A interacção entre famílias e a relação família - escola : o impacte das tecnologias de informação e comunicação nas necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1437 |
Resumo: | Conceptualmente ancorado na reconhecida importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) enquanto ferramentas promotoras da interacção, este estudo pretendeu analisar o impacte da sua utilização, nomeadamente de uma ferramenta da Web 2.0, o blogue, na interacção entre famílias de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e na relação destes importantes agentes educativos com o contexto educacional. Em ordem a concretizar este objectivo foi realizado um estudo de caso de carácter qualitativo que teve como conjunto de participantes 7 familiares de crianças com NEE, decorrentes das limitações associadas a um diagnóstico de dislexia. No escrutínio das interacções ocorridas no blogue foram também contempladas as intervenções de participantes do blogue externos ao estudo, perfazendo neste âmbito um número total de 44 participantes. Os resultados obtidos - a partir da análise de dados provenientes de dois inquéritos por questionário, aplicados na fase de pré e pós-interacção no blogue, e da análise de conteúdo das interacções registadas no mesmo - demonstraram um crescimento das interacções interfamiliares e revelaram indicadores de maior envolvimento parental na educação. As conclusões sugerem, por isso, que a utilização das TIC promove a interacção entre estas famílias e que esta, por sua vez, tende a estar associada à construção de uma mais próxima relação entre a família e a escola. ABSTRACT: Conceptually based on the acknowledged importance of the Information and Communication Technologies (ICT) as tools that promote interaction, this study aimed to analyze the impact of their use, namely of a Web 2.0 tool, the blog, on the interaction between families of Students with Special Education Needs (SEN) and on the relationship between these important education agents and the educational context. Under this aim, a qualitative case study was driven over a group constituted by 7 relatives of students with SEN derived from limitations associated with a diagnosis of dyslexia. In the analysis of interactions occurred in the blog, interventions of participants external to the study were also covered, making a total of 44 participants. The results - based on the analysis of data from two questionnaire surveys, applied at the blog’s pre and post-interaction moments, and on the interactions content analysis - have shown a growth of interactions between families and have pointed indicators of greater parental involvement in education. The findings suggest therefore that the use of ICT promotes the interaction between these families and that this, in turn, tends to be associated with the building of closer relationships between families and school. |
id |
RCAP_a4c0131f7c2bb8119c5ec4eb6f4f507b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1437 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A interacção entre famílias e a relação família - escola : o impacte das tecnologias de informação e comunicação nas necessidades educativas especiaisEnsino multimédiaEducação especialDificuldades de aprendizagemDislexiaSucesso escolarConceptualmente ancorado na reconhecida importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) enquanto ferramentas promotoras da interacção, este estudo pretendeu analisar o impacte da sua utilização, nomeadamente de uma ferramenta da Web 2.0, o blogue, na interacção entre famílias de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e na relação destes importantes agentes educativos com o contexto educacional. Em ordem a concretizar este objectivo foi realizado um estudo de caso de carácter qualitativo que teve como conjunto de participantes 7 familiares de crianças com NEE, decorrentes das limitações associadas a um diagnóstico de dislexia. No escrutínio das interacções ocorridas no blogue foram também contempladas as intervenções de participantes do blogue externos ao estudo, perfazendo neste âmbito um número total de 44 participantes. Os resultados obtidos - a partir da análise de dados provenientes de dois inquéritos por questionário, aplicados na fase de pré e pós-interacção no blogue, e da análise de conteúdo das interacções registadas no mesmo - demonstraram um crescimento das interacções interfamiliares e revelaram indicadores de maior envolvimento parental na educação. As conclusões sugerem, por isso, que a utilização das TIC promove a interacção entre estas famílias e que esta, por sua vez, tende a estar associada à construção de uma mais próxima relação entre a família e a escola. ABSTRACT: Conceptually based on the acknowledged importance of the Information and Communication Technologies (ICT) as tools that promote interaction, this study aimed to analyze the impact of their use, namely of a Web 2.0 tool, the blog, on the interaction between families of Students with Special Education Needs (SEN) and on the relationship between these important education agents and the educational context. Under this aim, a qualitative case study was driven over a group constituted by 7 relatives of students with SEN derived from limitations associated with a diagnosis of dyslexia. In the analysis of interactions occurred in the blog, interventions of participants external to the study were also covered, making a total of 44 participants. The results - based on the analysis of data from two questionnaire surveys, applied at the blog’s pre and post-interaction moments, and on the interactions content analysis - have shown a growth of interactions between families and have pointed indicators of greater parental involvement in education. The findings suggest therefore that the use of ICT promotes the interaction between these families and that this, in turn, tends to be associated with the building of closer relationships between families and school.