As tecnologias de informação e comunicação para a terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Antónia Cristina Pinto dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3021
Resumo: Na Europa de hoje assistimos a uma diminuição significativa da taxa de natalidade e a um aumento da esperança de vida, o que leva a um aumento considerável do número de pessoas idosas. Segundo dados da Comissão Europeia (CE), o número de pessoas com idades compreendidas entre os 65 e os 80 anos aumentará cerca de 40% entre 2010 e 2030. Desta forma, destaca-se a necessidade de promover um envelhecimento ativo como forma de manter os idosos, o maior tempo possível, saudáveis, participativos e autónomos. Neste sentido, a promoção para um envelhecimento ativo passa também pela integração dos idosos na Sociedade de Informação, o que obriga a um reforço das competências em Tecnologias de Informação e Comunicação e à aquisição de novas competências ao nível da literacia digital e informacional, que muitos dos idosos já consideram como fundamental no seu dia-a-dia, pois permitem a aproximação dos familiares que, geograficamente, se encontram distantes. Considerando o papel das instituições fundamental para a promoção do envelhecimento ativo, o presente trabalho de projeto teve como pretensão inicial identificar o papel das instituições do Distrito de Bragança na integração das Tecnologias de Informação e Comunicação em atividades desenvolvidas com os seus utentes para, posteriormente, planear, executar e avaliar um projeto que contribuísse para a literacia digital e informacional dos idosos. Este trabalho foi desenvolvido com a colaboração de três instituições do distrito de Bragança e foi orientado segundo a metodologia de gestão de projetos. A implementação deste projeto permitiu confirmar que a comunidade mais idosa, tal como qualquer adulto, apenas demonstra vontade de aprender se for regido por uma forte motivação, que a maior parte das vezes vai além da curiosidade. O balanço deste projeto foi feito com base na observação e no depoimento dos participantes, cruzado com o feedback do pessoal técnico das instituições, que considerou esta iniciativa positiva, dando continuidade às práticas instituídas pelo projeto designado TITI – Tecnologias de Informação para a Terceira Idade. In Europe today we witness a significant decline in the birth rate and increasing life expectancy, leading to an increase in the number of elderly people. According to the European Commission (EC), the number of people aged 65 to 80 will rise by nearly 40% between 2010 and 2030. Thus, we highlight the importance of promoting active aging in order to keep the elderly, as long as possible, healthy, participatory and autonomous. In this sense, the promotion of active aging also involves the integration of the elderly in the Information Society, which requires improving skills in Information Technology and Communication and the acquisition of new skills in this area, and the acquisition of new skills in digital literacy and informational that most of the elderly have considered these skills essential in their day-to-day life, because it allows the approximation of familiar elements which are geographically distant. Considering the crucial role of institutions for the promotion of active aging, this project work pretends, as an inicial claim, to identify the part of Braganca District institutions in the integration of Information Technologies and Communication in activities with their users for later plan, implements and evaluate a project that contributes to digital literacy and informational elderly. This work was developed with the collaboration of three institutions in the district of Bragança and it was guided by the methodology of project management. The implementation of this project confirmed that the older community, just like any adult, only demonstrates willingness to learn if it is governed by a strong motivation that most often goes beyond curiosity. The balance of this project was based on observation and the testimony of the participants, crossed with the feedback of the technical staff of the institutions, which considered this positive initiative, continuing the practice established by the designated project TITI - Information Technology for Senior Citizens.
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