Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34219 |
Resumo: | Este trabalho consiste na criação e disponibilização, na plataforma SIACUA, de recursos digitais de apoio ao estudo autónomo da Geometria Analítica no Espaço e numa experiência da sua utilização numa turma de alunos do ensino secundário. Os recursos criados servem ainda, de apoio à auto-regulação das aprendizagens por parte dos utilizadores e favorecem o caráter formativo da avaliação. Todos os materiais estão de acordo com o Programa e Metas Curriculares de Matemática A, que entrou em vigor no 10.º ano de escolaridade no ano letivo 2015/2016 e, em particular, com as Aprendizagens Essenciais da disciplina, homologadas em agosto de 2018 e consideradas base comum de referência para a aprendizagem de todos os alunos, constituindo-se, a par com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o referencial para a avaliação externa da disciplina. |
id |
RCAP_a4da45df1865ca0f4dbf0de4a0b79385 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/34219 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaçoGeometria analítica no espaçoEscolha múltiplaAvaliação formativaEstudo autónomoSIACUAEste trabalho consiste na criação e disponibilização, na plataforma SIACUA, de recursos digitais de apoio ao estudo autónomo da Geometria Analítica no Espaço e numa experiência da sua utilização numa turma de alunos do ensino secundário. Os recursos criados servem ainda, de apoio à auto-regulação das aprendizagens por parte dos utilizadores e favorecem o caráter formativo da avaliação. Todos os materiais estão de acordo com o Programa e Metas Curriculares de Matemática A, que entrou em vigor no 10.º ano de escolaridade no ano letivo 2015/2016 e, em particular, com as Aprendizagens Essenciais da disciplina, homologadas em agosto de 2018 e consideradas base comum de referência para a aprendizagem de todos os alunos, constituindo-se, a par com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o referencial para a avaliação externa da disciplina.This work consists on authoring and making publicly available, on SIACUA platform, of autonomous study support digital resources of analytic geometry on space as well as an experience were these resources were used in a class of high school students. These resources also aim to support the auto regulation of the learnings of the users and favour the formative evaluation. The materials elaborated are in accordance to the “Programa e Metas Curriculares de Matemática A”, which began at 10th grade in 2015th/2016th school year and, in particular with the “Aprendizagens Essenciais” of the subject approved in august 2018, which are considered common base of reference to the learnings of every student, along with the “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, the referential to the extern evaluation of the subject.2022-07-20T13:50:47Z2021-11-22T00:00:00Z2021-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34219porAlves, Elisabete Jesus Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:54Zoai:ria.ua.pt:10773/34219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:31.762155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço |
title |
Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço |
spellingShingle |
Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço Alves, Elisabete Jesus Duarte Geometria analítica no espaço Escolha múltipla Avaliação formativa Estudo autónomo SIACUA |
title_short |
Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço |
title_full |
Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço |
title_fullStr |
Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço |
title_full_unstemmed |
Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço |
title_sort |
Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço |
author |
Alves, Elisabete Jesus Duarte |
author_facet |
Alves, Elisabete Jesus Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Elisabete Jesus Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria analítica no espaço Escolha múltipla Avaliação formativa Estudo autónomo SIACUA |
topic |
Geometria analítica no espaço Escolha múltipla Avaliação formativa Estudo autónomo SIACUA |
description |
Este trabalho consiste na criação e disponibilização, na plataforma SIACUA, de recursos digitais de apoio ao estudo autónomo da Geometria Analítica no Espaço e numa experiência da sua utilização numa turma de alunos do ensino secundário. Os recursos criados servem ainda, de apoio à auto-regulação das aprendizagens por parte dos utilizadores e favorecem o caráter formativo da avaliação. Todos os materiais estão de acordo com o Programa e Metas Curriculares de Matemática A, que entrou em vigor no 10.º ano de escolaridade no ano letivo 2015/2016 e, em particular, com as Aprendizagens Essenciais da disciplina, homologadas em agosto de 2018 e consideradas base comum de referência para a aprendizagem de todos os alunos, constituindo-se, a par com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o referencial para a avaliação externa da disciplina. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-22T00:00:00Z 2021-11-22 2022-07-20T13:50:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/34219 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/34219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137710224441344 |