Uso da Plataforma Socrative para os alunos de química orgânica: Um estudo preliminar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Maria Hosana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: M. Albuquerque, Olga, Boas, Ana Júlia Vilas, M. Quintella, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.752-757
Resumo: Nos últimos anos, tem aumentado a busca por novas abordagens metodológicas aplicadas ao ensino de ciências devido, principalmente, ao uso de novas tecnologias que propiciam a autonomia e a motivação dos estudantes universitários. Assim, o objetivo principal dessa pesquisa foi avaliar o uso da plataforma, gratuita, Socrative para a disciplina de Química Orgânica. Trata de uma plataforma online na qual os estudantes praticam o conteúdo trabalhado em sala de aula usando os seus smartphones ou tablets.  O estudo foi dividido em duas etapas, sendo que a primeira contou com a participação de  sessenta estudantes de segundo semestre do curso de Farmácia, da disciplina de Química Orgânica, ofertada no 2º semestre de 2019. Cada uma das atividades consistiu em uma série de perguntas, de cada tópico, onde os estudantes deveriam responder através do Socrative. Os resultados das atividades indicaram que os estudantes foram receptivos ao uso da plataforma Socrative e reconheceram que a plataforma colaborou com  o aprendizado dos conteúdos da disciplina. A segunda etapa, que trata da “pesquisa-ação”, para obter o feedback da visão geral dos alunos em relação à  disciplina ainda está sendo delineada.  Até este momento, o estudo mostrou que a  plataforma Socrative deve continuar sendo adotada na disciplina com adaptações do seu uso para melhor atender os estudantes.
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spelling Uso da Plataforma Socrative para os alunos de química orgânica: Um estudo preliminarSocrative Plataform usage by organic chemistry students: A preliminary studyOrganic Chemistry; Socrative; Teaching Innovation.Química Orgânica; Socrative; Inovação Docente.Nos últimos anos, tem aumentado a busca por novas abordagens metodológicas aplicadas ao ensino de ciências devido, principalmente, ao uso de novas tecnologias que propiciam a autonomia e a motivação dos estudantes universitários. Assim, o objetivo principal dessa pesquisa foi avaliar o uso da plataforma, gratuita, Socrative para a disciplina de Química Orgânica. Trata de uma plataforma online na qual os estudantes praticam o conteúdo trabalhado em sala de aula usando os seus smartphones ou tablets.  O estudo foi dividido em duas etapas, sendo que a primeira contou com a participação de  sessenta estudantes de segundo semestre do curso de Farmácia, da disciplina de Química Orgânica, ofertada no 2º semestre de 2019. Cada uma das atividades consistiu em uma série de perguntas, de cada tópico, onde os estudantes deveriam responder através do Socrative. Os resultados das atividades indicaram que os estudantes foram receptivos ao uso da plataforma Socrative e reconheceram que a plataforma colaborou com  o aprendizado dos conteúdos da disciplina. A segunda etapa, que trata da “pesquisa-ação”, para obter o feedback da visão geral dos alunos em relação à  disciplina ainda está sendo delineada.  Até este momento, o estudo mostrou que a  plataforma Socrative deve continuar sendo adotada na disciplina com adaptações do seu uso para melhor atender os estudantes.In recent years, the search for new methodological approaches applied to science teaching has increased, mainly due to the use of new technologies that provide the autonomy and motivation of university students. Thus, the main objective of this research was to use the free Socrative platform for the subject of Organic Chemistry. It is an online platform in which students practice the content worked in the classroom using their smartphones or tablets. The study was divided into two stages, the first with the participation of sixty students from the second semester of the Pharmacy course, of the subject of Organic Chemistry, offered in the 2nd semester of 2019. Each of the activities consisted of a series of questions, from each topic, where students should answer through the Socrative. The results of the activities indicated that the students were receptive to the use of the Socrative platform and recognized that the platform collaborated with the learning of the subject´s contents. The second stage, which deals with “action research”, to obtain feedback from the students' overview regarding the subject is still being outlined. So far, the study has shown that the Socrative platform should continue to be adopted in the discipline with adaptations of its use to better serve students.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.752-757https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.752-757New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 752-757New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 752-757New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 752-7572184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/141https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/141/138Conceição, Maria HosanaM. Albuquerque, OlgaBoas, Ana Júlia VilasM. Quintella, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:23Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:59.174553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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