DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE ATRITO PNEU/SOLO DO VEÍCULO BAJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rogério Teixeira Lopes, Rogério
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Engenharia Química e Química
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/2446941602042016049
Resumo: O teste realizado tem como objetivo encontrar o valor corresponde ao atrito entre o pneu e o solo no momento em que ocorre um processo dinâmico com o veículo, tendo como principal limitação, a simulação real de um terreno de terra solta semelhante à pista de provas das competições BAJA SAE. A determinação desse valor é de extrema importância nos cálculos para dimensionamento do sistema de freios de um veículo visto que quanto maior for o valor desse coeficiente maior será a capacidade de frenagem do veículo em uma menor distância, de um modo geral, reduzirá a derrapagem do veiculo em relação ao solo quando as roda do veículo estiverem travadas.
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