Adequação das actividades de enriquecimento curricular para alunos com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cantília do Carmo Leal
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1980
Resumo: A sociedade atual tem sido alvo de imensas transformações. Atualmente os alunos permanecem na escola diariamente por um maior período de tempo, o que se pode dever à existência de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) fornecidas aos alunos de forma diária e gratuita. Neste momento, e depois de já ter passado uma década desde a sua implementação, é de toda a pertinência refletir sobre a adequação dessas atividades, especificamente para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), sobretudo no que concerne aos espaços e aos materiais mas também ao nível da formação dos docentes que lecionam as AEC. Este estudo é constituído por uma amostra de 22 docentes Titulares de Turma e 18 docentes das AEC de um agrupamento de escolas do distrito do Porto. Este estudo pretende aferir se as AEC estão a ser desenvolvidas de forma adequada, fundamentalmente para alunos com NEE do domínio cognitivo-motor. Este trabalho apresenta, ainda, um estudo comparativo com mais dois Agrupamentos de Escolas do distrito do Porto, onde se faz a análise da realidade patente nestas escolas no que concerne à adequação das AEC aos alunos com NEE.
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