A ornamentação de obras barrocas no ensino artístico especializado em música
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25267 |
Resumo: | A ornamentação é uma das caraterísticas mais marcantes das obras do período Barroco e a sua utilização tem sido alvo de maior consideração devido a preocupações históricas com a performance de música antiga. A primeira parte desta dissertação procura compreender de que modo este conteúdo é lecionado nas instituições de Ensino Especializado em Música, tendo em conta esta tendência. A segunda parte deste trabalho deste trabalho propõe-se em descrever a atividade de coadjuvação letiva, desenvolvida no Conservatório de Música do Porto, pela unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), orientada pela Universidade de Aveiro no âmbito do Mestrado em Ensino da Música- Flauta Transversal e Música de Conjunto. Deste modo, o documento seguinte apresenta os desenvolvimentos teóricos e práticos aplicados em contexto de sala de aula ao longo do ano letivo 2017/2018 |
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A ornamentação de obras barrocas no ensino artístico especializado em músicaOrnamentaçãoBarrocoEnsino especializado em músicaPrática de ensino supervisionadaFlauta transversalMúsica de conjuntoA ornamentação é uma das caraterísticas mais marcantes das obras do período Barroco e a sua utilização tem sido alvo de maior consideração devido a preocupações históricas com a performance de música antiga. A primeira parte desta dissertação procura compreender de que modo este conteúdo é lecionado nas instituições de Ensino Especializado em Música, tendo em conta esta tendência. A segunda parte deste trabalho deste trabalho propõe-se em descrever a atividade de coadjuvação letiva, desenvolvida no Conservatório de Música do Porto, pela unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), orientada pela Universidade de Aveiro no âmbito do Mestrado em Ensino da Música- Flauta Transversal e Música de Conjunto. Deste modo, o documento seguinte apresenta os desenvolvimentos teóricos e práticos aplicados em contexto de sala de aula ao longo do ano letivo 2017/2018The ornamentation is one of the most outstanding features of the Baroque period and its use has been given greater consideration due to historical concerns with the performance of early music. Considering this tendency, the first part of this dissertation tries to understand how this content is taught in the institutions of Specialized Education in Music. The second part of this work aims to describe the activity of guided teaching, developed at the Conservatório de Música do Porto, the subject of Supervised Teaching Practice (PES), supervised by the University of Aveiro in the course of the Master's Degree in Teaching Music- Transverse Flute and Ensemble Music. In this way, the following document presents the theoretical and practical developments applied in the context of the classroom during the 2017/2018 school year2019-02-12T09:51:40Z2018-10-31T00:00:00Z2018-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25267TID:202240355porAlmeida, Anabela Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:12Zoai:ria.ua.pt:10773/25267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:38.068101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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