A bicicleta como plataforma laboratorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Joana Soares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14927
Resumo: O setor dos transportes é atualmente um dos principais consumidores de energia a nível mundial. São múltiplas as estratégias implementadas neste setor com o intuito de minimizar os danos energéticos e ambientais causados. Além destes impactos, a excessiva dependência do transporte individual motorizado contribui para o sedentarismo. Nos últimos anos, têm existido incentivos à utilização de modos suaves, nomeadamente andar a pé e de bicicleta. Em particular, a bicicleta é um meio de transporte ecológico viável para pequenas e médias distâncias. Assim, considera-se de grande interesse o estudo da bicicleta como meio de transporte em cidades onde as condições são favoráveis, nomeadamente ao nível da orogra a do terreno e clima. A presente dissertação surge com o objetivo de criar uma plataforma laboratorial 'on-road' para monitorizar percursos cicláveis na cidade de Aveiro. Para o efeito foi desenvolvida uma aplicação android para smartphone para servir de interface entre o condutor e o protótipo de sensores instalados na bicicleta. Foi utilizado também o dispositivo garmin edge 500 para comparar os resultados obtidos com os sensores. Finalmente, foi igualmente instalada uma câmara de lmar na bicicleta, de modo a captar o ambiente de tráfego circundante, aquando da circulação em bicicleta. Os percursos monitorizados consistiram em 3 opções para viajar entre a estação de comboios e a Universidade de Aveiro. Com os resultados obtidos foi possível obter per s de velocidade e altitude, per s de aceleração segundo os três eixos e ângulo de rotação segundo os eixos X e Y. Realizada a análise e discussão dos resultados veri ca-se que ao circular no percurso C, tem-se maior tempo de viagem e maior número de paragens comparativamente com os restantes percursos analisados. Ao viajar pelo percurso B veri ca-se um menor tempo de viagem e número de paragens. O percurso C é o que apresenta uma maior diferença entre as altitudes máximas e mínimas registadas, sendo o percurso A o que indica menor diferença. É também o percurso C que apresenta, no geral, maiores valores de aceleração, o que pode indicar uma condução mais agressiva, sendo portanto menos seguro que os restantes percursos. Com o trabalho realizado observa-se que o percurso mais viável para realizar a viagem da estação de Aveiro à Universidade em bicicleta é o percurso B.
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A presente dissertação surge com o objetivo de criar uma plataforma laboratorial 'on-road' para monitorizar percursos cicláveis na cidade de Aveiro. Para o efeito foi desenvolvida uma aplicação android para smartphone para servir de interface entre o condutor e o protótipo de sensores instalados na bicicleta. Foi utilizado também o dispositivo garmin edge 500 para comparar os resultados obtidos com os sensores. Finalmente, foi igualmente instalada uma câmara de lmar na bicicleta, de modo a captar o ambiente de tráfego circundante, aquando da circulação em bicicleta. Os percursos monitorizados consistiram em 3 opções para viajar entre a estação de comboios e a Universidade de Aveiro. Com os resultados obtidos foi possível obter per s de velocidade e altitude, per s de aceleração segundo os três eixos e ângulo de rotação segundo os eixos X e Y. Realizada a análise e discussão dos resultados veri ca-se que ao circular no percurso C, tem-se maior tempo de viagem e maior número de paragens comparativamente com os restantes percursos analisados. Ao viajar pelo percurso B veri ca-se um menor tempo de viagem e número de paragens. O percurso C é o que apresenta uma maior diferença entre as altitudes máximas e mínimas registadas, sendo o percurso A o que indica menor diferença. É também o percurso C que apresenta, no geral, maiores valores de aceleração, o que pode indicar uma condução mais agressiva, sendo portanto menos seguro que os restantes percursos. Com o trabalho realizado observa-se que o percurso mais viável para realizar a viagem da estação de Aveiro à Universidade em bicicleta é o percurso B.The transportation sector is currently one of the major energy consumers worldwide. There are multiple strategies implemented in this sector in order to minimize the energy and environmental damage. In addition to these impacts, excessive dependence on individual motorized transport contributes to the population sedentary lifestyle. There have been several incentives to use soft modes, including walking and cycling. In particular, bicycle is an ecological and viable transport mode for short and medium distances. Thus there is an interest to study biking in cities where conditions are favorable, particularly in terms of the land orography and climate. The main objective of this dissertation is the creation of an 'on-road' laboratory platform to monitor bike paths in the city of Aveiro. For this purpose an android application for smartphone was developed, in order to provide an interface between the driver and the prototype sensors installed on the bike. The garmin edge 500 device was also used to compare the results obtained from the sensors. Finally, a video camera was installed on the bike in order to capture the tra c environment recorded during bike trips. The monitored pathways were three options for traveling between the train station and the University of Aveiro. Speed and altitude pro les, acceleration pro les according to the three axes and rotation angle in the X and Y axes from the monitoring campaign were obtained. Route C has the largest travel time and higher number of stops compared to the other analyzed routes. To travel route B travel time and number of stops are lower. Path C is the one with a greater di erence between the maximum and minimum altitudes recorded, and the route A which indicates the smallest di erence. Also route C is the one with the higher acceleration values, which may indicate a more aggressive driving and, therefore, can be considered less secure than the remaining pathways. With this work it may be concluded that the most viable way to make the trip from Aveiro station to the University by bike is through route B.Universidade de Aveiro2015-12-04T15:15:47Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14927TID:201579278porGuimarães, Joana Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:27:27Zoai:ria.ua.pt:10773/14927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:24.352497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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