Influência do contacto pneu-pavimento na variabilidade da condução, na segurança e no desempenho energético-ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rui Filipe Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33798
Resumo: O setor dos transportes é, frequentemente, posto em causa devido ao seu nível de eficiência. A variação irregular do preço dos combustíveis derivados de petróleo, a poluição, a eficiência energética e ambiental e a sinistralidade rodoviária são alguns dos problemas que o setor acarreta e que carecem de soluções. Nesta dissertação foi investigada a influência do contacto pneu pavimento na variabilidade da condução e no desempenho energéticoambiental. Através do software ABAQUS e das suas funcionalidades de análise pelo Método dos Elementos Finitos, FEM, foram realizadas modelações da interação do pneu com o pavimento para determinação da força de atrito de rolamento em função de parâmetros como a pressão de insuflação, a massa do veículo, a velocidade e a aceleração. Esses valores foram transferidos, posteriormente, para um modelo de emissões que relaciona as emissões de poluentes com a Potência Específica do Veículo, VSP, e foram analisados os valores do VSP e das emissões de CO2 calculados com base nas forças de atrito de rolamento extraídas da simulação. Os resultados revelaram que a variável com maior influência na força de atrito de rolamento é a aceleração instantânea do veículo, variável essa que também tem maior peso no valor do VSP. Os valores do VSP calculados a partir da força de atrito de rolamento das simulações enquadraram-se nos modos do VSP afetos às condições replicadas, concluindo-se que o ABAQUS pode ser utilizado como uma ferramenta auxiliar dos modelos de emissões para fornecer resultados fiáveis da força de atrito de rolamento.
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