Adoção de animais de abrigo através de redes sociais : uma abordagem de marketing social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26477 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
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Adoção de animais de abrigo através de redes sociais : uma abordagem de marketing socialMarketing SocialCãesAdoçãoRelação Humano-animalRedes SociaisFotografiaSocial MarketingDogsAdoptionHuman-animal RelationshipSocial MediaPhotographyMestrado Bolonha em MarketingSão abandonados milhares de animais de estimação por ano em Portugal, apesar dos benefícios reconhecidos do relacionamento entre os humanos e os seus animais de companhia. Apesar de várias associações terem um papel relevante no resgate e promoção de adoções, constata-se um estado de sobrelotação que dificulta a garantia de boas condições e qualidade de vida a todos os animais que abrigam e que também dificulta a recolha de mais animais. Com o crescimento das redes sociais, algumas organizações não governamentais têm crescente capacidade de agregar valor social, apostando no desenvolvimento dos seus sites para fomentar a adoção e promover a mudança comportamental social desejada de adoção animal em detrimento da compra. O propósito do estudo foi compreender a adoção de animais de abrigo através de redes sociais, num contexto de marketing social. Procurou-se identificar atributos que influenciam a intenção de adotar um animal online, investigando-se: 1) a perceção e envolvimento do indivíduo que tem intenção de adotar; 2) o perfil sociodemográfico do indivíduo que tem intenção de adotar; 3) o perfil psicológico do indivíduo que tem intenção de adotar; e por último, identificar de que forma 4) as características da fotografia disponibilizada no site influenciam a adoção. Adotou-se uma abordagem quantitativa mono-método, com recurso a inquérito por questionário. O questionário estruturado de autopreenchimento e mediado pela Internet foi elaborado na plataforma Qualtrics e divulgado nas redes sociais Facebook, Instagram, WhatsApp e LinkedIn. Foi possível avaliar a relevância no processo de adoção online, não só da perceção e envolvimento com o animal, como também do perfil sociodemográfico e psicológico dos indivíduos que têm intenção de adotar e, ainda, das características da fotografia do animal disponibilizada online.Thousands of pets are abandoned each year in Portugal, despite the recognized benefits of the relationship between humans and their pets. Although several associations play an important role in rescuing and promoting adoptions, there is a state of overcrowding that makes it difficult to guarantee good conditions and quality of life for all the animals they house and that also makes it difficult to collect more animals. With the growth of social networks, some non-governmental organizations have an increasing capacity to add social value, betting on the development of their websites to encourage adoption and promote the desired social behavioral change from animal adoption to the detriment of purchase. The purpose of the study was to understand the adoption of shelter animals through social networks, in a context of social marketing. We sought to identify attributes that influence the intention to adopt an animal online, investigating: 1) the perception and involvement of the individual who intends to adopt; 2) the sociodemographic profile of the individual who intends to adopt; 3) the psychological profile of the individual who intends to adopt; and finally, identify how 4) the characteristics of the photograph available on the site influence adoption. A single-method quantitative approach was adopted, using a questionnaire survey. The structured self-completion questionnaire mediated by the Internet was prepared on the Qualtrics platform and disseminated on the social networks Facebook, Instagram, WhatsApp and LinkedIn. It was possible to assess the relevance in the online adoption process, not only of the perception and involvement with the animal, but also of the sociodemographic and psychological profile of the individuals who intend to adopt, and also of the characteristics of the animal's photograph made available online.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaSilva, Rui Correia daRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Mariana Gonzalez de Gouveia2022-12-16T14:27:12Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26477porFernandes, Mariana Gonzalez de Gouveia (2022). “Adoção de animais de abrigo através de redes sociais : uma abordagem de marketing social”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:07.269843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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