A ornamentação de obras barrocas no ensino artístico especializado em música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Anabela Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25267
Resumo: A ornamentação é uma das caraterísticas mais marcantes das obras do período Barroco e a sua utilização tem sido alvo de maior consideração devido a preocupações históricas com a performance de música antiga. A primeira parte desta dissertação procura compreender de que modo este conteúdo é lecionado nas instituições de Ensino Especializado em Música, tendo em conta esta tendência. A segunda parte deste trabalho deste trabalho propõe-se em descrever a atividade de coadjuvação letiva, desenvolvida no Conservatório de Música do Porto, pela unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), orientada pela Universidade de Aveiro no âmbito do Mestrado em Ensino da Música- Flauta Transversal e Música de Conjunto. Deste modo, o documento seguinte apresenta os desenvolvimentos teóricos e práticos aplicados em contexto de sala de aula ao longo do ano letivo 2017/2018
id RCAP_a4941d8a4418bda6c4dd08be3813efb1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25267
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ornamentação de obras barrocas no ensino artístico especializado em músicaOrnamentaçãoBarrocoEnsino especializado em músicaPrática de ensino supervisionadaFlauta transversalMúsica de conjuntoA ornamentação é uma das caraterísticas mais marcantes das obras do período Barroco e a sua utilização tem sido alvo de maior consideração devido a preocupações históricas com a performance de música antiga. A primeira parte desta dissertação procura compreender de que modo este conteúdo é lecionado nas instituições de Ensino Especializado em Música, tendo em conta esta tendência. A segunda parte deste trabalho deste trabalho propõe-se em descrever a atividade de coadjuvação letiva, desenvolvida no Conservatório de Música do Porto, pela unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), orientada pela Universidade de Aveiro no âmbito do Mestrado em Ensino da Música- Flauta Transversal e Música de Conjunto. Deste modo, o documento seguinte apresenta os desenvolvimentos teóricos e práticos aplicados em contexto de sala de aula ao longo do ano letivo 2017/2018The ornamentation is one of the most outstanding features of the Baroque period and its use has been given greater consideration due to historical concerns with the performance of early music. Considering this tendency, the first part of this dissertation tries to understand how this content is taught in the institutions of Specialized Education in Music. The second part of this work aims to describe the activity of guided teaching, developed at the Conservatório de Música do Porto, the subject of Supervised Teaching Practice (PES), supervised by the University of Aveiro in the course of the Master's Degree in Teaching Music- Transverse Flute and Ensemble Music. In this way, the following document presents the theoretical and practical developments applied in the context of the classroom during the 2017/2018 school year2019-02-12T09:51:40Z2018-10-31T00:00:00Z2018-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25267TID:202240355porAlmeida, Anabela Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:12Zoai:ria.ua.pt:10773/25267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:38.068101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ornamentação de obras barrocas no ensino artístico especializado em música
title A ornamentação de obras barrocas no ensino artístico especializado em música
spellingShingle A ornamentação de obras barrocas no ensino artístico especializado em música
Almeida, Anabela Soares
Ornamentação
Barroco
Ensino especializado em música
Prática de ensino supervisionada
Flauta transversal
Música de conjunto
title_short A ornamentação de obras barrocas no ensino artístico especializado em música
title_full A ornamentação de obras barrocas no ensino artístico especializado em música
title_fullStr A ornamentação de obras barrocas no ensino artístico especializado em música
title_full_unstemmed A ornamentação de obras barrocas no ensino artístico especializado em música
title_sort A ornamentação de obras barrocas no ensino artístico especializado em música
author Almeida, Anabela Soares
author_facet Almeida, Anabela Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Anabela Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ornamentação
Barroco
Ensino especializado em música
Prática de ensino supervisionada
Flauta transversal
Música de conjunto
topic Ornamentação
Barroco
Ensino especializado em música
Prática de ensino supervisionada
Flauta transversal
Música de conjunto
description A ornamentação é uma das caraterísticas mais marcantes das obras do período Barroco e a sua utilização tem sido alvo de maior consideração devido a preocupações históricas com a performance de música antiga. A primeira parte desta dissertação procura compreender de que modo este conteúdo é lecionado nas instituições de Ensino Especializado em Música, tendo em conta esta tendência. A segunda parte deste trabalho deste trabalho propõe-se em descrever a atividade de coadjuvação letiva, desenvolvida no Conservatório de Música do Porto, pela unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), orientada pela Universidade de Aveiro no âmbito do Mestrado em Ensino da Música- Flauta Transversal e Música de Conjunto. Deste modo, o documento seguinte apresenta os desenvolvimentos teóricos e práticos aplicados em contexto de sala de aula ao longo do ano letivo 2017/2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-31T00:00:00Z
2018-10-31
2019-02-12T09:51:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25267
TID:202240355
url http://hdl.handle.net/10773/25267
identifier_str_mv TID:202240355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137640382988288