Adequação das actividades de enriquecimento curricular para alunos com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1980 |
Resumo: | A sociedade atual tem sido alvo de imensas transformações. Atualmente os alunos permanecem na escola diariamente por um maior período de tempo, o que se pode dever à existência de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) fornecidas aos alunos de forma diária e gratuita. Neste momento, e depois de já ter passado uma década desde a sua implementação, é de toda a pertinência refletir sobre a adequação dessas atividades, especificamente para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), sobretudo no que concerne aos espaços e aos materiais mas também ao nível da formação dos docentes que lecionam as AEC. Este estudo é constituído por uma amostra de 22 docentes Titulares de Turma e 18 docentes das AEC de um agrupamento de escolas do distrito do Porto. Este estudo pretende aferir se as AEC estão a ser desenvolvidas de forma adequada, fundamentalmente para alunos com NEE do domínio cognitivo-motor. Este trabalho apresenta, ainda, um estudo comparativo com mais dois Agrupamentos de Escolas do distrito do Porto, onde se faz a análise da realidade patente nestas escolas no que concerne à adequação das AEC aos alunos com NEE. |
id |
RCAP_ff0137c882a8c87edf179652dee2b798 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/1980 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Adequação das actividades de enriquecimento curricular para alunos com necessidades educativas especiaisAlunosNecessidades Educativas EspeciaisAtividades de Enriquecimento CurricularAdequaçãoCurricular Enrichment ActivitiesSpecial Education NeedsAdequacyStudentsA sociedade atual tem sido alvo de imensas transformações. Atualmente os alunos permanecem na escola diariamente por um maior período de tempo, o que se pode dever à existência de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) fornecidas aos alunos de forma diária e gratuita. Neste momento, e depois de já ter passado uma década desde a sua implementação, é de toda a pertinência refletir sobre a adequação dessas atividades, especificamente para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), sobretudo no que concerne aos espaços e aos materiais mas também ao nível da formação dos docentes que lecionam as AEC. Este estudo é constituído por uma amostra de 22 docentes Titulares de Turma e 18 docentes das AEC de um agrupamento de escolas do distrito do Porto. Este estudo pretende aferir se as AEC estão a ser desenvolvidas de forma adequada, fundamentalmente para alunos com NEE do domínio cognitivo-motor. Este trabalho apresenta, ainda, um estudo comparativo com mais dois Agrupamentos de Escolas do distrito do Porto, onde se faz a análise da realidade patente nestas escolas no que concerne à adequação das AEC aos alunos com NEE.Today’s society has undergone major transformations. Students are currently in school for a longer period of time and this is due to the fact that they can attend free and daily curricular enrichment activities (CEA). Although this new reality facilitates the daily life of parents, several issues have been posed. At this time and having already passed a decade since its implementation is of utmost relevance to reflect on its suitability for students with special educational needs. This reflection should be made not only on the level of spaces and materials as well as the training of the teachers who dynamize to these activities. This dissertation presents a comparative study between two schools in the district of Porto in wich we analise the reality seen at these places on the matter of CEA’s adequacy regarding students with SEN.2017-12-05T18:45:53Z2017-08-01T00:00:00Z2017-082017-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1980TID:201740540porFerreira, Cantília do Carmo Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:16ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adequação das actividades de enriquecimento curricular para alunos com necessidades educativas especiais |
title |
Adequação das actividades de enriquecimento curricular para alunos com necessidades educativas especiais |
spellingShingle |
Adequação das actividades de enriquecimento curricular para alunos com necessidades educativas especiais Ferreira, Cantília do Carmo Leal Alunos Necessidades Educativas Especiais Atividades de Enriquecimento Curricular Adequação Curricular Enrichment Activities Special Education Needs Adequacy Students |
title_short |
Adequação das actividades de enriquecimento curricular para alunos com necessidades educativas especiais |
title_full |
Adequação das actividades de enriquecimento curricular para alunos com necessidades educativas especiais |
title_fullStr |
Adequação das actividades de enriquecimento curricular para alunos com necessidades educativas especiais |
title_full_unstemmed |
Adequação das actividades de enriquecimento curricular para alunos com necessidades educativas especiais |
title_sort |
Adequação das actividades de enriquecimento curricular para alunos com necessidades educativas especiais |
author |
Ferreira, Cantília do Carmo Leal |
author_facet |
Ferreira, Cantília do Carmo Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Cantília do Carmo Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos Necessidades Educativas Especiais Atividades de Enriquecimento Curricular Adequação Curricular Enrichment Activities Special Education Needs Adequacy Students |
topic |
Alunos Necessidades Educativas Especiais Atividades de Enriquecimento Curricular Adequação Curricular Enrichment Activities Special Education Needs Adequacy Students |
description |
A sociedade atual tem sido alvo de imensas transformações. Atualmente os alunos permanecem na escola diariamente por um maior período de tempo, o que se pode dever à existência de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) fornecidas aos alunos de forma diária e gratuita. Neste momento, e depois de já ter passado uma década desde a sua implementação, é de toda a pertinência refletir sobre a adequação dessas atividades, especificamente para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), sobretudo no que concerne aos espaços e aos materiais mas também ao nível da formação dos docentes que lecionam as AEC. Este estudo é constituído por uma amostra de 22 docentes Titulares de Turma e 18 docentes das AEC de um agrupamento de escolas do distrito do Porto. Este estudo pretende aferir se as AEC estão a ser desenvolvidas de forma adequada, fundamentalmente para alunos com NEE do domínio cognitivo-motor. Este trabalho apresenta, ainda, um estudo comparativo com mais dois Agrupamentos de Escolas do distrito do Porto, onde se faz a análise da realidade patente nestas escolas no que concerne à adequação das AEC aos alunos com NEE. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-05T18:45:53Z 2017-08-01T00:00:00Z 2017-08 2017-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/1980 TID:201740540 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/1980 |
identifier_str_mv |
TID:201740540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302551393206272 |