Quadros interativos no ensino das ciências : um caminho a percorrer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparício, Rui Miguel Lourenço Martins Carvalho, 1979-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8470
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
id RCAP_a46697d2ba3efe8febbfddb202cb53b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8470
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quadros interativos no ensino das ciências : um caminho a percorrerDidáctica das ciênciasNovas tecnologias da informação e da comunicaçãoQuadros interactivosMotivação dos alunosTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013Este estudo teve como finalidade analisar as opiniões de professores e de alunos acerca do uso do Quadro Interativo (QI) no ensino das ciências naturais: que impacto o QI tem no ensino e na aprendizagem, quais os obstáculos que os professores identificam relativamente ao seu uso e quais as apreciações dos alunos sobre as aulas em que este é utilizado. Para tal, depois de analisar o que a literatura diz sobre a integração das TIC no ensino em geral e do QI em particular, procedeu-se à construção de um recurso para ser usado em sala de aula. Neste estudo participaram quatro professoras, com diferentes anos de serviço e com diferentes vínculos profissionais e cento e dez alunos, distribuídos por quatro turmas de uma escola TEIP do concelho de Sintra. O trabalho seguiu uma metodologia de estudo de caso e a análise dos dados fez-se cruzando informação proveniente de diferentes fontes e diferentes instrumentos (analise documental, entrevistas aos professores e questionários aos alunos). Os resultados mostraram que o QI poderá ser um recurso que pode captar a atenção dos alunos e ser um agente de motivação. Para os professores o QI pode ser um excelente recurso na aplicação de conhecimentos, embora sejam da opinião que não deva ser usado em todas as aulas. Os principais obstáculos ao uso do QI nas escolas, são o número insuficiente de salas como QI, os problemas técnicos e o tempo de preparação de materiais realmente interativos.The primary concern of this study was to analyze the opinions of teachers and students about the use of the Interactive Whiteboard (IW) in the Teaching of Natural Sciences. What impact has the IIW in teaching and learning, what obstacles teachers identify in relation to their use and what the assessments of students about classes in which it is used? After analyzing what the literature says about the integration of the ICT and the IWs in the classroom, one proceeded to the construction of a resource to be used in the classroom. Four teachers with different years of experience and with different professional bonds, and hundred and ten pupils distributed by 4 groups participated in this study. The study took place in a PIET school of district of Sintra. The work followed a case study methodology and data analysis was done by crossing information from different sources and different instruments (documentary analysis, interviews with teachers and questionnaires to students). The results showed that IWs can be a resource that can capture the students’ attention and an agent of motivation too. For teachers, IWs can be an excellent resource in the application of knowledge, although the general opinion is that it should not be a resource to be generally used. The main obstacles to the use of IWs in schools are the insufficient number of classrooms with IWs, the technical problems and the time of preparation of materials really interactive.Chagas, Isabel, 1952-Repositório da Universidade de LisboaAparício, Rui Miguel Lourenço Martins Carvalho, 1979-2013-05-15T15:20:03Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8470TID:201265451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:22Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:00.583830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quadros interativos no ensino das ciências : um caminho a percorrer
title Quadros interativos no ensino das ciências : um caminho a percorrer
spellingShingle Quadros interativos no ensino das ciências : um caminho a percorrer
Aparício, Rui Miguel Lourenço Martins Carvalho, 1979-
Didáctica das ciências
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Quadros interactivos
Motivação dos alunos
Teses de mestrado - 2013
title_short Quadros interativos no ensino das ciências : um caminho a percorrer
title_full Quadros interativos no ensino das ciências : um caminho a percorrer
title_fullStr Quadros interativos no ensino das ciências : um caminho a percorrer
title_full_unstemmed Quadros interativos no ensino das ciências : um caminho a percorrer
title_sort Quadros interativos no ensino das ciências : um caminho a percorrer
author Aparício, Rui Miguel Lourenço Martins Carvalho, 1979-
author_facet Aparício, Rui Miguel Lourenço Martins Carvalho, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chagas, Isabel, 1952-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparício, Rui Miguel Lourenço Martins Carvalho, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Didáctica das ciências
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Quadros interactivos
Motivação dos alunos
Teses de mestrado - 2013
topic Didáctica das ciências
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Quadros interactivos
Motivação dos alunos
Teses de mestrado - 2013
description Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-15T15:20:03Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8470
TID:201265451
url http://hdl.handle.net/10451/8470
identifier_str_mv TID:201265451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134223208022016