Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30833 |
Resumo: | O presente trabalho procurou motivar os alunos, e os próprios professores, da área disciplinar de Matemática, para a assimilação e uso do conceito de aprendizagem ativa na sala de aula, hoje um espaço bem mais amplo do que as quatro paredes da escola física, que compreende o mundo virtual. Recorrendo a algumas estratégias consideradas adequadas para o efeito, nomeadamente a recursos digitais como o SIACUA, que serve tanto a uns como a outros, no exercício da sua atividade pedagógica, foi isso o que fizemos neste trabalho, recorrendo ao conceito de aulas invertidas. Procurámos, assim, promover a utilização dos mesmos, em tal contexto, para demonstrar as vantagens desse tipo de aprendizagem, em consonância com o Programa e Metas Curriculares - Matemática A atual, que sanciona a necessidade de uma crescente e real autonomização do aluno, através da aplicação, na sua vida prática, de conceitos apreendidos institucionalmente, como o conceito de Funções. Para além disso, e incentivados pelas mesmas metas, pusemos em prática a liberdade e capacidade de o professor encontrar formas inovadoras de auxiliar o seu aluno nesse fim último do ensino da disciplina, sobretudo nos nossos dias, em que a sua importância é diariamente legitimada. |
id |
RCAP_45b1a940dfa998688e54a4acf280d669 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/30833 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUAAprendizagem ativaEnsinoMatemáticaAulas invertidasRecurso tecnológicoSIACUAFunçõesO presente trabalho procurou motivar os alunos, e os próprios professores, da área disciplinar de Matemática, para a assimilação e uso do conceito de aprendizagem ativa na sala de aula, hoje um espaço bem mais amplo do que as quatro paredes da escola física, que compreende o mundo virtual. Recorrendo a algumas estratégias consideradas adequadas para o efeito, nomeadamente a recursos digitais como o SIACUA, que serve tanto a uns como a outros, no exercício da sua atividade pedagógica, foi isso o que fizemos neste trabalho, recorrendo ao conceito de aulas invertidas. Procurámos, assim, promover a utilização dos mesmos, em tal contexto, para demonstrar as vantagens desse tipo de aprendizagem, em consonância com o Programa e Metas Curriculares - Matemática A atual, que sanciona a necessidade de uma crescente e real autonomização do aluno, através da aplicação, na sua vida prática, de conceitos apreendidos institucionalmente, como o conceito de Funções. Para além disso, e incentivados pelas mesmas metas, pusemos em prática a liberdade e capacidade de o professor encontrar formas inovadoras de auxiliar o seu aluno nesse fim último do ensino da disciplina, sobretudo nos nossos dias, em que a sua importância é diariamente legitimada.The purpose of our work was to raise awareness among students and teachers of Mathematics to the importance of the knowledge and usage of the concept of active learning in the classroom, which is today a much broader space, one that goes beyond the school walls, comprising virtual reality. By using certain strategies considered appropriate to that effect, namely digital resources like SIACUA, that are useful to both teacher and students in the fulfillment of their educational activity, we did just that, using the concept of flipped classroom. We aimed at promoting the usage of those resources, in that same scenario, to demonstrate the advantages they bring to the learning process, in accordance with the demands of the current Programa e Metas Curriculares - Matemática A, that states the need for a broader student autonomy, gained through the application, in his practical life, of the concepts learned in the classroom, like that of the Mathematical Functions. Furthermore, and encouraged by those same said goals, we put into practice the teacher's own right and duty of finding innovative ways to help the student achieve that ultimate objective of the discipline in itself, especially nowadays, when its importance is daily legitimized.2021-03-12T10:05:17Z2020-07-21T00:00:00Z2020-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30833porNogueira, Oscarina Manuela Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:35Zoai:ria.ua.pt:10773/30833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:50.170308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA |
title |
Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA |
spellingShingle |
Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA Nogueira, Oscarina Manuela Ribeiro Aprendizagem ativa Ensino Matemática Aulas invertidas Recurso tecnológico SIACUA Funções |
title_short |
Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA |
title_full |
Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA |
title_fullStr |
Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA |
title_sort |
Aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia: a aula invertida através do sistema SIACUA |
author |
Nogueira, Oscarina Manuela Ribeiro |
author_facet |
Nogueira, Oscarina Manuela Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Oscarina Manuela Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ativa Ensino Matemática Aulas invertidas Recurso tecnológico SIACUA Funções |
topic |
Aprendizagem ativa Ensino Matemática Aulas invertidas Recurso tecnológico SIACUA Funções |
description |
O presente trabalho procurou motivar os alunos, e os próprios professores, da área disciplinar de Matemática, para a assimilação e uso do conceito de aprendizagem ativa na sala de aula, hoje um espaço bem mais amplo do que as quatro paredes da escola física, que compreende o mundo virtual. Recorrendo a algumas estratégias consideradas adequadas para o efeito, nomeadamente a recursos digitais como o SIACUA, que serve tanto a uns como a outros, no exercício da sua atividade pedagógica, foi isso o que fizemos neste trabalho, recorrendo ao conceito de aulas invertidas. Procurámos, assim, promover a utilização dos mesmos, em tal contexto, para demonstrar as vantagens desse tipo de aprendizagem, em consonância com o Programa e Metas Curriculares - Matemática A atual, que sanciona a necessidade de uma crescente e real autonomização do aluno, através da aplicação, na sua vida prática, de conceitos apreendidos institucionalmente, como o conceito de Funções. Para além disso, e incentivados pelas mesmas metas, pusemos em prática a liberdade e capacidade de o professor encontrar formas inovadoras de auxiliar o seu aluno nesse fim último do ensino da disciplina, sobretudo nos nossos dias, em que a sua importância é diariamente legitimada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21T00:00:00Z 2020-07-21 2021-03-12T10:05:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/30833 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/30833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137683960758272 |