Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Elisabete Jesus Duarte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34219
Resumo: Este trabalho consiste na criação e disponibilização, na plataforma SIACUA, de recursos digitais de apoio ao estudo autónomo da Geometria Analítica no Espaço e numa experiência da sua utilização numa turma de alunos do ensino secundário. Os recursos criados servem ainda, de apoio à auto-regulação das aprendizagens por parte dos utilizadores e favorecem o caráter formativo da avaliação. Todos os materiais estão de acordo com o Programa e Metas Curriculares de Matemática A, que entrou em vigor no 10.º ano de escolaridade no ano letivo 2015/2016 e, em particular, com as Aprendizagens Essenciais da disciplina, homologadas em agosto de 2018 e consideradas base comum de referência para a aprendizagem de todos os alunos, constituindo-se, a par com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o referencial para a avaliação externa da disciplina.
id RCAP_a4da45df1865ca0f4dbf0de4a0b79385
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34219
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaçoGeometria analítica no espaçoEscolha múltiplaAvaliação formativaEstudo autónomoSIACUAEste trabalho consiste na criação e disponibilização, na plataforma SIACUA, de recursos digitais de apoio ao estudo autónomo da Geometria Analítica no Espaço e numa experiência da sua utilização numa turma de alunos do ensino secundário. Os recursos criados servem ainda, de apoio à auto-regulação das aprendizagens por parte dos utilizadores e favorecem o caráter formativo da avaliação. Todos os materiais estão de acordo com o Programa e Metas Curriculares de Matemática A, que entrou em vigor no 10.º ano de escolaridade no ano letivo 2015/2016 e, em particular, com as Aprendizagens Essenciais da disciplina, homologadas em agosto de 2018 e consideradas base comum de referência para a aprendizagem de todos os alunos, constituindo-se, a par com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o referencial para a avaliação externa da disciplina.This work consists on authoring and making publicly available, on SIACUA platform, of autonomous study support digital resources of analytic geometry on space as well as an experience were these resources were used in a class of high school students. These resources also aim to support the auto regulation of the learnings of the users and favour the formative evaluation. The materials elaborated are in accordance to the “Programa e Metas Curriculares de Matemática A”, which began at 10th grade in 2015th/2016th school year and, in particular with the “Aprendizagens Essenciais” of the subject approved in august 2018, which are considered common base of reference to the learnings of every student, along with the “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, the referential to the extern evaluation of the subject.2022-07-20T13:50:47Z2021-11-22T00:00:00Z2021-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34219porAlves, Elisabete Jesus Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:54Zoai:ria.ua.pt:10773/34219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:31.762155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço
title Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço
spellingShingle Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço
Alves, Elisabete Jesus Duarte
Geometria analítica no espaço
Escolha múltipla
Avaliação formativa
Estudo autónomo
SIACUA
title_short Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço
title_full Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço
title_fullStr Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço
title_full_unstemmed Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço
title_sort Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço
author Alves, Elisabete Jesus Duarte
author_facet Alves, Elisabete Jesus Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Elisabete Jesus Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria analítica no espaço
Escolha múltipla
Avaliação formativa
Estudo autónomo
SIACUA
topic Geometria analítica no espaço
Escolha múltipla
Avaliação formativa
Estudo autónomo
SIACUA
description Este trabalho consiste na criação e disponibilização, na plataforma SIACUA, de recursos digitais de apoio ao estudo autónomo da Geometria Analítica no Espaço e numa experiência da sua utilização numa turma de alunos do ensino secundário. Os recursos criados servem ainda, de apoio à auto-regulação das aprendizagens por parte dos utilizadores e favorecem o caráter formativo da avaliação. Todos os materiais estão de acordo com o Programa e Metas Curriculares de Matemática A, que entrou em vigor no 10.º ano de escolaridade no ano letivo 2015/2016 e, em particular, com as Aprendizagens Essenciais da disciplina, homologadas em agosto de 2018 e consideradas base comum de referência para a aprendizagem de todos os alunos, constituindo-se, a par com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o referencial para a avaliação externa da disciplina.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22T00:00:00Z
2021-11-22
2022-07-20T13:50:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34219
url http://hdl.handle.net/10773/34219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137710224441344