The role of information format in financial decision-making : bridging psychology, neuroscience and accounting research
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12579 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
id |
RCAP_a3fe5793b732e8230eb306a61b6aac02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10400.5/12579 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
The role of information format in financial decision-making : bridging psychology, neuroscience and accounting researchTomada de DecisãoRelato FinanceiroFormato de InformaçãoPsicologiaNeurociênciaContabilidadeDecision-makingFinancial ReportingPresentation FormatPsychologyNeuroscienceAccoutingMestrado em Ciências EmpresariaisA ideia de que a avaliação e as decisões financeiras dependem não só do valor real das empresas espelhada na informação contida nos relatos financeiros, mas também da forma como a mesma é apresentada tem vindo a ser empiricamente demonstrada. Contudo, sabemos ainda muito pouco sobre os mecanismos subjacentes ao impacto que o formato tem nos processos de tomada de decisão. Para compreender melhor o impacto da forma como a informação é apresentada e disponibilizada e para conseguir criar relatos financeiros mais eficientes ao nível da transmissão da informação desejada, é fundamental perceber os fatores que influenciam a aquisição, o processamento e utilização da informação financeira e contabilística. O conhecimento dos processos psicológicos e neurais que culminam na tomada de decisões e dos fatores que os influenciam requer a integração de abordagens e ferramentas de várias disciplinas e áreas do conhecimento, designadamente da economia, da psicologia, das ciências computacionais e da neurociência. O objetivo deste trabalho é rever e discutir a investigação mais recente nestes diferentes campos, em particular a relacionada com a importância da forma de apresentação da informação. Pretende-se ainda discutir a abordagem multidisciplinar que começa a emergir sob a designação de "neuroacounting", reconhecendo o seu potencial, mas também as suas limitações.The idea that not only what but also how financial accounting information is disclosed may impact financial evaluation and trading decisions has gained growing empirical support. Yet, despite its profound implications for accounting researchers and information users as well as policy regulators, we know little about the variables mediating these effects. Crucial for both understanding these effects and efficiently designing financial reports is to understand the factors that influence the sampling, processing and use of financial information. Only then we will be able to shape policy and tailor organizational processes to promote efficient use of financial information. A rich and biologically rooted understanding of how people make decisions and the factors that shape it will require integration of insights and tools from multiple disciplines including economics, psychology, computer science and neuroscience. The aim of this paper is to review and bridge research from these different fields to address the importance of presentation variables in financial decision-making. More generally, the paper reviews and discusses the emerging field of ‘neuroaccounting’ and the potential as well as the challenges of this multidisciplinary approach to tackle behavioural accounting questions.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, AlcinoRepositório da Universidade de LisboaFonseca, Madalena Stilwell Ferreira da2017-06-01T00:30:11Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12579engFonseca, Madalena Stilwell Ferreira da (2016). "The role of information format in financial decision-making : bridging psychology, neuroscience and accounting research". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:44:25Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/12579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:44:25Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
The role of information format in financial decision-making : bridging psychology, neuroscience and accounting research |
title |
The role of information format in financial decision-making : bridging psychology, neuroscience and accounting research |
spellingShingle |
The role of information format in financial decision-making : bridging psychology, neuroscience and accounting research Fonseca, Madalena Stilwell Ferreira da Tomada de Decisão Relato Financeiro Formato de Informação Psicologia Neurociência Contabilidade Decision-making Financial Reporting Presentation Format Psychology Neuroscience Accouting |
title_short |
The role of information format in financial decision-making : bridging psychology, neuroscience and accounting research |
title_full |
The role of information format in financial decision-making : bridging psychology, neuroscience and accounting research |
title_fullStr |
The role of information format in financial decision-making : bridging psychology, neuroscience and accounting research |
title_full_unstemmed |
The role of information format in financial decision-making : bridging psychology, neuroscience and accounting research |
title_sort |
The role of information format in financial decision-making : bridging psychology, neuroscience and accounting research |
author |
Fonseca, Madalena Stilwell Ferreira da |
author_facet |
Fonseca, Madalena Stilwell Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Alcino Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Madalena Stilwell Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tomada de Decisão Relato Financeiro Formato de Informação Psicologia Neurociência Contabilidade Decision-making Financial Reporting Presentation Format Psychology Neuroscience Accouting |
topic |
Tomada de Decisão Relato Financeiro Formato de Informação Psicologia Neurociência Contabilidade Decision-making Financial Reporting Presentation Format Psychology Neuroscience Accouting |
description |
Mestrado em Ciências Empresariais |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-06-01T00:30:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/12579 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/12579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fonseca, Madalena Stilwell Ferreira da (2016). "The role of information format in financial decision-making : bridging psychology, neuroscience and accounting research". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549357269909504 |