Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3918 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_a494e637d6b8ba6ba2b6830c1e53d7b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3918 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básicoeducaçãocidadaniaigualdade de géneroestereótipos de géneroeducationcitizenshipgender equalitygender stereotypesMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em três contextos educativos: Creche, Jardim-de-Infância (JI) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Estes estágios curriculares fundamentaram o trabalho de pesquisa sobre os estereótipos de género que deu o título a este relatório: como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico?. O relatório divide-se em três capítulos: (i) prática de ensino supervisionado – caracterização dos estágios realizados ao longo do mestrado; (ii) trabalho de pesquisa realizado; e (iii) considerações finais sobre a globalidade do trabalho desenvolvido. O estudo foi feito durante os contextos de estágio e seguiu uma metodologia qualitativa, tendo como participantes alunos da educação pré-escolar e do 1.º ano do 1.º CEB. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas (às crianças e às profissionais de educação) e através das respostas a um Kahoot e da análise de desenhos efetuados pelas crianças. Ao longo do meu percurso académico, procurei ter um olhar atento, reflexivo e crítico, sustentado pelos conteúdos teóricos, com o intuito de me preparar como futura educadora/ professora. Esta jornada não foi fácil, mas considero que tenho vindo a desenvolver aprendizagens significativas. Esta pesquisa, pela sua pertinência, abordando a desconstrução de estereótipos, foi uma etapa muito importante neste percurso de aprendizagem.This report is the result of the supervised professional practice in three socio educational contexts: Nursery, Kindergarten and Primary School. These curricular stages supported the research work on gender stereotypes that led me to the theme: how to work gender issues with children in pre-school and primary school?. The report is divided into three chapters: (i) supervised teaching practice – characterization of internships carried out during the master’s; (ii) research work carried out on the gender stereotypes evidenced by children; and (iii) final considerations of the work developed. The developed study took place in an internship context and followed a qualitative methodology, with students from the pre-school and 1st year of the primary school as participants and the data was obtained through interviews (with children and education professionals), the responses to a Kahoot and the analysis of drawings made by the children. Throughout my academic journey, I have tried to have an attentive, reflexive and critical look, supported by theoretical contents, in order to prepare myself as a future educator/teacher. This journey was not an easy one, but I consider that I have been developing significant lessons. This research, due to is relevance, addressing the deconstruction of stereotypes, was a very important step in this learning journey.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémEpifânio, Flávia Raquel Ribeiro2022-03-26T15:19:11Z2022-01-272022-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3918TID:202943003por202943003info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:20Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:36.497369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
title |
Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico Epifânio, Flávia Raquel Ribeiro educação cidadania igualdade de género estereótipos de género education citizenship gender equality gender stereotypes |
title_short |
Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Como trabalhar as questões de género com crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Epifânio, Flávia Raquel Ribeiro |
author_facet |
Epifânio, Flávia Raquel Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardona, Maria João Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Epifânio, Flávia Raquel Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação cidadania igualdade de género estereótipos de género education citizenship gender equality gender stereotypes |
topic |
educação cidadania igualdade de género estereótipos de género education citizenship gender equality gender stereotypes |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-26T15:19:11Z 2022-01-27 2022-01-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3918 TID:202943003 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3918 |
identifier_str_mv |
TID:202943003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202943003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137045620195328 |