Públicos dos museus: um estudo qualitativo sobre as visitas em família: o caso do Museu da Eletricidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/9424 |
Resumo: | Este estudo é uma análise qualitativa sobre visitas a museus em família, onde se estudou o caso do Museu da Eletricidade. As famílias são uma segmentação de público pela qual os museus se têm interessado nas últimas décadas. Isto acontece porque por um lado, cerca de metade do público de museus são famílias e, por outro lado, porque atrair famílias significa exercer influência na formação cultural das crianças que as acompanham ou seja, nos potenciais visitantes do futuro. Neste trabalho, que se desenvolveu a partir de um inquérito por questionário e de entrevistas, procurou-se conhecer quem são as famílias que visitam museu (composição dos grupos, relação com os museus, escolaridade e profissão dos adultos), porque motivos o fazem (intenções prévias de visita), e perceber em que medidas é que estas duas dimensões afetam as experiências de visita: as diferentes formas de viver a visita, de aproveitar o espaço e o momento, e de apreciar a experiência. Como objetivo final, este estudo pretende fornecer ferramentas que podem facilitar o trabalho dos profissionais de museus, nomeadamente na conceção de exposições cujo público-alvo sejam as famílias. |
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Públicos dos museus: um estudo qualitativo sobre as visitas em família: o caso do Museu da EletricidadeFamíliasPúblicos dos museusExperiências de visita a museusFamiliesMuseum audienceVisiting experience in museumsEste estudo é uma análise qualitativa sobre visitas a museus em família, onde se estudou o caso do Museu da Eletricidade. As famílias são uma segmentação de público pela qual os museus se têm interessado nas últimas décadas. Isto acontece porque por um lado, cerca de metade do público de museus são famílias e, por outro lado, porque atrair famílias significa exercer influência na formação cultural das crianças que as acompanham ou seja, nos potenciais visitantes do futuro. Neste trabalho, que se desenvolveu a partir de um inquérito por questionário e de entrevistas, procurou-se conhecer quem são as famílias que visitam museu (composição dos grupos, relação com os museus, escolaridade e profissão dos adultos), porque motivos o fazem (intenções prévias de visita), e perceber em que medidas é que estas duas dimensões afetam as experiências de visita: as diferentes formas de viver a visita, de aproveitar o espaço e o momento, e de apreciar a experiência. Como objetivo final, este estudo pretende fornecer ferramentas que podem facilitar o trabalho dos profissionais de museus, nomeadamente na conceção de exposições cujo público-alvo sejam as famílias.This study is a qualitative analysis of families' visits to the museums, where the studied of the Museum of Electricity took place. Families are a section of the audience in which museums have been interested in the recent decades. This happens because on the one hand, about half of the museums' audience are families and, secondly, because in attracting families it means to have influence about the cultural formation on children that follow with them, in other words, the potential visitors in the future. In this work, which developed primarily from questionnaire survey and interviews, we tried to find out Who are the families that visit museums (group composition, relationship with museums, education and occupation of adults), what are the reasons for doing it (prior intentions), and realize to what extent do these two dimensions affect the experiences of visit: the different ways of living the visit, to enjoy the space and the time, and enjoy the experience. As a final goal, this study aims to provide tools that can facilitate the work of museum professionals, particularly in the planning of exhibitions whose target audience are families.2015-07-23T16:25:35Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/9424TID:201048779porSantos, Joana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:41Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:03.482832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo é uma análise qualitativa sobre visitas a museus em família, onde se estudou o caso do Museu da Eletricidade. As famílias são uma segmentação de público pela qual os museus se têm interessado nas últimas décadas. Isto acontece porque por um lado, cerca de metade do público de museus são famílias e, por outro lado, porque atrair famílias significa exercer influência na formação cultural das crianças que as acompanham ou seja, nos potenciais visitantes do futuro. Neste trabalho, que se desenvolveu a partir de um inquérito por questionário e de entrevistas, procurou-se conhecer quem são as famílias que visitam museu (composição dos grupos, relação com os museus, escolaridade e profissão dos adultos), porque motivos o fazem (intenções prévias de visita), e perceber em que medidas é que estas duas dimensões afetam as experiências de visita: as diferentes formas de viver a visita, de aproveitar o espaço e o momento, e de apreciar a experiência. Como objetivo final, este estudo pretende fornecer ferramentas que podem facilitar o trabalho dos profissionais de museus, nomeadamente na conceção de exposições cujo público-alvo sejam as famílias. |
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