobre as práticas de uma futura professora
title_full Discussões coletivas no ensino dos números racionais: um estudo sobre as práticas de uma futura professora
title_fullStr Discussões coletivas no ensino dos números racionais: um estudo sobre as práticas de uma futura professora
title_full_unstemmed Discussões coletivas no ensino dos números racionais: um estudo sobre as práticas de uma futura professora
title_sort Discussões coletivas no ensino dos números racionais: um estudo sobre as práticas de uma futura professora
author Andrade, Patrícia Isabel Silva
author_facet Andrade, Patrícia Isabel Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delgado, Catarina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Patrícia Isabel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino dos números racionais
Preparação e condução de discussões coletivas
Práticas do professor
Desafios
Teaching of rational numbers
Preparation and conduct of collective discussions
Teacher's practices
Challenges
topic Ensino dos números racionais
Preparação e condução de discussões coletivas
Práticas do professor
Desafios
Teaching of rational numbers
Preparation and conduct of collective discussions
Teacher's practices
Challenges
description Esta investigação tem como objetivo descrever e analisar a minha prática no que diz respeito à preparação e condução de discussões coletivas que visam o ensino dos números racionais, identificando os desafios com que me deparo nestes dois momentos de trabalho. Foi orientada pelas seguintes questões: (1) Com que desafios me deparo na preparação de discussões coletivas?; (2) Com que desafios me deparo na condução de discussões coletivas? e (3) Que desafios associados ao ensino dos números racionais sobressaem? O enquadramento teórico foca-se no ensino e na aprendizagem dos números racionais no 1.º ciclo e nas práticas de preparação e de condução de discussões coletivas. Quanto à metodologia, esta investigação insere-se num paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa, constituindo uma investigação sobre a minha própria prática. A recolha de dados foi efetuada numa turma do 3.º ano de escolaridade e através da observação participante e da análise documental. Os resultados do estudo revelam que os desafios que se destacam nas minhas práticas de preparação e condução de discussões coletivas são: (i) Selecionar/adaptar tarefas que promovam discussões coletivas produtivas, com contextos a que os alunos atribuam significado e que tenham em conta o seu conhecimento prévio sobre frações; (ii) sequenciar as tarefas; (iii) antecipar estratégias de resolução, dificuldades dos alunos e formas de lidar com elas; (iv) apresentar as tarefas de forma contextualizada; (v) monitorizar o trabalho dos alunos (lidar com opções desadequadas relativamente às tarefas, estratégias e dificuldades dos alunos que não foram antecipadas e com produções pouco claras); (vi) selecionar e sequenciar as estratégias utilizadas pelos alunos; (vii) promover a discussão coletiva e realizar sínteses. Gerir o tempo foi um desafio transversal a todos os momentos de exploração das tarefas. A dificuldade em estabelecer as diferentes representações de frações é um desafio que sobressai associado ao ensino dos números racionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T09:53:07Z
2019-12
2019-12
2019-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30519
TID:202366774
url http://hdl.handle.net/10400.26/30519
identifier_str_mv TID:202366774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135378353946624