Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Juliana Pinto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Leite, Mariélli Mariko, Pereira Del Prette, Zilda Aparecida, Dias, Talita Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45764
Resumo: Habilidades sociais e valores de convivência devem ser promovidos desde a primeira infância. Histórias infantis são recursos importantes para isso. Este estudo buscou: (1) identificar livros infantis que pais, professores, psicoterapeutas e pesquisadores mais utilizam com pré-escolares e as habilidades sociais e valores abordados nessas histórias; (2) Identificar diferenças e semelhanças entre os respondentes na escolha dos livros. Com base nas respostas a questionários elaborados especialmente para esta pesquisa, verificou-se a tendência de pais e professores por títulos clássicos e de psicoterapeutas e pesquisadores por livros sobre desenvolvimento interpessoal. Discute-se a relevância de disponibilizar maior diversidade de histórias infantis que, além do gosto pela leitura, promovam valores de convivência importantes para a vida.
id UFMG-13_22fc05991d3ef3618e4eb4fb10c24d61
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/45764
network_acronym_str UFMG-13
network_name_str Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
repository_id_str
spelling Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativoshabilidades sociaisvalores de convivênciapré-escolaresliteratura infantilagentes educativosHabilidades sociais e valores de convivência devem ser promovidos desde a primeira infância. Histórias infantis são recursos importantes para isso. Este estudo buscou: (1) identificar livros infantis que pais, professores, psicoterapeutas e pesquisadores mais utilizam com pré-escolares e as habilidades sociais e valores abordados nessas histórias; (2) Identificar diferenças e semelhanças entre os respondentes na escolha dos livros. Com base nas respostas a questionários elaborados especialmente para esta pesquisa, verificou-se a tendência de pais e professores por títulos clássicos e de psicoterapeutas e pesquisadores por livros sobre desenvolvimento interpessoal. Discute-se a relevância de disponibilizar maior diversidade de histórias infantis que, além do gosto pela leitura, promovam valores de convivência importantes para a vida.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2023-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45764Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 1 (2023): Edição 16(1) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45764/37368Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Juliana PintoLeite, Mariélli MarikoPereira Del Prette, Zilda AparecidaDias, Talita Pereira2023-12-15T15:38:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45764Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2023-12-15T15:38:09Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos
title Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos
spellingShingle Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos
dos Santos, Juliana Pinto
habilidades sociais
valores de convivência
pré-escolares
literatura infantil
agentes educativos
title_short Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos
title_full Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos
title_fullStr Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos
title_full_unstemmed Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos
title_sort Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos
author dos Santos, Juliana Pinto
author_facet dos Santos, Juliana Pinto
Leite, Mariélli Mariko
Pereira Del Prette, Zilda Aparecida
Dias, Talita Pereira
author_role author
author2 Leite, Mariélli Mariko
Pereira Del Prette, Zilda Aparecida
Dias, Talita Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Juliana Pinto
Leite, Mariélli Mariko
Pereira Del Prette, Zilda Aparecida
Dias, Talita Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv habilidades sociais
valores de convivência
pré-escolares
literatura infantil
agentes educativos
topic habilidades sociais
valores de convivência
pré-escolares
literatura infantil
agentes educativos
description Habilidades sociais e valores de convivência devem ser promovidos desde a primeira infância. Histórias infantis são recursos importantes para isso. Este estudo buscou: (1) identificar livros infantis que pais, professores, psicoterapeutas e pesquisadores mais utilizam com pré-escolares e as habilidades sociais e valores abordados nessas histórias; (2) Identificar diferenças e semelhanças entre os respondentes na escolha dos livros. Com base nas respostas a questionários elaborados especialmente para esta pesquisa, verificou-se a tendência de pais e professores por títulos clássicos e de psicoterapeutas e pesquisadores por livros sobre desenvolvimento interpessoal. Discute-se a relevância de disponibilizar maior diversidade de histórias infantis que, além do gosto pela leitura, promovam valores de convivência importantes para a vida.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45764
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45764/37368
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 1 (2023): Edição 16(1) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia
1983-8220
reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
collection Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
repository.name.fl_str_mv Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com
_version_ 1799711298368307200