O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/20389 |
Resumo: | Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
id |
RCAP_ee6fc450b007e5337de13458f1506235 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/20389 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básicoTecnologias da informação e da comunicaçãoQuadros interactivosComunicação matemáticaRepresentação maioritáriaTrabalhos de projeto de mestrado - 2015Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O presente projeto tem como objetivo geral a integração do Quadro Interativo na aula de matemática, de modo a promover a comunicação matemática dos alunos de uma turma do 1.º ciclo do Ensino Básico. Com base neste objetivo formularam-se questões de investigação de modo a orientar todo o projeto: i) Que funcionalidades do Quadro Interativo são usadas nestas aulas e como? ii) Que aspetos da comunicação da matemática dos alunos se salientam ao usarem o Quadro Interativo quanto a: a) variedade de representações matemáticas usadas? b) conexão entre as várias representações? iii) Como se relacionam as funcionalidades do Quadro Interativo com a comunicação matemática na sala de aula? Após a definição do enquadramento teórico do projeto que articulou distintos focos, destacando-se as Tecnologias da Informação e Comunicação, a comunicação matemática e o quadro interativo, foram desenvolvidas atividades matemáticas, recorrendo ao quadro interativo, com o propósito de apoiar o processo de ensino-aprendizagem. O trabalho de campo contemplou dez intervenções pedagógicas, por parte da investigadora, com dezoito alunos do 4.º ano, durante as quais foram propostas seis atividades, colocando destaque na capacidade de comunicar em Matemática. Salienta-se que as atividades foram realizadas de acordo com Programa de Matemática do Ensino Básico (2007), em vigor na altura. No estudo realizado adoptou-se uma metodologia qualitativa, de caracter interpretativo, centrado na análise de dados observados e recolhidos junto dos participantes, através de gravação vídeo e das suas produções escritas. Os resultados demonstram que o uso quadro interativo é uma boa estratégia para promover a comunicação matemática dos alunos facilitando a troca de ideias e a partilha de raciocínios. Porém, apesar de se verificar progresso na comunicação matemática dos alunos, durante estas aulas, observou-se existir uma maior predisposição e facilidade dos alunos para a comunicação oral quer na troca de ideias quer nas discussões mantidas entre toda a turma.This project has as its main objective the integration of the Interactive Whiteboard in the mathematics classroom, in order to promote students mathematical communication of a 4th grade class (1st cycle of basic education). Based on this objective, research questions have been formulated in order to guide the project: i) Which are the Interactive Whiteboard`s functionalities used in these classes and how are they used? ii) What aspect of students mathematical communication stand out when using the Interactive Whiteboard regarding: a) the variety of mathematical representations used? b) the connection between various representations? iii) How do the Interactive Whiteboard´s functionalities relate to the mathematical communication in the classroom? After defining the theoretical framework of the project that articulated different focuses, including information and communication technologies, mathematical communication and the Interactive Whiteboard, several mathematical activities using the Interactive Whiteboard have been developed, with the purpose of supporting the teaching and learning processes. The fieldwork included ten pedagogical interventions by the gresearcher, with 18 students of the 4th grade, during which six activities were proposed, placing emphasis on the ability to communicate in mathematics. It should be noted that the activities were developed according to the Basic Education Mathematics Program (2007), the one in effect in that period. In the study, it was adopted a qualitative methodology of interpretive character, focusing the analysis of observed data and collected on the participants, through vídeo recording, and their written productions. The results show that the use of the Interactive Whiteboard is a good strategy to promote students´ mathematical communication, facilitating the exchange of ideas and reasonig sharing. However, in spite of verifying progress in students` mathematics communication during these lessons, it was observed that there is a greater willingness ande ase of students for oral communication both when they share their ideas with the group and get involved in the all-class discussions.Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-Repositório da Universidade de LisboaReinhardt, Ana Mafalda Gomes Leal, 1980-2015-11-05T14:35:04Z20152015-02-132015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20389porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:05:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:25.218812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico |
title |
O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico Reinhardt, Ana Mafalda Gomes Leal, 1980- Tecnologias da informação e da comunicação Quadros interactivos Comunicação matemática Representação maioritária Trabalhos de projeto de mestrado - 2015 |
title_short |
O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
O quadro interativo como mediador do desenvolvimento da comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Reinhardt, Ana Mafalda Gomes Leal, 1980- |
author_facet |
Reinhardt, Ana Mafalda Gomes Leal, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reinhardt, Ana Mafalda Gomes Leal, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e da comunicação Quadros interactivos Comunicação matemática Representação maioritária Trabalhos de projeto de mestrado - 2015 |
topic |
Tecnologias da informação e da comunicação Quadros interactivos Comunicação matemática Representação maioritária Trabalhos de projeto de mestrado - 2015 |
description |
Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-05T14:35:04Z 2015 2015-02-13 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/20389 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/20389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134283697225728 |