Prática de Ensino Supervisionada - A construção de valores em contexto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Elisa Maria Sá
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26435
Resumo: O presente relatório de estágio é o resultado da prática da ação educativa que realizámos na creche, na educação pré-escolar e no 1.º CEB, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A construção de valores em contexto educativo é a problemática escolhida para esta investigação e foi realizada a partir dos seguintes objetivos: (i) promover a construção de valores que possam favorecer uma melhor compreensão e intervenção sobre o mundo que nos rodeia; (ii) compreender a importância que o quotidiano assume na construção de valores; (iii) analisar a perceção em relação aos valores. Promover a educação em valores deve ser uma preocupação de todos e a escola não pode ser exceção, pois é na escola que as crianças passam grande parte do seu dia e onde promovem o desenvolvimento a nível pessoal e social. O agente educativo, isto é, o educador/professor deve ter um papel fundamental nesta construção de valores, planificando atividades que permitam à criança adquirir ferramentas para se tornarem cidadãs conscientes, críticas, responsáveis, livres e solidárias. A criança deve desenvolver atitudes, ao longo da sua vida, que lhes permita entender que a sua vida deve ser pautada pelos valores humanos. Esta investigação é de cariz qualitativo e teve como técnicas de recolha de dados a observação participante com o diário de bordo, os registos fotográficos das experiências de ensino e aprendizagem e os diálogos reflexivos; e o inquérito por questionário realizado às crianças do 1.º CEB. As experiências de ensino aprendizagem demonstram que a construção de valores deve ser promovida em contexto educativo e que as crianças valorizam a importância de viver segundo os valores humanos.
id RCAP_a43e987e248fa7b4c87516f6a8448db6
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26435
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada - A construção de valores em contexto educativoConstrução de valoresEscolaAgentes educativosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio é o resultado da prática da ação educativa que realizámos na creche, na educação pré-escolar e no 1.º CEB, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A construção de valores em contexto educativo é a problemática escolhida para esta investigação e foi realizada a partir dos seguintes objetivos: (i) promover a construção de valores que possam favorecer uma melhor compreensão e intervenção sobre o mundo que nos rodeia; (ii) compreender a importância que o quotidiano assume na construção de valores; (iii) analisar a perceção em relação aos valores. Promover a educação em valores deve ser uma preocupação de todos e a escola não pode ser exceção, pois é na escola que as crianças passam grande parte do seu dia e onde promovem o desenvolvimento a nível pessoal e social. O agente educativo, isto é, o educador/professor deve ter um papel fundamental nesta construção de valores, planificando atividades que permitam à criança adquirir ferramentas para se tornarem cidadãs conscientes, críticas, responsáveis, livres e solidárias. A criança deve desenvolver atitudes, ao longo da sua vida, que lhes permita entender que a sua vida deve ser pautada pelos valores humanos. Esta investigação é de cariz qualitativo e teve como técnicas de recolha de dados a observação participante com o diário de bordo, os registos fotográficos das experiências de ensino e aprendizagem e os diálogos reflexivos; e o inquérito por questionário realizado às crianças do 1.º CEB. As experiências de ensino aprendizagem demonstram que a construção de valores deve ser promovida em contexto educativo e que as crianças valorizam a importância de viver segundo os valores humanos.This internship report is the result of the practice of the educational action that we carried out in the nursery, in pre-school education and in the 1st CEB, within the scope of the Supervised Teaching Practice of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st. º Cycle of Basic Education. The construction of values in an educational context is the issue chosen for this investigation and was carried out based on the following objectives: (i) to promote the construction of values that can favor a better understanding and intervention on the world around us; (ii) understand the importance that every day (pre-)school life assumes in the construction of values; (iii) analyze children's perception of values. Promoting education in values should be everyone's concern and school cannot be an exception, as it is at school that children spend a large part of their day and where they promote personal and social development. The educational agent, that is, the educator/teacher, must play a fundamental role in this construction of values, planning activities that allow children to acquire tools to become conscious, critical, responsible, free and solidary citizens. The child must develop attitudes, throughout their lives, that allow them to understand that their life must be guided by human values. This research is of a qualitative nature and had as data collection techniques the participant observation with the logbook, the photographic records of the teaching and learning experiences and the reflective dialogues, and the questionnaire survey carried out with the children of the 1st CEB. Teaching-learning experiences demonstrate that the construction of values must be produced in an educational context and that children value the importance of living according to human values.Ribeiro, Ilda FreireBiblioteca Digital do IPBRibeiro, Elisa Maria Sá2023-01-10T15:08:59Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26435TID:203154010porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:58:57Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:54.080008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada - A construção de valores em contexto educativo
title Prática de Ensino Supervisionada - A construção de valores em contexto educativo
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada - A construção de valores em contexto educativo
Ribeiro, Elisa Maria Sá
Construção de valores
Escola
Agentes educativos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de Ensino Supervisionada - A construção de valores em contexto educativo
title_full Prática de Ensino Supervisionada - A construção de valores em contexto educativo
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada - A construção de valores em contexto educativo
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada - A construção de valores em contexto educativo
title_sort Prática de Ensino Supervisionada - A construção de valores em contexto educativo
author Ribeiro, Elisa Maria Sá
author_facet Ribeiro, Elisa Maria Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Ilda Freire
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Elisa Maria Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Construção de valores
Escola
Agentes educativos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Construção de valores
Escola
Agentes educativos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio é o resultado da prática da ação educativa que realizámos na creche, na educação pré-escolar e no 1.º CEB, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A construção de valores em contexto educativo é a problemática escolhida para esta investigação e foi realizada a partir dos seguintes objetivos: (i) promover a construção de valores que possam favorecer uma melhor compreensão e intervenção sobre o mundo que nos rodeia; (ii) compreender a importância que o quotidiano assume na construção de valores; (iii) analisar a perceção em relação aos valores. Promover a educação em valores deve ser uma preocupação de todos e a escola não pode ser exceção, pois é na escola que as crianças passam grande parte do seu dia e onde promovem o desenvolvimento a nível pessoal e social. O agente educativo, isto é, o educador/professor deve ter um papel fundamental nesta construção de valores, planificando atividades que permitam à criança adquirir ferramentas para se tornarem cidadãs conscientes, críticas, responsáveis, livres e solidárias. A criança deve desenvolver atitudes, ao longo da sua vida, que lhes permita entender que a sua vida deve ser pautada pelos valores humanos. Esta investigação é de cariz qualitativo e teve como técnicas de recolha de dados a observação participante com o diário de bordo, os registos fotográficos das experiências de ensino e aprendizagem e os diálogos reflexivos; e o inquérito por questionário realizado às crianças do 1.º CEB. As experiências de ensino aprendizagem demonstram que a construção de valores deve ser promovida em contexto educativo e que as crianças valorizam a importância de viver segundo os valores humanos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-10T15:08:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/26435
TID:203154010
url http://hdl.handle.net/10198/26435
identifier_str_mv TID:203154010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135456100614144