Implementação de melhorias no processo produtivo de pás para turbinas eólicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carolina Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39785
Resumo: A energia é um componente essencial no desenvolvimento económico e socioeconómico sendo que, a transição para energias renováveis, como é o caso da energia eólica, é crucial para combater o impacto provocado pelos combustíveis fósseis sobre o ambiente e a saúde humana. Em consequência do aumento da procura por energia eólica, torna-se necessário para as empresas do setor reinventar a sua estrutura organizacional, apostando numa cultura de melhoria contínua que fomente o aumento da produtividade, da qualidade e da vantagem competitiva, da mesma forma que permita uma redução de desperdícios nos processos e de custos, tendo sempre como foco principal a satisfação do consumidor final. Este trabalho resulta, então, de um projeto desenvolvido numa empresa que produz pás para turbinas eólicas, surgindo como resposta aos desafios com os quais esta se depara na atualidade, especificamente, o aumento da procura e o fim da produção de um dos seus modelos. Assim, o trabalho incidiu essencialmente na implementação de melhorias no processo produtivo do modelo mais recente, cuja procura é mais elevada, por forma a conseguir uma redução do tempo de ciclo através da padronização de tarefas e da redução de tempos de espera, deslocações e retrabalho, de modo que a organização seja capaz de responder ao pico da procura. Através de uma recolha e análise de dados inicial, assim como daquele que será o objetivo futuro da organização, foi identificada a posição mais crítica da área de acabamentos, nomeadamente a que constituía o gargalo. Procedeu-se, de seguida, à identificação de tarefas críticas na posição em estudo, foram identificados os principais problemas e oportunidades de melhoria, utilizando ferramentas como o Diagrama de Ishikawa ou os 5 Porquês. Nesse seguimento, foi definido um plano de ações de melhoria para cada tarefa da posição, cuja posterior implementação permitiu reduzir ineficiências no processo, nomeadamente deslocações desnecessárias dos funcionários, variações no processo e problemas de qualidade fomentados pela falta de padronização de tarefas, assim como atividades que não acrescentam valor ao produto. Para a implementação das ações que visavam a redução dos desperdícios identificados, foram utilizadas várias metodologias e ferramentas Lean. Para além disso, face a um dos principais desafios da organização, ou seja, o fim da produção de um dos seus modelos, torna-se necessário efetuar alterações mais significativas, mais concretamente, mudanças no layout da área, tendo sido também realizada uma proposta neste sentido. As ações propostas e implementadas permitiram obter melhorias na produtividade, tendo-se alcançado uma redução do tempo de ciclo da posição estudada em 30%.
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Este trabalho resulta, então, de um projeto desenvolvido numa empresa que produz pás para turbinas eólicas, surgindo como resposta aos desafios com os quais esta se depara na atualidade, especificamente, o aumento da procura e o fim da produção de um dos seus modelos. Assim, o trabalho incidiu essencialmente na implementação de melhorias no processo produtivo do modelo mais recente, cuja procura é mais elevada, por forma a conseguir uma redução do tempo de ciclo através da padronização de tarefas e da redução de tempos de espera, deslocações e retrabalho, de modo que a organização seja capaz de responder ao pico da procura. Através de uma recolha e análise de dados inicial, assim como daquele que será o objetivo futuro da organização, foi identificada a posição mais crítica da área de acabamentos, nomeadamente a que constituía o gargalo. Procedeu-se, de seguida, à identificação de tarefas críticas na posição em estudo, foram identificados os principais problemas e oportunidades de melhoria, utilizando ferramentas como o Diagrama de Ishikawa ou os 5 Porquês. Nesse seguimento, foi definido um plano de ações de melhoria para cada tarefa da posição, cuja posterior implementação permitiu reduzir ineficiências no processo, nomeadamente deslocações desnecessárias dos funcionários, variações no processo e problemas de qualidade fomentados pela falta de padronização de tarefas, assim como atividades que não acrescentam valor ao produto. Para a implementação das ações que visavam a redução dos desperdícios identificados, foram utilizadas várias metodologias e ferramentas Lean. Para além disso, face a um dos principais desafios da organização, ou seja, o fim da produção de um dos seus modelos, torna-se necessário efetuar alterações mais significativas, mais concretamente, mudanças no layout da área, tendo sido também realizada uma proposta neste sentido. As ações propostas e implementadas permitiram obter melhorias na produtividade, tendo-se alcançado uma redução do tempo de ciclo da posição estudada em 30%.Energy is an essential component in economic and socio-economic development, and the transition to renewable energies, such as wind energy, is crucial to reduce the impact caused by fossil fuels on the environment and on human health. Because of the increase in demand for wind energy, it becomes necessary for companies in the sector to reinvent their organisational structure, investing in a culture of continuous improvement that encourages an increase in productivity, quality and competitive advantage, while, at the same time pursuing a reduction in process waste and costs, always having as its main focus the satisfaction of the end consumer. This work results from a project developed in a company that produces blades for wind turbines and is a response to the challenges it currently faces, specifically the increase in demand and the end of production of one of its models. Thus, the work focused essentially on the implementation of improvements in the production process of the most recent model, that presents a higher demand, with the purpose of reducing the cycle time through the standardization of tasks and by reducing waiting times, travel, rework, so that the organisation can satisfy demand. Through an initial data collection and analysis, as well as what will be the future objective of the organisation, the most critical position of the finishing area was identified, namely the one that was the main bottleneck. Critical tasks in the position under study were then identified, the main problems and opportunities for improvement were also identified, through the use of tools such as the Ishikawa Diagram or the 5 Whys. Following this, a plan of improvement actions was defined for each task of the position, whose subsequent implementation led to the reduction of inefficiencies in the process, namely unnecessary movements of employees, variations in the process and quality problems caused by the lack of standardisation of tasks, as well as activities that don't add value to the product. To implement the actions aimed at reducing the identified waste, several Lean methodologies and tools were used. Furthermore, faced with one of the main challenges of the organisation, that is, the end of the production of one of its models, it became necessary to make more significant changes, more specifically, changes in the layout of the area, and a proposal was also made in this sense. The proposed and implemented actions allowed for improvements in productivity, and a 30% reduction in the cycle time of the position studied was obtained.2023-12-12T09:09:25Z2023-07-07T00:00:00Z2023-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39785porCosta, Carolina Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:18:01Zoai:ria.ua.pt:10773/39785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:59.186470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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