Públicos dos museus: um estudo qualitativo sobre as visitas em família: o caso do Museu da Eletricidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana Cristina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9424
Resumo: Este estudo é uma análise qualitativa sobre visitas a museus em família, onde se estudou o caso do Museu da Eletricidade. As famílias são uma segmentação de público pela qual os museus se têm interessado nas últimas décadas. Isto acontece porque por um lado, cerca de metade do público de museus são famílias e, por outro lado, porque atrair famílias significa exercer influência na formação cultural das crianças que as acompanham ou seja, nos potenciais visitantes do futuro. Neste trabalho, que se desenvolveu a partir de um inquérito por questionário e de entrevistas, procurou-se conhecer quem são as famílias que visitam museu (composição dos grupos, relação com os museus, escolaridade e profissão dos adultos), porque motivos o fazem (intenções prévias de visita), e perceber em que medidas é que estas duas dimensões afetam as experiências de visita: as diferentes formas de viver a visita, de aproveitar o espaço e o momento, e de apreciar a experiência. Como objetivo final, este estudo pretende fornecer ferramentas que podem facilitar o trabalho dos profissionais de museus, nomeadamente na conceção de exposições cujo público-alvo sejam as famílias.
id RCAP_a40ae456ba9d99f8e7ef2c173339f63c
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9424
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Públicos dos museus: um estudo qualitativo sobre as visitas em família: o caso do Museu da EletricidadeFamíliasPúblicos dos museusExperiências de visita a museusFamiliesMuseum audienceVisiting experience in museumsEste estudo é uma análise qualitativa sobre visitas a museus em família, onde se estudou o caso do Museu da Eletricidade. As famílias são uma segmentação de público pela qual os museus se têm interessado nas últimas décadas. Isto acontece porque por um lado, cerca de metade do público de museus são famílias e, por outro lado, porque atrair famílias significa exercer influência na formação cultural das crianças que as acompanham ou seja, nos potenciais visitantes do futuro. Neste trabalho, que se desenvolveu a partir de um inquérito por questionário e de entrevistas, procurou-se conhecer quem são as famílias que visitam museu (composição dos grupos, relação com os museus, escolaridade e profissão dos adultos), porque motivos o fazem (intenções prévias de visita), e perceber em que medidas é que estas duas dimensões afetam as experiências de visita: as diferentes formas de viver a visita, de aproveitar o espaço e o momento, e de apreciar a experiência. Como objetivo final, este estudo pretende fornecer ferramentas que podem facilitar o trabalho dos profissionais de museus, nomeadamente na conceção de exposições cujo público-alvo sejam as famílias.This study is a qualitative analysis of families' visits to the museums, where the studied of the Museum of Electricity took place. Families are a section of the audience in which museums have been interested in the recent decades. This happens because on the one hand, about half of the museums' audience are families and, secondly, because in attracting families it means to have influence about the cultural formation on children that follow with them, in other words, the potential visitors in the future. In this work, which developed primarily from questionnaire survey and interviews, we tried to find out Who are the families that visit museums (group composition, relationship with museums, education and occupation of adults), what are the reasons for doing it (prior intentions), and realize to what extent do these two dimensions affect the experiences of visit: the different ways of living the visit, to enjoy the space and the time, and enjoy the experience. As a final goal, this study aims to provide tools that can facilitate the work of museum professionals, particularly in the planning of exhibitions whose target audience are families.2015-07-23T16:25:35Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/9424TID:201048779porSantos, Joana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:41Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:03.482832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Públicos dos museus: um estudo qualitativo sobre as visitas em família: o caso do Museu da Eletricidade
title Públicos dos museus: um estudo qualitativo sobre as visitas em família: o caso do Museu da Eletricidade
spellingShingle Públicos dos museus: um estudo qualitativo sobre as visitas em família: o caso do Museu da Eletricidade
Santos, Joana Cristina
Famílias
Públicos dos museus
Experiências de visita a museus
Families
Museum audience
Visiting experience in museums
title_short Públicos dos museus: um estudo qualitativo sobre as visitas em família: o caso do Museu da Eletricidade
title_full Públicos dos museus: um estudo qualitativo sobre as visitas em família: o caso do Museu da Eletricidade
title_fullStr Públicos dos museus: um estudo qualitativo sobre as visitas em família: o caso do Museu da Eletricidade
title_full_unstemmed Públicos dos museus: um estudo qualitativo sobre as visitas em família: o caso do Museu da Eletricidade
title_sort Públicos dos museus: um estudo qualitativo sobre as visitas em família: o caso do Museu da Eletricidade
author Santos, Joana Cristina
author_facet Santos, Joana Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Famílias
Públicos dos museus
Experiências de visita a museus
Families
Museum audience
Visiting experience in museums
topic Famílias
Públicos dos museus
Experiências de visita a museus
Families
Museum audience
Visiting experience in museums
description Este estudo é uma análise qualitativa sobre visitas a museus em família, onde se estudou o caso do Museu da Eletricidade. As famílias são uma segmentação de público pela qual os museus se têm interessado nas últimas décadas. Isto acontece porque por um lado, cerca de metade do público de museus são famílias e, por outro lado, porque atrair famílias significa exercer influência na formação cultural das crianças que as acompanham ou seja, nos potenciais visitantes do futuro. Neste trabalho, que se desenvolveu a partir de um inquérito por questionário e de entrevistas, procurou-se conhecer quem são as famílias que visitam museu (composição dos grupos, relação com os museus, escolaridade e profissão dos adultos), porque motivos o fazem (intenções prévias de visita), e perceber em que medidas é que estas duas dimensões afetam as experiências de visita: as diferentes formas de viver a visita, de aproveitar o espaço e o momento, e de apreciar a experiência. Como objetivo final, este estudo pretende fornecer ferramentas que podem facilitar o trabalho dos profissionais de museus, nomeadamente na conceção de exposições cujo público-alvo sejam as famílias.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2014-09
2015-07-23T16:25:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/9424
TID:201048779
url http://hdl.handle.net/10071/9424
identifier_str_mv TID:201048779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134812975398912