A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas atividades de enriquecimento curricular num agrupamento do Baixo Alentejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4659 |
Resumo: | Este estudo tem como finalidade verificar e compreender fatores de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s), num agrupamento do Baixo Alentejo. Pretende-se também averiguar quais os benefícios que estas atividades podem fornecer para o desenvolvimento global dessas crianças. As AEC’s são gratuitas e permitem não só o alargamento do horário dos alunos, assegurando a compatibilidade de horários entre pais e escola, como também contribuem para o enriquecimento do currículo graças à sua natureza lúdica. Os alunos com Necessidades Educativas Especiais tal como quaisquer outros alunos podem frequentar as AEC’s, basta para tal realizarem a respetiva inscrição. É o principal objeto deste estudo averiguar se a frequência e participação nas referidas AEC’s contribui para o processo de Inclusão. Para a concretização deste trabalho foi realizada uma consulta de documentos internos do Agrupamento N.º 1 de Serpa, foi realizada a uma entrevista e foram aplicados questionários. Na perspetiva dos docentes do 1º ciclo no agrupamento em estudo concluímos que é reconhecido o caráter Inclusivo que as AEC’s podem desempenhar. No entanto, devido à forma como são organizadas estas atividades a Inclusão acaba por não se verificar Por fim, apresenta-se uma proposta de intervenção educativa, no sentido de promover a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas AEC’s. |
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