Para além do crepúsculo das artes visuais na escola: beyond the twilight
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502014000100003 |
Resumo: | Neste artigo são tecidas algumas reflexões sobre as justificações da presença da educação artística e particularmente da educação das artes visuais no currículo escolar. A autora baseia as suas considerações em experiências de formadora de professores de educação visual e disciplinas de artes visuais e apela para um requestionamento constante das razões e dos espaços da educação artística. Descrevem-se alguns conceitos comuns dos professores sobre as dimensões das áreas artísticas, apontando teorias sobre o valor da educação artística, para levantar dúvidas que poderão ajudar a repensar os papéis da educação artística na sociedade. Referem-se algumas justificações que sem dúvida abonam em favor das artes na escola, mas salienta-se que no geral as rotinas das práticas de educação artística não fornecem capacidades para a compreensão cultural ou experiências de aprendizagem, baseadas numa ação moral ou compromisso social. As questões levantadas apontam para um reposicionamento das práticas de educação artística para ajudar a promover a educação para a paz, educação para a sustentabilidade, para a tolerância e para o respeito pelo outro. |
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