O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reinhardt, Ana Mafalda Gomes Leal, 1980-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/20389
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
id RCAP_ee6fc450b007e5337de13458f1506235
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/20389
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básicoTecnologias da informação e da comunicaçãoQuadros interactivosComunicação matemáticaRepresentação maioritáriaTrabalhos de projeto de mestrado - 2015Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O presente projeto tem como objetivo geral a integração do Quadro Interativo na aula de matemática, de modo a promover a comunicação matemática dos alunos de uma turma do 1.º ciclo do Ensino Básico. Com base neste objetivo formularam-se questões de investigação de modo a orientar todo o projeto: i) Que funcionalidades do Quadro Interativo são usadas nestas aulas e como? ii) Que aspetos da comunicação da matemática dos alunos se salientam ao usarem o Quadro Interativo quanto a: a) variedade de representações matemáticas usadas? b) conexão entre as várias representações? iii) Como se relacionam as funcionalidades do Quadro Interativo com a comunicação matemática na sala de aula? Após a definição do enquadramento teórico do projeto que articulou distintos focos, destacando-se as Tecnologias da Informação e Comunicação, a comunicação matemática e o quadro interativo, foram desenvolvidas atividades matemáticas, recorrendo ao quadro interativo, com o propósito de apoiar o processo de ensino-aprendizagem. O trabalho de campo contemplou dez intervenções pedagógicas, por parte da investigadora, com dezoito alunos do 4.º ano, durante as quais foram propostas seis atividades, colocando destaque na capacidade de comunicar em Matemática. Salienta-se que as atividades foram realizadas de acordo com Programa de Matemática do Ensino Básico (2007), em vigor na altura. No estudo realizado adoptou-se uma metodologia qualitativa, de caracter interpretativo, centrado na análise de dados observados e recolhidos junto dos participantes, através de gravação vídeo e das suas produções escritas. Os resultados demonstram que o uso quadro interativo é uma boa estratégia para promover a comunicação matemática dos alunos facilitando a troca de ideias e a partilha de raciocínios. Porém, apesar de se verificar progresso na comunicação matemática dos alunos, durante estas aulas, observou-se existir uma maior predisposição e facilidade dos alunos para a comunicação oral quer na troca de ideias quer nas discussões mantidas entre toda a turma.This project has as its main objective the integration of the Interactive Whiteboard in the mathematics classroom, in order to promote students mathematical communication of a 4th grade class (1st cycle of basic education). Based on this objective, research questions have been formulated in order to guide the project: i) Which are the Interactive Whiteboard`s functionalities used in these classes and how are they used? ii) What aspect of students mathematical communication stand out when using the Interactive Whiteboard regarding: a) the variety of mathematical representations used? b) the connection between various representations? iii) How do the Interactive Whiteboard´s functionalities relate to the mathematical communication in the classroom? After defining the theoretical framework of the project that articulated different focuses, including information and communication technologies, mathematical communication and the Interactive Whiteboard, several mathematical activities using the Interactive Whiteboard have been developed, with the purpose of supporting the teaching and learning processes. The fieldwork included ten pedagogical interventions by the gresearcher, with 18 students of the 4th grade, during which six activities were proposed, placing emphasis on the ability to communicate in mathematics. It should be noted that the activities were developed according to the Basic Education Mathematics Program (2007), the one in effect in that period. In the study, it was adopted a qualitative methodology of interpretive character, focusing the analysis of observed data and collected on the participants, through vídeo recording, and their written productions. The results show that the use of the Interactive Whiteboard is a good strategy to promote students´ mathematical communication, facilitating the exchange of ideas and reasonig sharing. However, in spite of verifying progress in students` mathematics communication during these lessons, it was observed that there is a greater willingness ande ase of students for oral communication both when they share their ideas with the group and get involved in the all-class discussions.Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-Repositório da Universidade de LisboaReinhardt, Ana Mafalda Gomes Leal, 1980-2015-11-05T14:35:04Z20152015-02-132015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20389porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:05:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:25.218812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico
title O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico
Reinhardt, Ana Mafalda Gomes Leal, 1980-
Tecnologias da informação e da comunicação
Quadros interactivos
Comunicação matemática
Representação maioritária
Trabalhos de projeto de mestrado - 2015
title_short O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico
title_full O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico
title_sort O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico
author Reinhardt, Ana Mafalda Gomes Leal, 1980-
author_facet Reinhardt, Ana Mafalda Gomes Leal, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Reinhardt, Ana Mafalda Gomes Leal, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação
Quadros interactivos
Comunicação matemática
Representação maioritária
Trabalhos de projeto de mestrado - 2015
topic Tecnologias da informação e da comunicação
Quadros interactivos
Comunicação matemática
Representação maioritária
Trabalhos de projeto de mestrado - 2015
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-05T14:35:04Z
2015
2015-02-13
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/20389
url http://hdl.handle.net/10451/20389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134283697225728