Implementação de metodologias Lean em linhas de enchimento de tinta e uniformização do cálculo do OEE através do desenvolvimento de uma ferramenta informática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/72179 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
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Implementação de metodologias Lean em linhas de enchimento de tinta e uniformização do cálculo do OEE através do desenvolvimento de uma ferramenta informáticaImplementation of Lean methodologies in paint filling production lines and standardisation of OEE calculation through the development of a computer toolBase de dadosErgonomiaLean manufacturingOEEDatabaseErgonomicsEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialEste projeto de dissertação surge no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho, tendo sido conduzido na unidade fabril do grupo CIN localizada na Maia. Primeiramente, procedeu-se à construção de uma ferramenta informática que realizasse o cálculo do KPI OEE com os dados provenientes das linhas automáticas inseridos no software SFC. A aplicação contempla dois módulos de processamento distintos: Um módulo de recolha e tratamento de dados provenientes do SFC de forma a carregar o modelo relacional com a informação tratada e estruturada, e um segundo módulo composto pelos formulários e consultas para monitorização do OEE. Seguidamente, deu-se início ao estudo nas linhas de enchimento de forma a detetar os desperdícios e propor melhorias no sistema de enchimento. O estudo elaborado pretende justificar a alteração dos equipamentos automáticos para um layout com formato em U, sendo que os resultados obtidos no estudo demonstram uma redução de 42% e 37% nas distâncias percorridas pelos operadores nos equipamentos em L e em linha, respetivamente, havendo também uma redução do número de microparagens. Posteriormente, foi realizado um estudo ergonómico com recurso à equação de NIOSH e análise multi-task de forma a avaliar o risco de LMERT durante a atividade de colocação de latas cheias na palete de produto acabado, tendo-se verificado que mais de um quarto dos dias em que as linhas operaram apresentam risco associado. Este risco pode ser diminuído com a introdução de plataformas elevatórias, diminuindo a distância percorrida pela carga. Os resultados deste trabalho provaram ser úteis para a empresa na medida em que a aplicação informática já se encontra em utilização tendo recebido feedback positivo por parte dos utilizadores, e os desperdícios encontrados abrem portas para a implementação de melhorias traduzidas numa melhor performance das linhas de enchimento automáticas da unidade fabril da Maia.This dissertation project is part of the Integrated master’s in industrial engineering and Management of the University of Minho, having been conducted at the CIN group plant located in Maia. First, a computer application was built to calculate the KPI OEE with the data from the automatic lines inserted in the SFC software. The application includes two different processing modules: One module to collect and process data from the SFC in order to load the relational model with the processed and structured information, and a second module composed of the forms and queries for monitoring the OEE. Then the study on the filling lines was started to detect the waste and to propose improvements in the manufacturing system. The study aims to justify the change of automatic equipment to a U-shaped layout, and the results obtained in the study show a reduction of 42% and 37% in the distances covered by operators in L-shaped equipment and line-shaped respectively, and a reduction in the number of micro-stops. Subsequently, an ergonomic study was carried out using the NIOSH equation and multi-task analysis in order to assess the LMERT risk during the activity of placing full cans on the pallet with finished product, and it was found that more than a quarter of the days in which the lines operated presented an associated risk. This risk can be reduced with the introduction of lifting platforms, decreasing the distance covered by the load. The results of this work have proved useful for the company as the computer application is already in use and has received positive feedback from users, and the waste found opens doors to the implementation of improvements translated into better performance of the automatic filling lines at the Maia plant.Lima, Rui M.Universidade do MinhoChichorro, Vasco Antas Botelho de Sousa20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/72179por202670872info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:58:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/72179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:58:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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