O professor e a pedagogia participativa como promotores de uma educação assente em valores, no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/17768 |
Resumo: | O presente relatório, na sua elaboração, teve como problema central uma intervenção pedagógica baseada na pedagogia participativa e nas competências do professor, perspetivando uma educação assente em valores. A prática valorizou a simbiose entre conteúdos e valores assim como a descoberta pelas crianças do benefício de comportamentos alicerçados em valores. Esta ação educativa foi desenvolvida numa turma de segundo ano, com vinte e seis crianças, em colaboração com a Professora cooperante, constituindo a base de dados, recolhidos através de uma amostragem não representativa. Pretendeu-se que a pesquisa bibliográfica pudesse ser diversificada em autores e fontes originais de referência, com obras alusivas ao tema. Na fundamentação procurou-se compreender os conceitos de ética, moral e valores. Posteriormente, pretendeu-se aprofundar conceitos de educar, com recurso a consulta de documentos legislativos da gestão e prática educativa relacionada com valores. No final, o estudo debruçou-se sobre as competências do docente e as práticas pedagógicas transmissivas versus participativas orientadas para o aprender ativo e cooperativo de saberes e valores. A investigação de cariz qualitativa utilizou a técnica de observação direta, em ambiente natural, permitindo recolher dados através de diversos instrumentos, como notas de campo, diário reflexivo, registos de atividades, fotografias e conversas informais com as crianças para avaliação das práticas participativas nas atividades. Esta prática, como observador participante, permitiu uma relação próxima com as crianças e uma melhor compreensão dos resultados obtidos. Durante a PES, a observação, reflexão e investigação do tema, facilitaram a confrontação entre as fundamentações teóricas estudadas e as práticas realizadas numa perspetiva de melhoria contínua da intervenção pedagógica. Nesse sentido, na investigação pretendeu-se compreender como as competências do professor e práticas participativas podem facilitar a construção ativa do conhecimento, assim como, a indissociabilidade entre educar e valores, dando enfase ao modo natural e transversal de trabalhar os valores em todos os conteúdos e vivências da criança. |
id |
RCAP_a4bec09cb5b6fd1db817604e5bc884a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17768 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O professor e a pedagogia participativa como promotores de uma educação assente em valores, no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEnsino BásicoValoresEducarCompetências do ProfessorPedagogia ParticipativaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, na sua elaboração, teve como problema central uma intervenção pedagógica baseada na pedagogia participativa e nas competências do professor, perspetivando uma educação assente em valores. A prática valorizou a simbiose entre conteúdos e valores assim como a descoberta pelas crianças do benefício de comportamentos alicerçados em valores. Esta ação educativa foi desenvolvida numa turma de segundo ano, com vinte e seis crianças, em colaboração com a Professora cooperante, constituindo a base de dados, recolhidos através de uma amostragem não representativa. Pretendeu-se que a pesquisa bibliográfica pudesse ser diversificada em autores e fontes originais de referência, com obras alusivas ao tema. Na fundamentação procurou-se compreender os conceitos de ética, moral e valores. Posteriormente, pretendeu-se aprofundar conceitos de educar, com recurso a consulta de documentos legislativos da gestão e prática educativa relacionada com valores. No final, o estudo debruçou-se sobre as competências do docente e as práticas pedagógicas transmissivas versus participativas orientadas para o aprender ativo e cooperativo de saberes e valores. A investigação de cariz qualitativa utilizou a técnica de observação direta, em ambiente natural, permitindo recolher dados através de diversos instrumentos, como notas de campo, diário reflexivo, registos de atividades, fotografias e conversas informais com as crianças para avaliação das práticas participativas nas atividades. Esta prática, como observador participante, permitiu uma relação próxima com as crianças e uma melhor compreensão dos resultados obtidos. Durante a PES, a observação, reflexão e investigação do tema, facilitaram a confrontação entre as fundamentações teóricas estudadas e as práticas realizadas numa perspetiva de melhoria contínua da intervenção pedagógica. Nesse sentido, na investigação pretendeu-se compreender como as competências do professor e práticas participativas podem facilitar a construção ativa do conhecimento, assim como, a indissociabilidade entre educar e valores, dando enfase ao modo natural e transversal de trabalhar os valores em todos os conteúdos e vivências da criança.Vale, PauloRepositório ComumCarvalho, Maria2017-01-30T20:40:55Z2016-12-162016-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17768TID:201566192porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:29.378886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor e a pedagogia participativa como promotores de uma educação assente em valores, no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
O professor e a pedagogia participativa como promotores de uma educação assente em valores, no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
O professor e a pedagogia participativa como promotores de uma educação assente em valores, no 1.º Ciclo do Ensino Básico Carvalho, Maria Ensino Básico Valores Educar Competências do Professor Pedagogia Participativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O professor e a pedagogia participativa como promotores de uma educação assente em valores, no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
O professor e a pedagogia participativa como promotores de uma educação assente em valores, no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
O professor e a pedagogia participativa como promotores de uma educação assente em valores, no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O professor e a pedagogia participativa como promotores de uma educação assente em valores, no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
O professor e a pedagogia participativa como promotores de uma educação assente em valores, no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Carvalho, Maria |
author_facet |
Carvalho, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Paulo Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico Valores Educar Competências do Professor Pedagogia Participativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Básico Valores Educar Competências do Professor Pedagogia Participativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório, na sua elaboração, teve como problema central uma intervenção pedagógica baseada na pedagogia participativa e nas competências do professor, perspetivando uma educação assente em valores. A prática valorizou a simbiose entre conteúdos e valores assim como a descoberta pelas crianças do benefício de comportamentos alicerçados em valores. Esta ação educativa foi desenvolvida numa turma de segundo ano, com vinte e seis crianças, em colaboração com a Professora cooperante, constituindo a base de dados, recolhidos através de uma amostragem não representativa. Pretendeu-se que a pesquisa bibliográfica pudesse ser diversificada em autores e fontes originais de referência, com obras alusivas ao tema. Na fundamentação procurou-se compreender os conceitos de ética, moral e valores. Posteriormente, pretendeu-se aprofundar conceitos de educar, com recurso a consulta de documentos legislativos da gestão e prática educativa relacionada com valores. No final, o estudo debruçou-se sobre as competências do docente e as práticas pedagógicas transmissivas versus participativas orientadas para o aprender ativo e cooperativo de saberes e valores. A investigação de cariz qualitativa utilizou a técnica de observação direta, em ambiente natural, permitindo recolher dados através de diversos instrumentos, como notas de campo, diário reflexivo, registos de atividades, fotografias e conversas informais com as crianças para avaliação das práticas participativas nas atividades. Esta prática, como observador participante, permitiu uma relação próxima com as crianças e uma melhor compreensão dos resultados obtidos. Durante a PES, a observação, reflexão e investigação do tema, facilitaram a confrontação entre as fundamentações teóricas estudadas e as práticas realizadas numa perspetiva de melhoria contínua da intervenção pedagógica. Nesse sentido, na investigação pretendeu-se compreender como as competências do professor e práticas participativas podem facilitar a construção ativa do conhecimento, assim como, a indissociabilidade entre educar e valores, dando enfase ao modo natural e transversal de trabalhar os valores em todos os conteúdos e vivências da criança. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16 2016-12-16T00:00:00Z 2017-01-30T20:40:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/17768 TID:201566192 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/17768 |
identifier_str_mv |
TID:201566192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134929859117056 |