Estudo comparativo de linguagem e dos comportamentos interativos pais- filhos aos 15 meses de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Sofia Alexandra Pereira Coelho de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5569
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Intervenção Precoce
id RCAP_a44aefafd6a13a04d0d25c7d7d81ced2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5569
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo comparativo de linguagem e dos comportamentos interativos pais- filhos aos 15 meses de vidaComportamentos interativosLinguagem dirigidaCriançaInteraction behaviorsDirected languageChildrenDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Intervenção PrecoceO presente estudo teve como objetivo caraterizar e comparar a linguagem e os comportamentos interativos de mães e de pais com crianças de 15 meses. A amostra é constituída por 80 díades (40 mãe-filho(a), 40 pai-filho(a)) com bebés de termo e sem condições assinaláveis de risco (25 meninos e 15 meninas). As díades foram filmadas em situação de jogo livre, mãe- filho(a) e pai-filho(a), independentemente. As interações foram transcritas sob forma de narrativas, uma para cada interação diádica, que constituíram o corpus de trabalho. Os resultados do nosso estudo mencionam que quando comparamos díades mãe- filho(a) e pai- filho(a) no que diz respeito aos comportamentos interativos (episódios, sequências verbais e sequências não verbais) não encontramos nenhuma significância, no entanto, quando correlacionamos díade mãe- filho(a) e díade pai-filho(a) encontramos correlações significativas. Globalmente as crianças que recebem mais input de comportamentos verbais, de comportamentos não-verbais e de afetos das mães também o recebem dos pais. No que concerne à linguagem dirigida à criança os resultados assinalam diferenças na média dos comportamentos verbais dos pais e mães relativamente a: (i) elogio estímulo- as mães fizeram em média mais elogios estímulos do que os pais, (ii) nomeação- as mães fizeram em média mais nomeações do que os pais. Os comportamentos dos pais e das mães encontram-se correlacionados nas seguintes categorias perguntas, pedidos de atenção, comentários positivos e ordens.ABSTRACT The purpose of this study is to characterize and compare the language and the interactive behaviors of parents with children of age 15 months. The sample consisted of 80 dyads (40 mother-son or daughter, 40 father-son or daughter) with term babies and no major risk conditions (25 boys and 15 girls). The dyads were filmed in free play situation, mother-son or daughter and father-son or daughter, independently. The interactions were transcribed in the narrative shape, one for each dyadic interaction, which constituted this paper’s corpus. The results of our study show that when we compare dyads mother-son or daughter and father-son or daughter, with regard to interactive behaviors (episodes, verbal sequence and nonverbal sequence) we don’t find any significance, however, when we correlate dyad mother-son or daughter and dyad father-son or daughter we find significant correlations. Overall, children who receive more input of verbal behaviors, nonverbal behaviors and affects from mothers also receive from fathers. About directed language at children the results indicate differences in verbal behaviors average of fathers and mothers regarding: (i) praise stimulus – in mean, mothers made more praise stimulus than fathers, (ii) nomination – in mean, mothers made more nominations than fathers. The behaviors of fathers and mothers are correlate in the following categories: questions, attention requests, positive reviews and instructions.Sousa, Otília deRCIPLCastro, Sofia Alexandra Pereira Coelho de2016-01-19T10:40:19Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5569TID:201343240porCastro, S. A. (2015). Estudo comparativo de linguagem e dos comportamentos interativos pais- filhos aos 15 meses de vida [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:10Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:48.574838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo de linguagem e dos comportamentos interativos pais- filhos aos 15 meses de vida
title Estudo comparativo de linguagem e dos comportamentos interativos pais- filhos aos 15 meses de vida
spellingShingle Estudo comparativo de linguagem e dos comportamentos interativos pais- filhos aos 15 meses de vida
Castro, Sofia Alexandra Pereira Coelho de
Comportamentos interativos
Linguagem dirigida
Criança
Interaction behaviors
Directed language
Children
title_short Estudo comparativo de linguagem e dos comportamentos interativos pais- filhos aos 15 meses de vida
title_full Estudo comparativo de linguagem e dos comportamentos interativos pais- filhos aos 15 meses de vida
title_fullStr Estudo comparativo de linguagem e dos comportamentos interativos pais- filhos aos 15 meses de vida
title_full_unstemmed Estudo comparativo de linguagem e dos comportamentos interativos pais- filhos aos 15 meses de vida
title_sort Estudo comparativo de linguagem e dos comportamentos interativos pais- filhos aos 15 meses de vida
author Castro, Sofia Alexandra Pereira Coelho de
author_facet Castro, Sofia Alexandra Pereira Coelho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Otília de
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Sofia Alexandra Pereira Coelho de
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamentos interativos
Linguagem dirigida
Criança
Interaction behaviors
Directed language
Children
topic Comportamentos interativos
Linguagem dirigida
Criança
Interaction behaviors
Directed language
Children
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Intervenção Precoce
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
2016-01-19T10:40:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5569
TID:201343240
url http://hdl.handle.net/10400.21/5569
identifier_str_mv TID:201343240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Castro, S. A. (2015). Estudo comparativo de linguagem e dos comportamentos interativos pais- filhos aos 15 meses de vida [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133406376755200