O professor e a pedagogia participativa como promotores de uma educação assente em valores, no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17768
Resumo: O presente relatório, na sua elaboração, teve como problema central uma intervenção pedagógica baseada na pedagogia participativa e nas competências do professor, perspetivando uma educação assente em valores. A prática valorizou a simbiose entre conteúdos e valores assim como a descoberta pelas crianças do benefício de comportamentos alicerçados em valores. Esta ação educativa foi desenvolvida numa turma de segundo ano, com vinte e seis crianças, em colaboração com a Professora cooperante, constituindo a base de dados, recolhidos através de uma amostragem não representativa. Pretendeu-se que a pesquisa bibliográfica pudesse ser diversificada em autores e fontes originais de referência, com obras alusivas ao tema. Na fundamentação procurou-se compreender os conceitos de ética, moral e valores. Posteriormente, pretendeu-se aprofundar conceitos de educar, com recurso a consulta de documentos legislativos da gestão e prática educativa relacionada com valores. No final, o estudo debruçou-se sobre as competências do docente e as práticas pedagógicas transmissivas versus participativas orientadas para o aprender ativo e cooperativo de saberes e valores. A investigação de cariz qualitativa utilizou a técnica de observação direta, em ambiente natural, permitindo recolher dados através de diversos instrumentos, como notas de campo, diário reflexivo, registos de atividades, fotografias e conversas informais com as crianças para avaliação das práticas participativas nas atividades. Esta prática, como observador participante, permitiu uma relação próxima com as crianças e uma melhor compreensão dos resultados obtidos. Durante a PES, a observação, reflexão e investigação do tema, facilitaram a confrontação entre as fundamentações teóricas estudadas e as práticas realizadas numa perspetiva de melhoria contínua da intervenção pedagógica. Nesse sentido, na investigação pretendeu-se compreender como as competências do professor e práticas participativas podem facilitar a construção ativa do conhecimento, assim como, a indissociabilidade entre educar e valores, dando enfase ao modo natural e transversal de trabalhar os valores em todos os conteúdos e vivências da criança.
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