Proposta de balanced scorecard para a gestão estratégica de uma empresa de correio expresso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carla Sofia de Jesus Mósca
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3832
Resumo: Com a transição da Era Industrial para a Era do Conhecimento, o paradigma de valor foi alterado. A criação de valor, diferenciação e vantagem competitiva passam a advir de activos intangíveis como know-how e conhecimento, oferta de produtos e serviços inovadores e relacionamento com clientes e fornecedores. Os sistemas de gestão tradicionais baseados apenas em dados financeiros (tangíveis) deixam de ter condições para orientar as organizações nos desafios complexos deste novo ambiente, sendo necessário encontrar novas soluções. Neste contexto, esta dissertação tem como objectivo desenvolver uma proposta de mapa estratégico para uma empresa privada prestadora de serviços de correio expresso ‘ECE’, relacionando os seus objectivos estratégicos globais sob as quatro perspectivas do Balanced Scorecard. Esta ferramenta irá ajudar a esclarecer a estratégia, mostrando com clareza a criação de valor para os clientes e accionistas, os processos internos necessários para essa criação de valor e os activos intangíveis que permitem executar esses processos de forma excelente. Adicionalmente, proporciona à gestão e a todos os colaboradores uma percepção clara de como as suas funções estão ligadas aos objectivos estratégicos globais da empresa, promovendo que trabalhem de maneira coordenada e corporativa para os atingir.
id RCAP_a464ac64f2a467a9f2799ed6677ba68b
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3832
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta de balanced scorecard para a gestão estratégica de uma empresa de correio expressoGestão estratégica - Balanced scorecardGestão do conhecimentoActivos intangíveisCapital intelectualBalanced scorecardCom a transição da Era Industrial para a Era do Conhecimento, o paradigma de valor foi alterado. A criação de valor, diferenciação e vantagem competitiva passam a advir de activos intangíveis como know-how e conhecimento, oferta de produtos e serviços inovadores e relacionamento com clientes e fornecedores. Os sistemas de gestão tradicionais baseados apenas em dados financeiros (tangíveis) deixam de ter condições para orientar as organizações nos desafios complexos deste novo ambiente, sendo necessário encontrar novas soluções. Neste contexto, esta dissertação tem como objectivo desenvolver uma proposta de mapa estratégico para uma empresa privada prestadora de serviços de correio expresso ‘ECE’, relacionando os seus objectivos estratégicos globais sob as quatro perspectivas do Balanced Scorecard. Esta ferramenta irá ajudar a esclarecer a estratégia, mostrando com clareza a criação de valor para os clientes e accionistas, os processos internos necessários para essa criação de valor e os activos intangíveis que permitem executar esses processos de forma excelente. Adicionalmente, proporciona à gestão e a todos os colaboradores uma percepção clara de como as suas funções estão ligadas aos objectivos estratégicos globais da empresa, promovendo que trabalhem de maneira coordenada e corporativa para os atingir.Due to transition from the Industrial Age to the Age of Knowledge, the paradigm of value has changed. Creating value, differentiation and competitive advantage has undergone change to intangible assets like Knowhow and Knowledge, products and services focused on innovation, and the relationship with clients and suppliers. The traditional Management Systems based only on financial data (tangibles assets) are just not good enough to drive Organizations through this complex environment, making it necessary to seek other solutions. With this in mind, the following dissertation is focused on developing a strategic map proposal for an Express Mail Services Organization, relating its strategic global objectives to the four perspectives of the balanced Scorecard methodology -this tool will help clarify strategy and measured performance directly linked to results. Consequently, the strategy will be more understandable and clear, showing where the Organization has increased value to clients and shareholders as well as the needed internal processes for this increment in value and the intangible resources that permit running these internal processes in an excellent way. Additionally, this methodology permits sharing a strategy plan with all employees thus allowing them to envision how their capabilities and responsibilities are connected to this plan and how they can collaborate in a coordinated way in order to achieve these strategic global objectives.Universidade da Beira InteriorPinheiro, Paulo GonçalvesuBibliorumFernandes, Carla Sofia de Jesus Mósca2015-09-21T15:59:38Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3832porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:23Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:10.433532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de balanced scorecard para a gestão estratégica de uma empresa de correio expresso
title Proposta de balanced scorecard para a gestão estratégica de uma empresa de correio expresso
spellingShingle Proposta de balanced scorecard para a gestão estratégica de uma empresa de correio expresso
Fernandes, Carla Sofia de Jesus Mósca
Gestão estratégica - Balanced scorecard
Gestão do conhecimento
Activos intangíveis
Capital intelectual
Balanced scorecard
title_short Proposta de balanced scorecard para a gestão estratégica de uma empresa de correio expresso
title_full Proposta de balanced scorecard para a gestão estratégica de uma empresa de correio expresso
title_fullStr Proposta de balanced scorecard para a gestão estratégica de uma empresa de correio expresso
title_full_unstemmed Proposta de balanced scorecard para a gestão estratégica de uma empresa de correio expresso
title_sort Proposta de balanced scorecard para a gestão estratégica de uma empresa de correio expresso
author Fernandes, Carla Sofia de Jesus Mósca
author_facet Fernandes, Carla Sofia de Jesus Mósca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Paulo Gonçalves
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Carla Sofia de Jesus Mósca
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão estratégica - Balanced scorecard
Gestão do conhecimento
Activos intangíveis
Capital intelectual
Balanced scorecard
topic Gestão estratégica - Balanced scorecard
Gestão do conhecimento
Activos intangíveis
Capital intelectual
Balanced scorecard
description Com a transição da Era Industrial para a Era do Conhecimento, o paradigma de valor foi alterado. A criação de valor, diferenciação e vantagem competitiva passam a advir de activos intangíveis como know-how e conhecimento, oferta de produtos e serviços inovadores e relacionamento com clientes e fornecedores. Os sistemas de gestão tradicionais baseados apenas em dados financeiros (tangíveis) deixam de ter condições para orientar as organizações nos desafios complexos deste novo ambiente, sendo necessário encontrar novas soluções. Neste contexto, esta dissertação tem como objectivo desenvolver uma proposta de mapa estratégico para uma empresa privada prestadora de serviços de correio expresso ‘ECE’, relacionando os seus objectivos estratégicos globais sob as quatro perspectivas do Balanced Scorecard. Esta ferramenta irá ajudar a esclarecer a estratégia, mostrando com clareza a criação de valor para os clientes e accionistas, os processos internos necessários para essa criação de valor e os activos intangíveis que permitem executar esses processos de forma excelente. Adicionalmente, proporciona à gestão e a todos os colaboradores uma percepção clara de como as suas funções estão ligadas aos objectivos estratégicos globais da empresa, promovendo que trabalhem de maneira coordenada e corporativa para os atingir.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2015-09-21T15:59:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3832
url http://hdl.handle.net/10400.6/3832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136348152528896