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:40:29Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1437porMaia, Carla Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:18Zoai:ria.ua.pt:10773/1437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:06.656179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interacção entre famílias e a relação família - escola : o impacte das tecnologias de informação e comunicação nas necessidades educativas especiais |
title |
A interacção entre famílias e a relação família - escola : o impacte das tecnologias de informação e comunicação nas necessidades educativas especiais |
spellingShingle |
A interacção entre famílias e a relação família - escola : o impacte das tecnologias de informação e comunicação nas necessidades educativas especiais Maia, Carla Silveira Ensino multimédia Educação especial Dificuldades de aprendizagem Dislexia Sucesso escolar |
title_short |
A interacção entre famílias e a relação família - escola : o impacte das tecnologias de informação e comunicação nas necessidades educativas especiais |
title_full |
A interacção entre famílias e a relação família - escola : o impacte das tecnologias de informação e comunicação nas necessidades educativas especiais |
title_fullStr |
A interacção entre famílias e a relação família - escola : o impacte das tecnologias de informação e comunicação nas necessidades educativas especiais |
title_full_unstemmed |
A interacção entre famílias e a relação família - escola : o impacte das tecnologias de informação e comunicação nas necessidades educativas especiais |
title_sort |
A interacção entre famílias e a relação família - escola : o impacte das tecnologias de informação e comunicação nas necessidades educativas especiais |
author |
Maia, Carla Silveira |
author_facet |
Maia, Carla Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Carla Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino multimédia Educação especial Dificuldades de aprendizagem Dislexia Sucesso escolar |
topic |
Ensino multimédia Educação especial Dificuldades de aprendizagem Dislexia Sucesso escolar |
description |
Conceptualmente ancorado na reconhecida importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) enquanto ferramentas promotoras da interacção, este estudo pretendeu analisar o impacte da sua utilização, nomeadamente de uma ferramenta da Web 2.0, o blogue, na interacção entre famílias de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e na relação destes importantes agentes educativos com o contexto educacional. Em ordem a concretizar este objectivo foi realizado um estudo de caso de carácter qualitativo que teve como conjunto de participantes 7 familiares de crianças com NEE, decorrentes das limitações associadas a um diagnóstico de dislexia. No escrutínio das interacções ocorridas no blogue foram também contempladas as intervenções de participantes do blogue externos ao estudo, perfazendo neste âmbito um número total de 44 participantes. Os resultados obtidos - a partir da análise de dados provenientes de dois inquéritos por questionário, aplicados na fase de pré e pós-interacção no blogue, e da análise de conteúdo das interacções registadas no mesmo - demonstraram um crescimento das interacções interfamiliares e revelaram indicadores de maior envolvimento parental na educação. As conclusões sugerem, por isso, que a utilização das TIC promove a interacção entre estas famílias e que esta, por sua vez, tende a estar associada à construção de uma mais próxima relação entre a família e a escola. ABSTRACT: Conceptually based on the acknowledged importance of the Information and Communication Technologies (ICT) as tools that promote interaction, this study aimed to analyze the impact of their use, namely of a Web 2.0 tool, the blog, on the interaction between families of Students with Special Education Needs (SEN) and on the relationship between these important education agents and the educational context. Under this aim, a qualitative case study was driven over a group constituted by 7 relatives of students with SEN derived from limitations associated with a diagnosis of dyslexia. In the analysis of interactions occurred in the blog, interventions of participants external to the study were also covered, making a total of 44 participants. The results - based on the analysis of data from two questionnaire surveys, applied at the blog’s pre and post-interaction moments, and on the interactions content analysis - have shown a growth of interactions between families and have pointed indicators of greater parental involvement in education. The findings suggest therefore that the use of ICT promotes the interaction between these families and that this, in turn, tends to be associated with the building of closer relationships between families and school. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-04-19T13:40:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1437 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137450919985152 |