Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Carina Ferreira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12006
Resumo: O presente relatório retrata e analisa o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática pedagógica foi desenvolvida em dois contextos da cidade de Bragança, sendo numa primeira fase num Jardim-de-infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, numa sala com 25 crianças de 3, 4 e 5 anos de idade, e numa segunda fase, numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa Instituição da rede pública, numa sala de 3.º ano com 20 crianças de 8 anos de idade. O objetivo principal deste relatório é dar a conhecer o trabalho que foi realizado em ambos os contextos, descrevendo, refletindo e investigando sobre a prática realizada. Para proporcionar uma visão mais ampla das instituições e da realidade de cada grupo de crianças, foi elaborada a caracterização dos dois contextos. Ao longo da prática procurámos desenvolver atividades que respondessem às necessidades e interesses das crianças, de forma a criar momentos de participação ativa, de partilha de saberes e de cooperação no âmbito das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e do Programa Nacional do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo em conta que o espaço educativo e autonomia se revelou uma preocupação no decorrer do nosso estágio, surgiu uma questão que nos fez refletir: Como organizar o espaço educativo do Jardim-de-infância e Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a realização de experiências de aprendizagem significativas potenciadoras da autonomia e sucesso educativo das crianças? Tendo em conta esta questão definimos três objetivos essenciais (i) averiguar a importância que o espaço assume no desenvolvimento da autonomia em crianças da Educação pré-escolar e do 1.ºCiclo do Ensino Básico; (ii) dinamizar atividades de maneira a incentivar a participação das crianças e (iii) criar novos espaços conjuntamente com as crianças, baseados nas suas áreas de interesse potenciadores da autonomia e sucesso das crianças. A metodologia utilizada foi a investigação qualitativa de natureza interpretativa, baseando-nos na utilização de instrumentos de recolha de dados do tipo qualitativo, como a observação, as notas de campo e fotografias. Este tipo de investigação apresenta os resultados através de narrativas com descrições contextuais e citações dos participantes, desta forma transmitem as ações e reações que os participantes tiveram ao longo da prática em ambos os contextos.
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Para proporcionar uma visão mais ampla das instituições e da realidade de cada grupo de crianças, foi elaborada a caracterização dos dois contextos. Ao longo da prática procurámos desenvolver atividades que respondessem às necessidades e interesses das crianças, de forma a criar momentos de participação ativa, de partilha de saberes e de cooperação no âmbito das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e do Programa Nacional do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo em conta que o espaço educativo e autonomia se revelou uma preocupação no decorrer do nosso estágio, surgiu uma questão que nos fez refletir: Como organizar o espaço educativo do Jardim-de-infância e Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a realização de experiências de aprendizagem significativas potenciadoras da autonomia e sucesso educativo das crianças? Tendo em conta esta questão definimos três objetivos essenciais (i) averiguar a importância que o espaço assume no desenvolvimento da autonomia em crianças da Educação pré-escolar e do 1.ºCiclo do Ensino Básico; (ii) dinamizar atividades de maneira a incentivar a participação das crianças e (iii) criar novos espaços conjuntamente com as crianças, baseados nas suas áreas de interesse potenciadores da autonomia e sucesso das crianças. A metodologia utilizada foi a investigação qualitativa de natureza interpretativa, baseando-nos na utilização de instrumentos de recolha de dados do tipo qualitativo, como a observação, as notas de campo e fotografias. Este tipo de investigação apresenta os resultados através de narrativas com descrições contextuais e citações dos participantes, desta forma transmitem as ações e reações que os participantes tiveram ao longo da prática em ambos os contextos.This report reflects and analyzes the work done within the course of Supervised Teaching Practice, which is part of the master's degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education. The teaching practice was developed in two different contexts in Bragança. At first it was done in a Kindergarten of a Charity Institution in a class with 25 children aged from 3 to 5 years old, and in a second phase, in a school of the 1st cycle of basic education in a public institution, more precisely in a 3rd grade classroom with 20 children aged 8 old. The purpose of this report is to present the work that was done in both contexts by describing, reflecting and researching about the the practice carried out. To provide a broader view of both institutions and the reality of each group the two contexts were depicted. Throughout the practice we tried to develop activities that responded to the needs and interests of children, in order to create moments of active participation, sharing of knowledge and cooperation within the Curriculum Guidelines for Pre-School Education and the National Program for the 3rd year for the 1st cycle of basic education. Taking into account that the educational space and the autonomy proved to be a concern during our internship period, an issue arose that made us reflect: How to organize the educational space of the kindergarten and of the 1st cycle school of basic education in order to create a meaningful learning experiences to potentiate the autonomy and educational success of children? Taking this issue into account three main objectives were defined: (i) to inquire about the importance of organising space in the development of the autonomy in children of pre-school education and 1st Cycle of Basic Education; (ii) to boost activities in order to encourage children’s participation and finally (iii) to create new spaces jointly with children, based on their interest areas to enhance autonomy and children’s success. The methodology used was the interpretative qualitative research, based on the use of qualitative instruments data collection, such as observation, field notes and photographs. This research presents the results through a narrative with contextual descriptions and quotes from participants, thus transmitting the participants’ actions and reactions throughout the practice in both contexts.Castanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBJesus, Carina Ferreira de2015-07-30T14:26:13Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12006TID:201021943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:10Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:27.066624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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