Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Oscarina Manuela Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30833
Resumo: O presente trabalho procurou motivar os alunos, e os próprios professores, da área disciplinar de Matemática, para a assimilação e uso do conceito de aprendizagem ativa na sala de aula, hoje um espaço bem mais amplo do que as quatro paredes da escola física, que compreende o mundo virtual. Recorrendo a algumas estratégias consideradas adequadas para o efeito, nomeadamente a recursos digitais como o SIACUA, que serve tanto a uns como a outros, no exercício da sua atividade pedagógica, foi isso o que fizemos neste trabalho, recorrendo ao conceito de aulas invertidas. Procurámos, assim, promover a utilização dos mesmos, em tal contexto, para demonstrar as vantagens desse tipo de aprendizagem, em consonância com o Programa e Metas Curriculares - Matemática A atual, que sanciona a necessidade de uma crescente e real autonomização do aluno, através da aplicação, na sua vida prática, de conceitos apreendidos institucionalmente, como o conceito de Funções. Para além disso, e incentivados pelas mesmas metas, pusemos em prática a liberdade e capacidade de o professor encontrar formas inovadoras de auxiliar o seu aluno nesse fim último do ensino da disciplina, sobretudo nos nossos dias, em que a sua importância é diariamente legitimada.
id RCAP_45b1a940dfa998688e54a4acf280d669
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30833
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUAAprendizagem ativaEnsinoMatemáticaAulas invertidasRecurso tecnológicoSIACUAFunçõesO presente trabalho procurou motivar os alunos, e os próprios professores, da área disciplinar de Matemática, para a assimilação e uso do conceito de aprendizagem ativa na sala de aula, hoje um espaço bem mais amplo do que as quatro paredes da escola física, que compreende o mundo virtual. Recorrendo a algumas estratégias consideradas adequadas para o efeito, nomeadamente a recursos digitais como o SIACUA, que serve tanto a uns como a outros, no exercício da sua atividade pedagógica, foi isso o que fizemos neste trabalho, recorrendo ao conceito de aulas invertidas. Procurámos, assim, promover a utilização dos mesmos, em tal contexto, para demonstrar as vantagens desse tipo de aprendizagem, em consonância com o Programa e Metas Curriculares - Matemática A atual, que sanciona a necessidade de uma crescente e real autonomização do aluno, através da aplicação, na sua vida prática, de conceitos apreendidos institucionalmente, como o conceito de Funções. Para além disso, e incentivados pelas mesmas metas, pusemos em prática a liberdade e capacidade de o professor encontrar formas inovadoras de auxiliar o seu aluno nesse fim último do ensino da disciplina, sobretudo nos nossos dias, em que a sua importância é diariamente legitimada.The purpose of our work was to raise awareness among students and teachers of Mathematics to the importance of the knowledge and usage of the concept of active learning in the classroom, which is today a much broader space, one that goes beyond the school walls, comprising virtual reality. By using certain strategies considered appropriate to that effect, namely digital resources like SIACUA, that are useful to both teacher and students in the fulfillment of their educational activity, we did just that, using the concept of flipped classroom. We aimed at promoting the usage of those resources, in that same scenario, to demonstrate the advantages they bring to the learning process, in accordance with the demands of the current Programa e Metas Curriculares - Matemática A, that states the need for a broader student autonomy, gained through the application, in his practical life, of the concepts learned in the classroom, like that of the Mathematical Functions. Furthermore, and encouraged by those same said goals, we put into practice the teacher's own right and duty of finding innovative ways to help the student achieve that ultimate objective of the discipline in itself, especially nowadays, when its importance is daily legitimized.2021-03-12T10:05:17Z2020-07-21T00:00:00Z2020-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30833porNogueira, Oscarina Manuela Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:35Zoai:ria.ua.pt:10773/30833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:50.170308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA
title Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA
spellingShingle Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA
Nogueira, Oscarina Manuela Ribeiro
Aprendizagem ativa
Ensino
Matemática
Aulas invertidas
Recurso tecnológico
SIACUA
Funções
title_short Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA
title_full Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA
title_fullStr Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA
title_full_unstemmed Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA
title_sort Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA
author Nogueira, Oscarina Manuela Ribeiro
author_facet Nogueira, Oscarina Manuela Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Oscarina Manuela Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa
Ensino
Matemática
Aulas invertidas
Recurso tecnológico
SIACUA
Funções
topic Aprendizagem ativa
Ensino
Matemática
Aulas invertidas
Recurso tecnológico
SIACUA
Funções
description O presente trabalho procurou motivar os alunos, e os próprios professores, da área disciplinar de Matemática, para a assimilação e uso do conceito de aprendizagem ativa na sala de aula, hoje um espaço bem mais amplo do que as quatro paredes da escola física, que compreende o mundo virtual. Recorrendo a algumas estratégias consideradas adequadas para o efeito, nomeadamente a recursos digitais como o SIACUA, que serve tanto a uns como a outros, no exercício da sua atividade pedagógica, foi isso o que fizemos neste trabalho, recorrendo ao conceito de aulas invertidas. Procurámos, assim, promover a utilização dos mesmos, em tal contexto, para demonstrar as vantagens desse tipo de aprendizagem, em consonância com o Programa e Metas Curriculares - Matemática A atual, que sanciona a necessidade de uma crescente e real autonomização do aluno, através da aplicação, na sua vida prática, de conceitos apreendidos institucionalmente, como o conceito de Funções. Para além disso, e incentivados pelas mesmas metas, pusemos em prática a liberdade e capacidade de o professor encontrar formas inovadoras de auxiliar o seu aluno nesse fim último do ensino da disciplina, sobretudo nos nossos dias, em que a sua importância é diariamente legitimada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21T00:00:00Z
2020-07-21
2021-03-12T10:05:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30833
url http://hdl.handle.net/10773/30833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137683960758272